Professor: José Queiroz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

FÍSICA.
TERMOMETRIA.
Instrumentação de Sistemas - INS

Professor: José Queiroz
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Introdução. Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás.
Termologia Prof. Raphael Carvalho.
Termologia Prof. Rosângela Moreira
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
TERMOLOGIA Revisão e cont.
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
Dilatação Térmica dos Líquidos
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
TEMPERATURA E ESCALAS DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Termometria Temperatura
DILATAÇÃO.
Do que é feita a matéria? O que é temperatura?
DILATAÇÃO.
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
Termologia Prof. AGNALDO QUINTA
EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)
Escalas Termométricas.
DILATAÇÃO.
PROF. REGINALDO MILANI AGOSTO/2013
Termometria Prof. Araújo.
Dilatação Térmica.
TERMOLOGIA Prof. Zeca Carvalho.
Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão
Termometria Termodinâmica
TERMOLOGIA.
“Ai que calor!!!!!!!!!” Prof.: Joni Cruz.
Física 1 REVISÃO 01 - TERMOMETRIA
Caderno 2 Capítulo Temperatura
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
Caderno 2 Capítulo Dilatações
Calor e Energia.
Dilatação Térmica Prof. Christian de Pinho Ramos.
Exercícios - Escalas Aula 02.
Dilatação Térmica.
TERMOMETRIA.
Dilatação Térmica Joyce Nascimento.
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Professor: Diones Charles
TERMOMETRIA Temperatura.
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
1. Numa determinada região, registrou-se certo dia a temperatura de X °C. Se a escala utilizada tivesse sido a Fahrenheit, a leitura seria 72 unidades.
1. Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escala Celsius, obteve- se: t1 = 20°X ou 10°C e t2 = 40°X ou 70°C. Esses.
Termometria Conceito de temperatura
DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc.
PROFESSOR: REINALDO R. FERREIRA
Termometria Temperatura
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
7.3 – Dilatação Térmica Site:
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Escalas Termométricas
Termologia A Termologia ou Termofísica é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria,
Termometria FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Dilatação térmica Prof. Rodrigo.
Transcrição da apresentação:

Professor: José Queiroz Termometria Professor: José Queiroz

Tipos de Termômetros A escolha de um termômetro é feita de acordo com as vantagens que cada um pode proporcionar, como: Precisão Sensibilidade; Durabilidade; Limites de temperatura; Custo, etc.

Bimetálicos O aquecimento faz com que a espiral bimetálica curve-se, movendo o ponteiro e, desta forma, indicando o valor da temperatura. São utilizados devido à facilidade e rapidez de leitura, em situações de monitoramento de temperatura (como por exemplo em caldeiras e fornos).

PIRÔMETRO ÓTICO São empregados na obtenção de temperaturas muito elevadas e baseiam-se na medida da energia irradiada por um corpo, a qual depende da temperatura. A vantagem de seu uso está em permitir a medida da temperatura sem contato com o objeto. A temperatura de um objeto (um forno de combustão) é obtida comparando-se sua cor com a cor do filamento de uma lâmpada elétrica.

DILATAÇÕES TÉRMICAS De um modo geral, quando a temperatura de um corpo aumenta, suas dimensões aumentam e o fenômeno é denominado de dilatação térmica, ocorrendo a contração térmica quando a sua temperatura diminui. A dilatação de um sólido pode ser entendida através da análise de sua estrutura microscópica.

DILATAÇÕES TÉRMICAS Os átomos que o constituem distribuem-se ordenadamente em uma estrutura chamada de rede cristalina, estando fortemente ligados entre si e possuindo uma vibração em torno de sua posição de equilíbrio. Quando o sólido é aquecido, há um aumento na amplitude dessas vibrações, fazendo com que a distância média entre eles aumente, ocasionando conseqüentemente um aumento nas dimensões do sólido.

DILATAÇÕES TÉRMICAS OBS: O aumento nas dimensões de um corpo, em função da dilatação térmica, não acarreta um aumento em sua massa. Podemos entender melhor a dilatação térmica dividindo-a em: Linear, Superficial e Volumétrica.

DILATAÇÕES TÉRMICAS Dilatação linear: trata-se do aumento de comprimento característico dos corpos. Com o aquecimento, o comprimento de um cabo de aço aumenta, o diâmetro de uma tubulação aumenta, o comprimento de um trilho de trem aumenta, etc. Dilatação superficial: trata-se do aumento da área de superfície característica dos corpos. Com o aquecimento, a área de uma chapa metálica aumenta, a área da secção de um cabo de aço aumenta, etc. • Dilatação volumétrica: trata-se do aumento de volume dos corpos. Com o aquecimento, o volume de um parafuso aumenta, o volume de petróleo aumenta, o volume de um gás aumenta, etc.

DILATAÇÕES TÉRMICAS É importante salientar que a dilatação de um corpo não depende somente da variação de temperatura. Outro fator de grande importância é o material que o constitui. Para comparação, apresentamos alguns coeficientes de dilatação linear. Quanto maior for o coeficiente de dilatação, mais facilmente o material dilata-se quando aquecido, ou mais facilmente se contrai, quando resfriado:

DILATAÇÕES TÉRMICAS Como os líquidos não têm forma própria, estuda-se somente a dilatação volumétrica dos mesmos. A dilatação de um líquido ocorre ao mesmo tempo que a do recipiente que o contém. Na maioria das vezes, os líquidos se dilatam muito mais do que os recipientes. Como conseqüência, se em certa temperatura o recipiente estiver completamente cheio, ao aquecermos o conjunto haverá um derramamento de parte do líquido contido no recipiente. Ao volume de líquido derramado damos o nome de DILATAÇÃO APARENTE DO LÍQUIDO.

DILATAÇÕES TÉRMICAS Para ilustrar melhor a dilatação aparente, vamos supor um recipiente completamente cheio com um determinado líquido. Dependendo da relação entre o coeficiente de dilatação do líquido e o coeficiente de dilatação volumétrica do material de que é feito o recipiente, poder-se-á observar um trasbordamento ou não, pois a dilatação aparente ( ) depende da dilatação do líquido ( ) e da dilatação do recipiente ( ), ou seja: No caso de um trasbordamento, tem-se:

DILATAÇÕES TÉRMICAS

Escalas Termométricas Um termômetro é graduado quando se estabelece uma escala termométrica adequada. Para compreendermos como se processa a graduação, vamos reproduzir a construção de um termômetro de mercúrio na escala Celsius: Escolhem-se duas temperaturas determinadas, facilmente reproduzida em qualquer ocasião: a fusão do gelo (ponto de fusão P.F.) e a de ebulição da água (ponto de vaporização P.V.); atribui-se à primeira o valor de 0 e à segunda 100. A fim de que o termômetro esteja em 0 graus, o mesmo é colocado em gelo moído e em fusão. Observa-se que a coluna de mercúrio desce durante algum tempo até atingir um nível estável; faz-se ali uma marca no vidro: é o ponto fixo 0.

Escalas termométricas Para que o termômetro esteja na temperatura de 100 graus este deve ser colocado em vapores de água em ebulição (água fervente); o nível sobe durante um certo tempo, alcançando uma posição estável; faz-se ali uma outra marca no vidro: é o ponto fixo 100. A seguir o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais e cada parte corresponde a 1ºC obtendo-se o termômetro graduado na escala centesimal ou Celsius.

Escalas termométricas outro exemplo é a escala Fahrenheit, criada pelo físico alemão Gabriel Daniel Fahrenheit, em que se atribui o valor de 32º F ao ponto de gelo e 212º F ao ponto de vapor. O segmento é dividido em 180 partes iguais e cada uma corresponde a 1º F. Observem, na figura a seguir, as duas escalas e perceba que uma variação de temperatura ( ) tem valores diferentes nas duas escalas.

Escalas termométricas Embora o uso das escalas Celsius e Fahrenheit seja mais freqüente, no meio científico utiliza-se a escala Kelvin. O princípio desta escala surgiu na discussão em torno de temperaturas máximas e mínimas que podem ser atingidas por um corpo. Verificou-se que não se pode, teoricamente, estabelecer um limite superior para a temperatura que um corpo pode alcançar. Entretanto, observou-se que existe um limite natural, quando se tenta baixar a temperatura. O mérito de Kelvin foi provar que a mais baixa temperatura teoricamente possível é de –273ºC que é conhecida como zero absoluto.

Escalas termométricas Observe, na figura a seguir, a relação entre as escalas Celsius e Kelvin. Observações: • Quando trabalharmos com a escala Kelvin, por uma questão de notação, utilizamos T para simbolizar temperatura e nas demais escalas utilizaremos . • Ao avaliar determinada temperatura na escala Kelvin não devemos utilizar “graus Kelvin”. O certo é apenas Kelvin.

Escalas termométricas Quando desejamos transformar uma indicação de temperatura de uma determinada escala para outra utilizamos a equação geral de conversão, estabelecendo a proporção entre segmentos determinados nos termômetros de cada escala..

Escalas termométricas