Guerras Médicas Guerra do Peloponeso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HÉLADE GRÉCIA ANTIGA.
Advertisements

O império Persa.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
A civilização grega Como a história da Europa começou?
Atenas Atenas foi fundada pelos jônios. A região, rodeada por montanhas, foi poupada da invasão dórica, um dos fatores do desenvolvimento da cidade. Seu.
Trabalho de História Esparta e Atenas
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
O período Clássico (século V a IV a.C)
GRÉCIA ANTIGA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Grécia Antiga.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros.
Unificador do Oriente Próximo.
Grécia – período clássico.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Introdução Logística Fábio Lorencete.
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
GRÉCIA ANTIGA.
HISTÓRIA ANTIGA.
BATALHAS GREGAS.
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS
Atenas (nos dias de hoje)
PROFESSOR EDILSON CHAVES
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
O HELENISMO de Alexandre, o grande.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº Arthur de história e profº Ailton de Geografia Talita Carvalho n° 28.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Persas Ciro, O Grande.
A Era Napoleônica ( ).
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Fenícios e Persas Anna Karina, Arthur Iseki, Bárbara Corrêa, Carlos Eduardo e Sophia Cardo.
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES DOMINOX
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
Grécia Antiga.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Nações Antigas Bizuário elaborado por: Ricardo Corrêa Peixoto.
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

Revisão PG 2 6º Ano História.
Grécia: período clássico e período helenístico
Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Guerras Médicas Guerra do Peloponeso Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso

Introdução Durante o Período Clássico, Atenas e Esparta tornaram-se as mais importantes Cidades-Estado da Grécia e as rivalidades políticas e culturais se acentuaram. Esparta: Estado Militarizado. Atenas: Estado “Democrático”. Guerras Médicas (Greco-Pérsicas) Guerra do Peloponeso (Esparta x Atenas: Guerra Civil)

Guerras Médicas Durante o reinado de Xerxes, a Pérsia tornou-se o maior Império da Antiguidade Oriental, anexando territórios na Ásia Menor, local de colônias gregas. Batalha de Maratona Batalha de Termópilas Batalha de Salamina Batalha de Plateia e Micale

Batalha de Maratona Nesta Batalha, em 490 a.C., os atenienses venceram o exército persa sob o comando de Dario I. O general Milcíades enviou um soldado, Fidípides, para levar a notícia da vitória a Atenas. Ele percorreu 42km de distância. Só falta 40 km agora... Persas Gregos 1

Batalha de Termópilas Persas Gregos 1 Em 480 a.C., o sucessor de Dario I, Xerxes, avançou sobre a Grécia com 200 mil homens e 800 navios. Trezentos Espartanos, liderados pelo Rei Militar Leônidas, Os 300 de Esparta, e mais 6 mil voluntários atenienses enfrentaram os persas em Termópilas.

Os trirremes gregos eram barcos menores e mais fácil de manobrar. Batalha de Salamina Persas Gregos 1 2 Apesar de estarem em um número muito maior, os navios persas, por serem pesados, não conseguiam se mover com facilidade no Estreito de Salamina, trombando uns com os outros e sendo destruídos pelos pequenos tirremes atenienses. Os trirremes gregos eram barcos menores e mais fácil de manobrar.

Batalha de Plateia e Mícale Na Batalha de Plateia (479 a.C.), tropas espartanas e atenienses derrotaram os persas. Na Batalha de Mícale ocorreu a derrota definitiva , e Atenas tornou-se a cidade hegemônica da Grécia, comandando a Liga ou Confederação de Delos. Persas Gregos 1 3 Persas Gregos 1 4 LIKE A BOSS!!

Confederação de Delos Com a justificativa de se prevenir contra novos ataques, Atenas organizou uma aliança entre as Cidades-Estado. Cada Cidade-membro, era obrigada a contribuir com homens, navios, alimentos e dinheiro, sendo que esse tesouro era todo administrado por Atenas.

Guerra do Peloponeso As cidades descontentes com a hegemonia ateniense se uniram formando a Liga do Peloponeso liderada por Esparta. Entre 431 e 421 a.C. uma grande ofensiva espartana obrigou a população ateniense a refugiar-se além dos muros da cidade. Derrotada, Atenas passou a concentrar seus esforços no mar. Em 405 a.C. Atenas foi finalmente derrotada na Batalha de Egos Pótamos e assinou a paz com Esparta, sendo obrigada a dissolver a Confederação de Delos.

Consequências Essas disputas entre as Cidades-Estado promoveram o enfraquecimento da Grécia e abriram caminho para a invasão dos macedônios, povo que vivia ao norte da Grécia, sob o comando de Felipe II e, mais tarde, sob o comando de seu filho, Alexandre O Grande.