Imagens Vetores e raster Processamento de Pixel Compondo

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Transcrição da apresentação:

Imagens Vetores e raster Processamento de Pixel Compondo Operações raster Imagens Vetores e raster Processamento de Pixel Compondo

Formato Vetorial x Raster Displays antigos eram vetoriais Canhão de elétron traça segmentos de linha Imagem é uma seqüência de pontos finais Pros: fácil wire-frames Contras: preenchimentos texturas

Formato Vetorial x Raster Displays raster (TV, LCD) Canhão traça padrão regular (scan raster) Tecnologias: (LCD, plasma, micro-espelho) Imagem é um “raster”: vetor 2D de picels Pros: rápido Contras: erros de discretização

Tipos de imagens Imagens de intensidade Similar a fotografias Codifica intensidade, cor Adquiridas por câmeras Imagens de profundidade (range images) Codifica forma e distância Adquiridas por sensores especiais (sonar, câmeras laser, MR)

Características comuns Matriz 2D de valores (números) Conseqüências: Relação exata da imagem com a cena (física) é determinada pelo processo de aquisição que depende em última análise do sensor usado Qualquer informação contida nas imagens pode ser ultimamente extraída (calculada) a partir de uma matriz 2D na qual está codificada Fácil de simular uma imagem sintética

Parâmetros físicos No sistema visual humano, o processo de formação de imagem começa com os raios de luz vindos da cena projetando nos foto-receptores da retina Uma variedade de parâmetros físicos afetam a formação das imagens num sistema artificial (reflexão, refração, difração) Ondas eletro-magnéticas

Parâmetros óticos e geométricos Caracterizam a ótica do sistema tipo de lentes; distância focal; campo de vista; abertura angular. Posição na imagem que um ponto 3D é projetado tipo de projeção adotado (ortogonal, perspectiva) posição e orientação da câmera no espaço distorções de perspectiva introduzidas no processo de imageamento

Parâmetros fotométricos Caracterizam o modelo da luz que chega ao sensor após reflexão nos objetos da cena tipo, intensidade e direção de iluminação propriedades de reflectância das superfícies visualizadas efeitos da estrutura do sensor na quantidade de luz chegando aos foto-receptores (simulado ou não)

Outros parâmetros Propriedades físicas da matriz foto-sensitiva da câmera (CCD) Natureza discreta dos foto-receptores Quantização da escala de intensidade Quantização espacial Quantização no tempo (abertura da iris)

Displays e Frame Buffers A imagem desenhada por um display raster ou bitmap é armazenada em memória como um array 2D de pixels Valor de cada pixel controla o brilho do canhão (colorido=3) quando ele passa pela localização correspondente na tela Este array 2D é chamado de Frame Buffer

Displays e Frame Buffers O hardware de vídeo funciona a 60 hz Mudanças aparecem imediatamente Displays suportam diferentes tipos de pixels B/W displays: 1 bit/pixel (bitmap) Displays em cores básico: 8, 15, 16, ou 24 bits Displays high-end: 96 ou mais bits (até 256)

Memória de vídeo com mais profundidade Alguns frame-buffers possuem 96 ou mais bits Começamos com 24 (R,G,B) Adiciona canal alpha (mais 8) para representar transparência (composição) Use o Z-Buffer para visualização (mais 32), um valor de profundidade para cada pixel Realiza double-buffering (swap entre buffers) Total de 96 pixels

Displays (monitores) coloridos Para 24 bits (full color): 8 Red, 8 Green, 8 Blue (224 = 16 milhões) Ex: (255, 0, 0) = vermelho puro Para 8 bits: 3R, 3G, 2B (JPG, GIF) Hardware combina valores e dirige canhões na tela Tecnologia ultrapassada hoje pelos LCD

Full color displays (32 bits) 

Display full-color São 16 milhões de cores Em algumas aplicações, não é necessário usar todas as cores Por exemplo, qual a diferença visual entre as cores (255, 255, 220) e (255, 255, 221)? Como escolher a cor a ser escrita? Ter-se-ia que manter todas as cores em memória (numa tabela?) Solução: escolher e usar só algumas cores

Tabela de cores Um número simples (8 bits) para cada pixel Índice para um vetor de tuplas RGB Com 8 bits, 256 cores (à sua escolha) Como preencher a tabela de cores: Rampa de cinza (imagens em gray-scale) Algumas cores aleatórias (tabela em cores) Representação pobre de full-color

Nome Aparência Marrom Preto Cinza escuro Cinza Cinzento Prata Pele Branco Bege Amarelo Laranja Laranja claro Vermelho Escarlate Carmesim Carmim Bordô Rosa Magenta Vinho Violeta Roxo Azul escuro Azul Azul claro Ciano Turquesa Verde escuro Verde Verde claro

Algumas cores da tabela do X11 Named Numeric Color Name Hex RGB Decimal   AliceBlue #F0F8FF 240,248,255 AntiqueWhite #FAEBD7 250,235,215 Aqua #00FFFF 0,255,255 Aquamarine #7FFFD4 127,255,212 Azure #F0FFFF 240,255,255 Beige #F5F5DC 245,245,220 Bisque #FFE4C4 255,228,196 Black #000000 0,0,0 BlanchedAlmond #FFEBCD 255,235,205

Formatos de imagens Padronização da codificação de imagens Leitura Gravação Manipulação Transmissão

Alguns formatos de imagens JPEG: Joint Photographics Expert Group TIFF: Tagged-Image File Format GIF: CompuServe Graphics Interchange Format PPM: Portable PixMap Format (ASCII ou binário) EPS: Encapsulated Post Script (ASCII)

Alguns formatos de imagens Formato Bits Arquivo Observações JPEG 24 pequeno bastante compr. TIFF 8, 24 médio bom, prop. geral GIF 1,4,8 médio popular, 8 bits PPM 24 grande fácil read/write EPS 1,2,4,8,24 enorme bom para impr. Outros formatos: BMP, XPM, RAS, PICT, PNG etc.