1.º Encontro/Assembleia de Reflexão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Pedi e vos será dado!”. “Pedi e vos será dado!”
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
DA MORTE PARA A VIDA.
Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
C ATEQUESE 27 CREIO.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
A bendita entre as mulheres
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
A Revelação e sua transmisão
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
DEI VERBUM À VERBUM DOMINI.
Bem-vindo/a.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
DEUS TRINDADE.
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
SANTÍSSIMA TRINDADE.
NA VONTADE DO CRISTO Texto – Vários Música - Chopin Imagens – Google Formatação - Graziela.
A nossa oração é pública e universal
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
A Revelação de Deus à humanidade:
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
O Apostolado de Maria.
O SÍMBOLO DA FÉ.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS.
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Agradecimento de Natal e Fim de Ano
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
Uma mulher cheia de Graça!
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
2) Projeto: Igreja lugar da animação bíblica da vida e da pastoral. Objetivo do projeto – possibilitar o contato pessoal, profundo e vivencial com a Palavra.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Transcrição da apresentação:

1.º Encontro/Assembleia de Reflexão

que com o vosso Espírito abris a inteligência e o coração Senhor, nosso Deus, que com o vosso Espírito abris a inteligência e o coração dos homens e das mulheres à Verdade e ao Amor, fazei que, também nós, na docilidade ao mesmo Espírito, pela Palavra que Deus nos dirige como a amigos, queiramos descobrir cada vez mais a Cristo como Luz de todos os povos e de todas as situações: nas alegrias e esperanças, nas tristezas e nas angústias que fazem parte da nossa vida que unimos a Cristo Aquele que sendo Deus e homem verdadeiro realizou em Si a salvação. “ Nesta obra tão grande, pela qual Deus é plenamente glorificado e os homens são santificados, Cristo associa sempre a Si a Igreja, sua esposa muito amada, a qual invoca o seu Senhor e por meio d’ Ele presta culto ao Eterno Pai”, e pela intercessão da Virgem Mãe da Igreja conheçamos e acreditemos nos mistérios da salvação, e acreditando esperemos; e esperando amemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen

DEI VERBUM - Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação Caderno 1 DEI VERBUM - Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação

promulgada a 18 de Novembro de 1965 DEI VERBUM promulgada a 18 de Novembro de 1965 OBJETIVO PRINCIPAL “propor a genuína doutrina sobre a Revelação divina e a sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame” (DV 1).

no modo como esta Palavra de Deus é transmitida ao longo da história DEI VERBUM centra-se na Revelação, a Palavra que Deus dirige aos homens e através da qual se revela a eles e os salva no modo como esta Palavra de Deus é transmitida ao longo da história como esta mesma Palavra de Deus deve chegar, iluminar e renovar a vida do homem, a vida da Igreja, a vida do mundo

uma comunidade que escuta e anuncia a Palavra de Deus IGREJA é uma comunidade que escuta e anuncia a Palavra de Deus A Igreja não vive de si mesma mas do Evangelho e do Evangelho tira sempre e de um modo novo orientação para o seu caminho

“a Igreja e a Palavra de Deus estão intimamente interligadas “a Igreja e a Palavra de Deus estão intimamente interligadas. A Igreja vive da Palavra de Deus e a Palavra de Deus ressoa na Igreja, no seu ensinamento e em toda a sua vida (Cfr DV 8) ”.

I A Revelação de Deus em si mesma

“Aprouve a Deus, na sua sabedoria e bondade, revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina”(DV 2). Deus, no seu imenso amor, quis dar-se a conhecer ao homem, manifestar-lhe a sua vida íntima, estabelecer com ele um diálogo de amizade.

finalidade da Revelação Deus quer admitir os homens à comunhão com Ele quer que os homens participem da sua vida divina, quer que os homens façam parte da sua família.

é o cume e a plenitude da revelação Jesus Cristo é o cume e a plenitude da revelação

“Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11,27) a partir de Cristo, não devemos esperar “nenhuma nova revelação pública” (DV 4) As revelações privadas, mesmo aquelas que foram aprovadas pela Igreja, nada aportam de novo, mas apenas ajudam a compreender e a viver melhor a Revelação de Deus, numa determinada época da história.

II A transmissão da Revelação Divina

“Deus dispôs amorosamente que permanecesse íntegro e fosse transmitido a todas as gerações tudo quanto tinha revelado para salvação de todos os povos” (DV 7) “Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tim 2,4) é necessário que, em todos os tempos e em todos os lugares, todos os homens tenham acesso à Palavra de Deus

Transmitida por escrito Transmitida pela vida da Igreja SAGRADA ESCRITURA Transmitida por escrito TRADIÇÃO Transmitida pela vida da Igreja

SAGRADA ESCRITURA TRADIÇÃO os apóstolos e varões apostólicos, sob a inspiração do Espírito Santo, “escreveram a mensagem da salvação”. TRADIÇÃO “para que o Evangelho fosse perenemente conservado íntegro e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram os bispos como seus sucessores, entregando-lhes o seu próprio ofício de magistério” (DV 7).

formam um todo orgânico. ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO A Tradição e a Escritura não são dois caminhos paralelos e independentes da transmissão da Revelação de Deus. Pelo contrário, formam um todo orgânico.

ambas derivam da mesma fonte da Revelação ambas exprimem o mesmo e único mistério de Deus ambas tendem para o mesmo fim, a salvação dos homens ambas merecem igual veneração e afeto por parte dos fiéis

SAGRADA ESCRITURA TRADIÇÃO Ninguém tem legitimidade para mudar o texto, mesmo que seja para facilitar a sua compreensão. TRADIÇÃO em razão da sua natureza, permite e possibilita o progresso na compreensão das coisas e das palavras reveladas.

III (VI) A Sagrada Escritura na Vida da Igreja

“o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)

SACRADA ESCRITURA E EUCARISTIA a Sagrada Escritura merece a mesma veneração que o Corpo de Cristo é o alimento da vida da Igreja a par da Santíssima Eucaristia juntamente com a Tradição constitui a regra suprema da fé Toda a vida da Igreja deve ser alimentada e regida pela Escritura o carácter vivo da Escritura, pois, através dos livros sagrados, ainda hoje, Deus vem amorosamente ao encontro dos homens e conversa com eles

tornar a Sagrada Escritura acessível a todas as pessoas, mediante oportunas e bem preparadas traduções do texto sagrado nas diferentes línguas de todos os povos (DV 22)

necessidade de um contacto permanente com a Escritura por parte de todos os cristãos, mas sobretudo por aqueles que exercem um ministério específico na vida e missão da Igreja.

Conclusão

“É de conhecimento geral o grande impulso dado pela Constituição dogmática Dei Verbum à redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, à reflexão teológica sobre a Revelação Divina e ao estudo da Sagrada Escritura….

A Igreja, ciente da continuidade do seu próprio caminho sob a guia do Espírito Santo, com a celebração deste Sínodo sentiu-se chamada a aprofundar ainda mais o tema da Palavra divina, seja para verificar a realização das indicações conciliares seja para enfrentar os novos desafios que o tempo presente coloca a quem acredita em Cristo” (VD 3).

Diálogo

Cântico Final EU TE AMO, Ó SENHOR, DEUS É QUEM ACREDITEI. ILUMINA OS MEUS CAMINHOS E CONTIGO AVANÇAREI.   Minha força e meu refúgio, eu Te amo, ó Senhor. Em Ti ponho a confiança porque és meu Salvador. Contra mim se levantaram inimigos poderosos, Mas Deus veio e recolheu-me em Seus braços amorosos. Estive à beira do fundo abismo e a morte me envolveu Invoquei a Deus meu Pai e a vida renasceu. Cântico Final