As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implicações Psicológicas
Advertisements

Das violações e violências ao corpo da criança
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
CELEBRAÇÃO PENITENCIAL
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
“Ele é antes de todas as coisas” (Cl 1:17)
A NOVIDADE DO REINO.
Pacto das Igrejas Batistas
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força. Tiago.
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
A Ética Religiosa.
18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Aprender a aceitar que para Deus toda a gente é importante. Perceber que Deus vê algo de valioso em cada um de nós.
A Paz.
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Luzes e Sombras da Família hoje:
Servos Consagrados a Deus
Deus e César.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Conclusão dos Mandamentos
Esperança de Vida. Esperança de Vida O propiciatório era a tampa da arca. Sobre essa tampa, o sumo sacerdote aplicava o sangue no Dia da Expiação para.
Sagrada Familia.
Ação Social Inclusão Social.
Mãe Castíssima.
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Igreja Batista da Videira
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
AMOR E SEXUALIDADE I
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
São José Pai adotivo de Jesus, Esposo de Maria
Decálogo.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
“Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus.” Salmos 56.12
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
A Oração Simples Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita. A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo.
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Paulo e a liberdade cristã
Baseado na obra de A. W. Tozer
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
LIÇÃO 7 OS DEZ MANDAMENTOS DO SENHOR
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Êxodo "Não matarás. "Não adulterarás. 15 "Não furtarás. 16"Não darás falso testemunho contra o teu próximo. 17 "Não cobiçarás a casa do teu próximo.
Os 7 Dons do Espírito Santo
LIÇÃO 2 O PADRÃO DA LEI MORAL
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA ESPÍRITO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXII.
AS MUDANÇAS DOS VALORES MORAIS
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
+ NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO 2º. MANDAMENTO.
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
BUDISMO.
Os Dez Mandamentos.
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Jailson Santos Não furtarás Os dez mandamentos. Deus E próximo Deus E próximo.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 11 A FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Transcrição da apresentação:

As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos PERÍODO TEOCÊNTRICO As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos

Período Teocêntrico Deus passou a ocupar o centro de toda a vida. Jesus Cristo como modelo e as Sagradas escrituras como paradigma. Dois momentos importantes: Patrística e a Escolástica.

Patrística Principal representante: Santo Agostinho (350-430). Preocupação central é a luta contra o paganismo, as heresias e a defesa dos dogmas cristãos. Faz uso do platonismo para elucidar os dogmas. Mas rejeitava a idéia Platão e de Aristóteles de que a alma é incriada e que foi Deus que lhe deu forma. Deus é o criador. Estudo sobre o tempo: o passado (memória), presente (presença) e o futuro (prospecção). Pouco acrescentou à Psicologia.

Escolástica Principal representante: Santo Tomás de Aquino (1224-1274). Tentou unir os conceitos de Aristóteles à religião, adaptando-os aos dogmas cristãos: Não pode haver contradição entre as experiências vindas pelos sentidos e a fé, pois ambos vêm de Deus. Distinção entre potência (essência) e ato (ação). As cinco faculdades da alma : a negativa, a sensitiva, a apetitiva, a locomotiva e a intelectual. Negou a concepção das idéias inatas. Não trouxe grande colaboração para a Psicologia.

Implicações Psicológicas OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas

OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado: Infração em forma de pensamentos, palavras, atos e omissões. Culpa: tristeza, vergonha, remorso, arrependimento, humilhação. Após a morte: Céu, Purgatório e Inferno. Transtorno obsessivo-compulsivo: (TOC): pensar que tem que fugir do pecado e apresentar rituais de repetição que visam purificar a alma (atos e orações).

Amar a Deus sobre todas as coisas Ter Deus em 1º. lugar. Tem gente que adora: Bens materiais; Posição social; Conforto; Pessoas: fanatismo. Implicações Psicológicas: Fanatismo: Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo por uma postura,um passatempo ou uma pessoa. Por exemplo, um fã-clube dedicado a artistas como Britney Spears, Brad Pitt...

2. Não tomar o nome de Deus em vão Respeitar a divindade. Guardar o nome de Deus. Evitar jurar por Deus. Implicações Psicológicas: Usos indevidos: Há pessoas que usam o nome de Deus par tudo, como se fosse um remédio. Exemplos: Madonna, Punks, lojas, alunos que não estudaram, jogadores, torcedores, etc.

3. Guardar domingos e dias santos Reservar estes dias para Deus, com cultos e orações, reuniões em família, evitar trabalho desnecessário. O sábado é o dia dos judeus; Para o cristianismo, é o domingo: Dias santos: 1/jan: Mãe de Deus; Corpus Christi; 8/dez: Conceição de Maria 25/dez: Natal. Implicações Psicológicas: Não ter um tempo: para cuidar da espiritualidade num mundo tão profano. para recarregar as energias nesta vida tão estressante que se leva hoje em dia.

4. Honrar pai e mãe Respeitar e cuidar dos genitores, incluindo também os avós e tios. Modelo: Identificação Contra-identificação Implicações Psicológicas: A população idosa cresce significativamente no Brasil; Problemas: Falta de paciência, Descaso, Negligência, Crimes contra idosos.

5. Não matar Implicações Psicológicas: Lutar para preservar a vida, em toda a sua plenitude. A vida corre perigo, pois vive-se num mundo onde faltam segurança e dignidade. Implicações Psicológicas: Homicídio; Aborto; Eutanásia; Suicídio; Psicopatia.

6. Não pecar contra a castidade Preservação do corpo, que é o templo em que Deus deve habitar. Sexo deve levar à procriação, não sendo sinônimo de prazer. Implicações Psicológicas: Virgindade; Masturbação; Homossexualidade; Aids; Pedofilia.

7. Não furtar Apropriar-se de um objeto que não lhe pertence. Roubar: subtrair para si ou para outrem algo mediante ameaça ou violência. Furto: na ausência ou ignorância da vítima. Implicações Psicológicas: Corrupção ativa e passiva. Cleptomania é uma doença que faz a pessoa começar a roubar coisas - sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros ou de outros tipos de lugares. Exs: Winona Ryder e Henry Sobel.

8. Não mentir Criar um mundo paralelo, idealizado, em que a realidade dá lugar à imaginação, à fantasia, à subjetividade. Ex: A torre da igreja. Implicações Psicológicas: A mitomania é a tendência mórbida para a mentira, relacionada a assuntos específicos. Ex: Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos

9. Não desejar a mulher(homem) do(a) próximo(a) É o princípio básico para a garantia de relacionamentos monogâmicos. Serve como defesa para a preservação da família. Implica também em não seduzir pessoas comprometidas. Implicações Psicológicas: Proibição ao adultério, à traição e à infidelidade; A infidelidade é uma quebra de confiança, a traição de um relacionamento, o rompimento de um acordo baseado na exclusividade do envolvimento sexual e emocional. É visto de modo distinto entre homens (sexual) e mulheres (emocional).

10. Não cobiçar as coisas alheias Tem como função a garantia da propriedade privada, em forma de respeito pelo que é de outrem. Implicações Psicológicas: A inveja é a sua manifestação mais clara. A inveja é um sentimento provocado pela percepção de que algum outro possui e desfruta de algo desejável, mas o sujeito não, e, por conseguinte, ele gostaria de ter, pois pressupõe sempre um atributo, uma posição ou um poder que se quer conquistar ou mesmo impedir que o outro possua, até destruindo-o.