Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
Advertisements

Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
Seminário de Pequenos Grupos
Técnicas de Conservação
Dicas para dinamizar as partes do PG
1 6 - OBJETIVOS Inspiração Palavra de Deus Comunhão – Oração
Princípios do discipulado
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO. MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO.
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
ÉTICA PARA OBREIROS “Procura apresentar-te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Timóteo.
REVERÊNCIA IGREJA CRISTÃ MARANATA – CAMPO GRANDE IV
O QUE É UMA IGREJA EM CÉLULAS?
A PROGRAMAÇÃO E DINAMISMO DE UMA CÉLULA
Moçambique Julho de Mudando a realidade do Seminário AntesDepois Pintura do salão de conferências.
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE.
COMPRENDENDO A VISÃO DA IGREJA
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS O QUE É UMA CÉLULA?
A CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO
Capítulo 9- Criando Vínculos
Domingo, o Coração fala ao coração
Diocese de Amargosa.
“Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom”. 1Ts. 5:20,21.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
As cinco funções da célula
IGREJABATISTABRASILERIA
RESGATE.
Escola Bíblica Dominical para crianças, intermediários e adolescentes
Como Descobrir meus Dons Espirituais
PLANTAÇÃO DE UMA IGREJA SAUDÁVEL
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
“Pastor, por favor, não me visite. Já decidi. É a minha decisão final”.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL – UNB META – 2003 EVANGELISMO DE OUTUBRO.
A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR
LIÇÃO 9 O MINISTÉRIO DE PASTOR Prof. Lucas Neto 1.
O que é o Ministério do Evangelismo O Ministério do Evangelismo envolve o trabalho da mulher no lar, na igreja e na comunidade, trabalhando para.
COMO FAZER UMA REUNIÃO DE NOEB
A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR
IGREJA DO PARAÍSO.
Atuação dos Ministérios segundo os propósitos da Igreja
2. Uma comunidade carismática
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO.
QUANDO O AMOR ACABA.
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
Ministério Filadélfia Instituto Biblico Filadélfia- IBF SELI- Seminário para as Lideranças SEGREDOS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO NOEB Pastor Lizit Alencar.
Contate regularmente os membros e freqüentadores da célula
Aplicativos da graça na comunidade cristã Exemplificado em Filipenses O aplicativo da unidade. HOJE.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
O Coordenador de Pequenos Grupos.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
Nosso Desafio: Reconstruir uma Comunidade de Confissão Luterana no Bairro Mathias Velho, em Canoas Começamos em Março de 2007.
Quadrangular vila industrial
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Tema: Igreja, Corpo de Cristo
Transcrição da apresentação:

Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13 o Cuidado – desenvolver uma estrutura que possa dar apoio e conforto espiritual pessoal às famílias da Igreja. Uma igreja desestruturada não conhece e nem procura conhecer o estado de suas ovelhas. Milhares de ministérios pastorais e mesmo de igrejas são sombra do que deveriam ser por falta do cuidado. Uma igreja que não ama, é por definição uma igreja morta. Onde não há amor, não existe por condição, a presença do Espírito de Deus. Existem milhares de igrejas moribundas por não cuidarem de seus membros. Milhares de ministérios falidos por dedicação à pregação e desprezo ao pastorado. Se uma igreja possui um número de membros maior que 200 pessoas, ela não estará resguardada da frieza e desestrutura familiar se não existirem recursos e ministérios que trabalhem exclusivamente para o fortalecimento, conforto, edificação familiar, comunhão e cuidado.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família A igreja em Cristo deve ser habilidosa em tratar questões delicadas, deve ter paciência para ensinar e evitar que relacionamentos, palavras, gestos, atitudes, ensino ou outra questão qualquer venha trazer escândalo ou desconforto, causar constrangimento aos amados em Cristo. Uma igreja cuidadosa possui o talento de uma mãe sábia para apaziguar o animo entre irmãos briguentos. Sobretudo é uma congregação que tem uma índole de preservação, de resgatar relacionamentos, de produzir amizade e de manter uma postura bíblica em todos os seus ministérios. Uma igreja cuidadosa significa que há amor bastante para sentir a ausência de alguém. Do púlpito aos bancos, existe uma preocupação constante em atrair, em consolar, em alegrar. Em visitar.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Uma das piores coisas é pessoas enfermarem sem a visita pastoral. Sem a visita e o apoio da comunidade cristã. Uma igreja desestruturada não conhece e nem procura conhecer o estado de suas ovelhas. Milhares de ministérios pastorais e mesmo de igrejas são sombra do que deveriam ser por falta do cuidado. Uma igreja que não ama, é por definição uma igreja morta. Onde não há amor, não existe por condição, a presença do Espírito de Deus. Existem milhares de igrejas moribundas por não cuidarem de seus membros. Milhares de ministérios falidos por dedicação à pregação e desprezo ao pastorado. Se uma igreja possui um número de membros maior que 200 pessoas, ela não estará resguardada da frieza e desestrutura familiar se não existirem recursos e ministérios que trabalhem exclusivamente para o fortalecimento, conforto, edificação familiar, comunhão e cuidado.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família 1) Todas as pessoas que freqüentam uma comunidade devem ser conhecidas. 2)Todas devem ser tratadas, todas devem ter contato e tempo para conversar, trocar experiências, serem abraçadas, serem lembradas, serem oradas. 3) Ninguém pode entrar dentro de uma comunidade cristã e passar desapercebida. Ninguém pode entar e sair de dentro de uma igreja de Cristo sem ser abraçada. Sem ser cumprimentada. 4) É sinal de frieza espiritual uma igreja em que não há sorrisos pela escadaria, ruidosa confraternização, em que as crianças não são abraçadas, em que os membros não perguntam aos adolescentes sobre suas dificuldades, onde os idosos não são reverenciados. O cuidado não é opção, é meta, é disciplina indispensável para preservação do corpo de Cristo.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família A questão do cuidado se estende aos ministérios, aos serviços, aos familiares dos obreiros, às famílias da igreja. 1)Todos os lares da igreja devem ser visitados. 2) O culto deve ter espaço para oração em grupo. 3) Grupos devem receber responsabilidade para cuidar de grupos, com a visão de família, devendo abranger todos os segmentos de uma grande comunidade. Os cultos devem ser pensados e trabalhados com a visão do Cuidado. Desde a sonorização até ao modo como se conduz os louvores. Do modo como são lidas as Escrituras ao tratamento com questões financeiras. Existem inúmeras situações humilhantes a que membros são expostos em determinadas congregações pela questão de dízimo, pela questão de freqüentar ou não escolas bíblicas dominicais, por participarem ou não de determinados eventos.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família A questão do cuidado abrange questões de arquitetura, de iluminação, do espaço e conforto necessário para um grupo. As igrejas atualmente são edifícios de concreto pensados em agrupar o maior número de pessoas sem nenhum compromisso com áreas livres para convivência, sem padrões de jardinagem, sem espaços para festas ou cultos ao ar-livre. Gastos excessivos por falta de simplicidade, excessos de escadarias, banheiros que não comportam o número de membros, cozinhas e cantinas que não são idealizadas para alimentar tamanha multidão. Espaços fechados, mal-iluminados, salas de aula expostas a ruídos excessivos, salas de crianças sem a higiene e equipamentos necessários.

Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família O cuidado abrange crescimento com estrutura, pastorado abrangente, aconselhamento permanente, discipulado coerente, oração contínua, grupos de intercessores com planejamento de oração. Cuidado significa, escrever, email, convites, visitas, observação das necessidades, procurar abençoar o que for viável para reestruturar questões financeiras, apoio durante a recuperação de alguém, auxílio á igreja com atividades não remuneradas, dentro do tempo disponível, compartilhando vida, compartilhando talentos, compartilhando tempo, compartilhando dons.