SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Ministério da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Seminário Permanente em Educação Integral. Conceito Evento: Seminário Permanente em Educação Integral Proponente: Secretaria Municipal de Educação de.
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Atenção Básica em Saúde
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desafios e Perspectivas da Educação Infantil em Santa Catarina: Experiência de Brusque Gleusa Luci Fischer Secretária Municipal de Educação.
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
Conferência Municipal de Educação
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Universidade Federal de Itajubá
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
CRAS nas PECs.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Formação continuada 2º Encontro
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

CAPACITAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL NOV/2012 EDUCAÇÃO INTEGRAL

? ?? ??? : … ! ! !.

ARISTÓTELES Educação integral é a educação que desabrocha todas as potencialidades humanas.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO INTEGRAL

MAIS TEMPO NA ESCOLA, MAS PARA QUÊ? Ampliar o período que a criança passa na escola não garante o aumento das oportunidades de aprendizagem nem da melhoria da qualidade de ensino. … o mais importante é o uso que se faz de cada momento. (Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012)

Um programa completo de leitura, aritmética, escrita, ciências físicas e sociais, artes industriais, desenho, música, dança, educação física. O currículo da Educação Integral de Anísio Teixeira previa:

Além disso: desejamos que a escola eduque, forme hábitos, forme atitudes, cultive aspirações, prepare realmente a criança para a civilização, essa civilização técnica e industrial, ainda mais difícil e complexa por estar em mutação permanente E além disso, desejamos que a escola dê saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá- la no grau de desnutrição e abandono em que vive. Fonte: EBOLI, Terezinha Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1971

Essa experiência de Educação em Tempo Integral destinava-se à infância abandonada Tive a oportunidade de ponderar que, entre nós, quase toda a infância, com exceção de filhos de famílias abastadas, podia ser considerada abandonada. Pois, com efeito, se tinham pais não tinham lares em que pudessem ser educados e se, aparentemente tinham escolas, na realidade não as tinham, pois as mesmas haviam passado a simples casas em que as crianças eram recebidas por sessões de poucas horas, para um ensino deficiente e improvisado.

No mínimo, as crianças brasileiras, que logram frequentar escolas, estão abandonadas em metade do dia. E este abandono é o bastante para desfazer o que, por acaso, tenha feito a escola na sua sessão matinal ou vespertina. Para remediar isso, sempre me pareceu que devíamos voltar à escola de tempo integral.

Depois disso, somente entre 1984 e 1994, Darcy Ribeiro retomou a concepção de Educação Integral, de Anísio Teixeira, com os Centros Integrais de Educação Pública (CIEP´s). Foram construídos 500 prédios projetados por Oscar Niemeyer.

*Objetivo: - oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual. - adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes. *horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. *Refeições completas, atendimento médico e odontológico. *Capacidade média de cada unidade p/ mil alunos. CIEPs Brizolões

Década de 1990 Criação dos Centros Integrados de Atendimento à criança (CIACs) 1990 governo de Fernando Collor com apoio de Leonel Brizola com caráter assistencial. Convênio União, Estados e Municípios.

CIACs / CAICs Governo Itamar Franco (1992/1994) retoma o projeto e muda o nome de CIACs para Centro de Atenção Integral à Criança (CAICs) mas a orientação continua assistencial. Também nesta década se destacaram os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

EDUCAÇÃO INTEGRAL ASSISTENCIALISMO APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO INTEGRAL PARANÁ ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES EM CONTRATURNO - RESOLUÇÃO 1690 /2011 -INSTRUÇÃO 07 /2012

OBJETIVOS - promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas realizadas na escola ou no território em que está situada, em contraturno, a fim de atender às necessidades socioeducacionais dos alunos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL / PR * Educação em Tempo Integral - Matrícula e Frequência 100% Alunos - 7 Horas Diárias *Ampliação da Jornada Escolar - 4 Horas Semanais - Matrícula optativa

PROGRAMAS FEDERAIS MAIS EDUCAÇÃO Baixo IDEB e/ou Localizadas em zonas de vulnerabilidade social

????? !!!!!! …….. - Equipamento Escolar - Capacitação Profissional - Cultura - Sensibilização - Perfil Público Alvo! - Resultados

REFERÊNCIAS: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação Integral: concepções e práticas na educação. Disponível em: Acesso em 30/10/2011 Curso Mais Educação, em agosto de 2011/ CTBA Encontro dias 03 e 04 de setembro de 2011 / CTBA Programa Mais Educação. Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, n. 119, julho/2003. Palestra proferida pela Profa. Verônica Branco / UFPR, em junho de 2011 / CTBA Resolução 1690/2011, Instrução 04/2011 e 007/2012 Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012

ROSANA ANDREATTA FRANCO COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Muito Obrigada!!!