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ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)

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Apresentação em tema: "ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
SME-PMPG

2 Hoje no Brasil a ampliação do tempo escolar não é um tema-debate de experiências isoladas, mas trata-se de uma política que vai fortalecendo-se no cotidiano de nossas escolas públicas Profª Esméria de Lourdes Saveli

3 MATRIZES HISTÓRICAS

4 Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública". Anísio Teixeira

5 “A escola de dia completo, vale dizer, a que atende seus alunos das 7 ou 8 da manhã até às 4 ou 5 da tarde, não é nenhuma invenção do Brizola nem minha, nos CIEPs. Este é o horário das escolas de todo o mundo civilizado. Todas essas horas de estudo são absolutamente indispensáveis para fazer com que o menino francês aprenda a ler e escrever em francês, ou o japonês em japonês. Oferecer a metade dessa atenção e às vezes menos ainda a uma criança mais carente que a daqueles países, porque afundada na pobreza e porque recentemente urbanizada, é condená-la a fracassar na escola e depois na vida”. Darcy Ribeiro

6 “Uma educação ambiciosamente integrada e integradora”
“Uma educação ambiciosamente integrada e integradora”. Para tanto, o professor brasileiro, precisa, primeiro, de tempo: tempo para se fazer uma escola de formação de hábitos (e não de adestramento para passar em exames) e de hábitos de vida, de comportamento, de trabalho e de julgamento moral e intelectual.” (Paulo Freire, Tese de concurso para a cadeira de filosofia e história da educação na Escola de belas- artes de Pernambuco, Paulo Freire

7 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INTEGRAL Considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também na compreensão de um sujeito histórico, que também é um sujeito corpóreo, tem afetos e está inserido num contexto de relações sociais, considerando assim, seu desenvolvimento biopsicossocial. GONÇALVES (2006, p.03) Toda educação é integral ou não é educação

8 OBJETIVO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
A essência da política educacional de ampliação do tempo integral é a permanência da criança na escola, atendendo-a integralmente em suas necessidades educacionais, ampliando as possibilidades de aprendizado através do trabalhado em todas as áreas do conhecimento e nas oficinas pedagógicas, fortalecendo, com metodologias diversificadas, os conteúdos do currículo comum.

9 RESULTADOS COMPARATIVOS

10 RESULTADO DA ANÁLISE TEXTUAL DOS 5º ANOS PERCENTUAL MÉDIO DAS ESCOLAS

11 Para a superação desses desafios a construção de:
uma proposta pedagógica para as escolas de tempo integral que repense as funções da instituição escolar na sociedade brasileira, que a fortaleça através de melhores equipamentos, do enriquecimento de suas atividades e das suas atividades e das condições adequadas de estudo e trabalho para alunos e professores o que poderá trazer algo de novo e que represente crescimento na qualidade do trabalho educativo. (CAVALIERE, 2007, p.1032)

12 Organização Estrutural

13

14 A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( Art 3º da CF/ art 2º da LBD/96)

15 As escolas municipais, considerando o Art 12 da LDB/96 têm a incumbência de:
I - elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; VII - informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. [...]

16 Os docentes, considerando o Art 13, têm a responsabilidade de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

17 A educação é prática social.
O objetivo é o ser humano educado. Uma concepção de sociedade: espaço social e histórico Uma concepção de homem : sujeito histórico e de vontade Uma concepção de educação: o homem atualizado Os instrumentos de trabalho da educação não podem estar separados do seus trabalhadores e devem estar adequados aos seus fins, pois sem condições objetivas de trabalho este não se pode desenvolver a contento.


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