OCEANOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse.
Advertisements

Correntes Oceânicas e sua influência no clima
CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia de Minas.
Dinâmica Física da Terra Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais -
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
GEOGRAFIA.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
ENGENHARIA QUÍMICA PROF. MARCELO PRATA VIDAL COORDENADOR:
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Distribuição da água no planeta Terra
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Sísmica I – Um curso teórico ou prático?
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
HIDROLOGIA.
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Professora Fernanda Landim
Profª Lucia Helena Amim
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Instituto Hidrográfico: 50 anos a caminhar para a excelência
Universo, Planeta Terra e Vida
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
LIMNOLOGIA DEFINIÇÕES, HISTÓRICO.
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Professora Carol/Geografia
Aventuras no Baú Mágico Geografia Continentes e Oceanos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Localização da Terra no Universo
Teoria Geral de Sistemas
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Aqüicultura e Pesca Oceanografia
BIOGEOGRAFIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
ARQUEOLOGIA.
Projeto da Monitoria de Biofísica
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Navegação interior e portos marítimos
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
OCEANOGRAFIA.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
GEOGRAFIA.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Teoria Geral de Sistemas e Turismo
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
PROFESSORA: Ms. Leonor de Maria R. Melo
Disciplinas Optativas
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

OCEANOGRAFIA

Histórico A Oceanografia é considerada uma ciência recente, embora a busca do entendimento científico do ambiente marinho remonte os tempos de Aristóteles.O marco inicial da oceanografia moderna foi a viagem do “H.M.S. Challenger”,em 1872.Durante 3 anos, esse veleiro inglês percorreu 110 mil quilômetros,por todos oceanos,objetivando-se investigar as características físicas e químicas da água;dos depósitos do fundo oceânico;e a distribuição da vida marinha.As pesquisas durante a viagem resultaram em 50 volumes (29.000 páginas e 3.000 ilustrações) o que permitiu grande avanço dessa ciência. A partir desse marco, a oceanografia progrediu através de novas expedições;surgindo conselhos internacionais e institutos na Europa e Estados Unidos. A UNESCO cria seu escritório de oceanografia em 1961,propiciando ,mais tarde, o surgimento da Comissão Oceanográfica Intergovernamental(IOC) ,tendo sede no próprio Órgão da UNESCO,em Paris. Entre 1957 e 1958, realizou-se o Ano Geofísico Internacional - organizado pelo Comitê Científico sobre Pesquisa Oceânica (SCOR) - com a participação de mais de 50 países, inclusive Brasil, em estudos sobre o planeta e seus oceanos.

Histórico - Brasil No Brasil, os estudos oceanográficos, iniciaram-se com a criação do Instituto Paulista de Oceanografia, em 1946. Pouco depois, em 1951 o instituto foi transferido para a Universidade de São Paulo.Em 1948, a Diretoria de Navegação e Hidrografia(DHN), já incluía a oceanografia na formação dos oficiais; e em 1971 foi criado o primeiro curso de graduação em oceanologia, na Universidade do Rio Grande, consolidando assim a ciência no país.

O que é oceanografia? A oceanografia é uma ciência multi e inter-disciplinar. Consiste no estudo dos mares e oceanos sob todos os aspectos, desde sua descrição física à interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além da interação destes com os continentes e os demais ecossistemas, e também sua influência na atmosfera do planeta. Se encontra, basicamente, dividida em 4 grandes áreas: a oceanografia física, a química, a biológica e ,por fim, a geológica.

4 RAMOS PRINCIPAIS

Oceanografia física É o ramo da oceanografia que estuda os oceanos e suas interações com a atmosfera e a litosfera, baseando-se em princípios físicos. A oceanografia física ocupa-se das características das massas de água e pesquisa fenômenos como: correntes marinhas, marés, ondas, vórtices e outros. Um fenômeno bastante interessante à oceanografia física é a ressurgência, ou afloramento (mais conhecido pela expressão em inglês “upwelling”), que consiste na subida das águas profundas do oceano, frias e ricas em nutrientes, para a superfície. Essencial para a manutenção da vida nos mares.

Oceanografia Química É o ramo da oceanografia que estuda especificamente a química dos oceanos como um todo;abrangendo assuntos como composição, concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos. Esse ramo é fundamental para o entendimento da poluição dos oceanos e suas consecutivas soluções. Com suas ferramentas é possível caracterizar o comportamento dos metais pesados, óleos e matéria orgânica; tanto na coluna d´ água quanto nos sedimentos. Os estudos químicos relacionam-se aos processos biológicos dos ecossistemas ,através da caracterização de processos como bio-acumulação, ou seja, transmissão de elementos químicos nas cadeias alimentares dos ambientes marinhos.

Oceanografia biológica A oceanografia biológica busca compreender a interação dos mecanismos biológicos que funcionam nos oceanos. Difere da biologia marinha por estudar os organismos marinhos com um enfoque mais abrangente, sempre relacionando com a física, a química e a geologia do oceano. Na oceanografia biológica os organismos estudados são em basicamente 3 grupos: plâncton, nécton e bentos, divididos com base na porção que habitam do oceano e seus métodos de locomoção.

Oceanografia Geológica É o ramo que estuda a geologia das porções cobertas ou em contato com os oceanos,bem como os processos resultantes de sua interação com as variáveis físicas, químicas e biológicas. A oceanografia geológica estuda tópicos como: gênese dos oceanos, sedimentação marinha, geomorfologia, formação de feições geológicas, entre outros ; tendo grande aplicabilidade na exploração de petróleo e de recursos minerais marinhos.

PROFISSÃO Profissional de formação técnico-científica, o oceanógrafo é direcionado à profunda compreensão e até previsão do comportamento dos oceanos sob todos os seus aspectos. Mesmo voltado para uma área específica, a formação abrangente do oceanógrafo capacita-o a ter uma visão crítica e criativa, voltada para resolução de problemas, além de uma postura empreendedora. É altamente qualificado a compreender os processos naturais, como conjunto, e a resolver problemas que dizem respeito ao domínio marinho.

Campos de atuação Levantamento, processamento e interpretação das condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos meios marinhos e costeiros; suas interações e previsões dos comportamentos desses parâmetros e dos fenômenos a eles relacionados. Desenvolvimento e aplicação de métodos, processos e técnicas de exploração, explotação, beneficiamento e inspeção dos recursos naturais dos meios marinhos e costeiros. Desenvolvimento e aplicação de métodos, processos e técnicas de preservação, conservação e monitoramento dos meios marinhos e costeiros. Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas direcionados para obras, instalações, estruturas e quaisquer outros empreendimentos nos meios marinhos e costeiros.

Orientação, direção, assessoramento e prestação de consultorias relacionadas aos meios marinhos e costeiros. Realização de perícias, emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de gestão dos ambientes marinhos e costeiros.

http://www.youtube.com/watch?v=eV6KfollKuc