Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Utilização de biodigestor: Viabilidade técnica e econômica
BrasCarbon Seqüestro de Carbono na Suinocultura:
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Alternativas Energéticas em Biogás
Meio ambiente.
Emissões NOx (g/km) HC CO CONAMA 315/02 0,3 0,25 2,0 1ª Geração PRIUS
BIOMASSA Energia alternativa.
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Estimativa do Potencial Energético
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Para mudar o Futuro – USP –
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROJETO CARBONO NEUTRO
VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
PROGERIRH / PRODHAM.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
Projetos Financiados em 2010
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Biomassa.
O USO DOS BIODIGESTORES ANAERÓBIOS EM ÁREAS RURAIS
Energia limpa.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Usina Hidrelétrica.
Apresentação.
A Questão Ambiental.
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Biodigestores Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
3Alsit Apresenta: Projeto Biogás
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
“Dize-me o que pedes a Deus e eu te direi quem és.” Hermógenes
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
Energia das Biomassas.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
10 de maio 2015 Região Energética Maraú Conceito / 10 de maio 2015.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo: Projeto Alto Uruguai OBJETIVO Realizar experiência-piloto em produção e consumo sustentável de energia em 29 municípios da bacia hidrográfica do rio Uruguai, com responsabilidade sócio-ambiental. FILOSOFIA & METODOLOGIA Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo: - Comunidades; - Organizações Comunitárias; - Movimentos Populares; - Empresas Públicas; - Prefeituras; - Universidades; - Igrejas.

Criação de animais em confinamento, especialmente aves e suínos Projeto Alto Uruguai CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO DA BACIA DO RIO URUGUAI Criação de animais em confinamento, especialmente aves e suínos Águas superficiais e sub-superficiais com qualidade comprometida Elevados índices de exclusão energética Famílias assentadas em propriedades sem energia elétrica Famílias que vivem sob a rede de transmissão, sem acesso a energia SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS – Critérios Básicos Serem ribeirinhos, ou contíguos a municípios ribeirinhos do Alto Rio Uruguai; Abrigarem a criação intensiva de suínos e aves; Disporem de organizações sociais.

EIXO 1 - Conservação de energia elétrica Projeto Alto Uruguai AÇÕES EIXO 1 - Conservação de energia elétrica EIXO 2 - Utilização de fontes alternativas de energia EIXO 3 - Universalização do acesso à energia elétrica, na região

Projeto Alto Uruguai

BIODIGESTOR TIPO “BATELADA TUBULAR” com manta plástica Projeto Alto Uruguai BIOGÁS BIODIGESTOR TIPO “BATELADA TUBULAR” com manta plástica manta plástica canaleta Superfície do solo Substrato em fermentação Biodigestor com geomembrana em Polietileno de Alta Densidade Tecnologia de fácil manutenção e reparo

Projeto Alto Uruguai BIOGÁS COMPOSIÇÃO DO BIOGÁS Mistura gasosa composta principalmente de: - Metano (CH4) - 40-70% do volume de gás produzido e, - Dióxido de carbono (CO2) – 30-60% do volume de gás produzido BIOGÁS GERADO A PARTIR DE DEJETOS SUÍNOS Vantagens: Redução da poluição ambiental Produção de biofertilizante agrícola Geração de energia térmica, mecânica e elétrica Redução de gastos do suinocultor com eletricidade, botijão de gás e descarte de resíduos

Término previsto para março/2010 Projeto Alto Uruguai EXECUÇÃO Término previsto para março/2010 SITUAÇÃO ATUAL Início 2ª etapa da capacitação de professores e agentes comunitários; Em conclusão, 2ª etapa do PLAMGE; Contatos com as Concessionárias de energia elétrica; Divulgação na mídia; Em andamento a mobilização e sensibilização das comunidades; Contratação dos biodigestores: previsto para 02/2009; Atingida a meta para SC de cadastro de domicílios do LPT; Concluindo o cadastro domicílios no RS para o LPT .

PREFEITURAS MUNICIPAIS DA REGIÃO ELETROBRÁS ELETROSUL MAB IPPUR / UFRJ Projeto Alto Uruguai COORDENAÇÃO DO PROJETO ELETROBRÁS ELETROSUL MAB IPPUR / UFRJ UNOCHAPECÓ PREFEITURAS MUNICIPAIS DA REGIÃO ELETROBRÁS ELETROSUL MAB IPPUR / UFRJ UNOCHAPECÓ PREFEITURAS MUNICIPAIS DA REGIÃO LANÇAMENTO DO PROJETO