CRESCE BRASIL São Paulo Acompanhamento do PAC 24 de Março de 2008.

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Transcrição da apresentação:

CRESCE BRASIL São Paulo Acompanhamento do PAC 24 de Março de 2008

Acelerar o ritmo de crescimento da economia para 4,5% / 5% Acelerar o ritmo de crescimento da economia para 4,5% / 5% Aumentar o emprego e a renda Aumentar o emprego e a renda Diminuir as desigualdades sociais e regionais Diminuir as desigualdades sociais e regionais Manter os fundamentos macroeconômicos Manter os fundamentos macroeconômicos (inflação, política fiscal e setor externo) OBJETIVOS DO PAC

Cenário Macroeconômico,

Investimento em Infra-Estrutura ( ) Eixos Total R$ bilhão% Energética55,0219,8274,854,5 Petróleo e Gás Natural35,9143,1179,035,5 Geração de Energia Elétrica11,554,465,913,1 Combustíveis Renováveis3,314,117,43,5 Transmissão de Energia Elétrica4,38,212,52,5 Social e Urbana43,6127,2170,833,9 Habitação27,578,8106,321,1 Saneamento8,831,240,07,9 Recursos Hídricos2,310,412,72,5 Luz para Todos4,34,48,71,7 Metrôs0,72,43,10,6 Logística13,444,958,311,6 Rodovias8,125,333,46,6 Marinha Mercante1,88,810,62,1 Ferrovias1,76,27,91,6 Aeroportos0,92,13,00,6 Portos0,62,12,70,5 Hidrovias e Ferrovias0,30,40,70,1 Total112,0391,9503,9100,0

Execução Orçamentária e Financeira

Investimentos em Infra-estrutura

PAC no Estado de São Paulo

PAC no Estado de São Paulo

Investimentos em Energia Geração – R$ 1 bilhão Conclusão de 8 Unidades Termoelétricas (UTE): Comolorado; São José; Interlagos, Santa Isabel; Costa Pinto, Rafard, Cubatão e São João UTE Interlagos R$ 68 milhões Entrada em operação – dezembro/08 Potência: 40 MW Combustível: bagaço de cana Ação com cronograma adiantado (concluída) PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica,BNDES) : 2 unidades de Biomassa (geradores de energia com base em prensagem de resíduos)

Investimentos em Energia 2. Transmissão LT Luziânia (GO) – Ribeirão Preto (SP) LT São Simão (SP) – Poços de Caldas (MG) Interligação das Usinas do Madeira – LT Porto Velho – Araraquara R$ 2,8 bi Linha necessária para o escoamento da energia da Unidade Hidroelétrica Santo Antônio, no rio Madeira Extensão: 2450 km Entrada em operação: março/2012 Linha de Transmissão Atibaia – Nova Iguaçu (RJ) R$ 452,91 milhões Atendimento adequado ao Estado do RJ e escoamento da energia da Unidade Hidroelétrica Santo Antônio Extensão: 350 km Entrada em operação: março/2012 Linha de Transmissão Araraquara-Atibaia (SP) R$ 528,10 milhões Atendimento adequado ao Estado do RJ e escoamento da energia da Unidade Hidroelétrica Santo Antônio Extensão: 350 km Entrada em operação: março/2012

Investimentos em Energia 3. Refino e Petroquímica R$ 9,8 bilhões Ampliação e modernização das refinarias de Capuava, Paulínia e Cubatão Processamento de óleos vegetais em Paulínia 4. Gás Natural R$ 4,8 bilhões Bacia de Santos: Acréscimo de 14,6 MM m3/dia 5. Gasodutos R$ 1,5 bilhão Campinas-Rio - R$ 80 milhões Gasoduto permitirá a oferta de gás boliviano e da Bacia de Santos Entrada em operação: junho/07, Obra com 97% realizado Caraguatatuba-Taubaté - R$ 287 milhões Entrada em operação: janeiro/09 Paulínia-Jacutinga GASPAL II (gasoduto entre SP e RJ) GASAN II (gasoduto de 34km no trecho Caraguatatuba-Cubatão) R$ 45 milhões

Investimentos em Energia 6. Biocombustíveis R$ 4,1 bilhões 35 usinas de álcool previstas e/ou em implantação 13 usinas de Biodiesel previstas e/ em implantação Construção de Alcoolduto (GO-MG-SP) Objetivo: desenvolver infra-estrutura para escoamento da produção de etanol no Brasil Extensão: 1150 km Entrada em operação – dezembro/2010 Estudo de viabilidade em andamento

Investimentos Sociais e Urbanos 1. Programa Luz para Todos Meta anual de ligações – Ligações realizadas de janeiro a abril – Habitação e Saneamento Financiamentos, com recursos do FGTS e FAT de 2007 para o programa Saneamento para Todos, em fase de contratação Valor de empréstimo previsto para São Paulo: R$ 1,3 bilhão 3. Metrô Corredor expresso de Transporte Coletivo Urbano: Conclusão do trecho Parque D. Pedro- Cidade Tiradentes R$ 246 milhões Corredor exclusivo de ônibus com 31,8 km de extensão Conclusão prevista para 2008 Trechos I e II já concluídos Obra da Prefeitura Municipal, com parceria do Governo Federal

Investimentos em Transportes 1. Porto de Santos R$ 170 milhões Construção da Avenidas Perimetrais Portuárias– margens direita e esquerda Conclusão da margem direita em 2008 e da margem esquerda em 2009 Necessária a desapropriação de 20 casas pela Prefeitura Municipal do Guarujá (margem esquerda Margem direita: obras em três trechos a iniciar em maio/07 Dragagem e aprofundamento no canal de acesso, bacia de evolução e junto ao cais 2. Concessões Rodoviárias R$ 1,2 bilhões BR-153, Divisa MG/SP-Divisa SP/PR - 321,6 km BR-381, Belo Horizonte-São Paulo - 562,1 km BR – 116: São Paulo – Curitiba OBS: edital previsto para jul/07

PAC na Cidade de São Paulo

Investimentos em Transportes 1. Aeroporto de Guarulhos R$ 1,2 bilhão Implantação, adequação, ampliação e revitalização de sistema de pátios e pistas Ampliação de capacidade para atendimento a mais 12 milhões de passageiros/ano 2. Aeroporto de Congonhas R$ 250 milhões 2a. Etapa da reforma e modernização do terminal de passageiros e reforma das pistas Conclusão prevista para junho/2007 Obras na pista auxiliar concluídas;reinício das obras em maio/07 Recuperação do pavimento das pistas principal e de táxi; construção da torre de controle Conclusão das obras na pista principal: set/07 Processo de Tomada de Preços em curso; início das obras em maio/07, com interdição da pista principal até 27/06/07

Investimentos em Transportes 3. Rodovias R$1,2 bilhão (União) Rodoanel de São Paulo - Trecho Sul Obra do estado de São Paulo executada em convênio com a União, de valor total de R$ 3,8 bilhões Execução de 61,5 km de extensão Conclusão prevista: 2010 Previsão 2007: R$ 270 milhões do Estado e R$ 300 milhões da União OBS: Estado deverá concluir negociações de desapropriação para que obras de terraplenagem tenham início em jun/07 4.Ferrovias R$ 771 milhões Construção do contorno ferroviário de Araraquara Ferroanel de São Paulo – Tramo Norte

Rodoanel de São Paulo - Trecho Sul

Obrigado Carlos Monte