Introdução ao Novo Testamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo e os Atos dos Apóstolos
Advertisements

Evangelho de João A PESSOA DE JOÃO O autor foi João, “filho do trovão”
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
São Mateus – Ano litúrgico A
Igreja e primeiros cristãos
Perguntas Bíblicas ATOS DOS APÓSTOLOS EBD Prof.Zazá Começar Jogo.
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
São Lucas.
Atenção: O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
A História de Deus Parte 3
Santo André, Apóstolo.
São Judas Tadeu.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Introdução ao Novo Testamento
Jesus, o Deus que se fez homem e habitou entre nós
Introdução ao Novo Testamento
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Hebreus e Epístolas Gerais
Introdução ao Novo Testamento
Hebreus e Epístolas Gerais
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Evangelho de João Programa:
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Perguntas Bíblicas Começar Jogo ATOS DOS APÓSTOLOS CATEQUISTA : ANDRÉ
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
As Quatro Grandes Comissões
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
AS ESCRITURAS.
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
Batismo de Jesus.
JESUS A PEDRA REJEITADA
2 Paulo e o evangelho. 2 Paulo e o evangelho Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir entender que os que creem em Cristo pertencem a.
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
5 LIVROS DA LEI 12 LIVROS HISTÓRICOS DEUTER NÔMIO GÊNES IS ÊXODO
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
“Atos do Espírito Santo” A 2ª parte do livro de Lucas
O EVANGELHO AOS GENTIOS
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 17 Os temas de Lucas Lucas 4.18 P. Lane 07 Junho 2015.
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Organização Interna da Bíblia
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
Lição 9 João. Lição 9 João Alvo da lição Saber Conhecer a identidade de Jesus revelada no Evangelho de João. Sentir Valorizar a revelação de Deus.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS II.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
Lucas Subsídio para a 1ª Lição.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Novo Testamento Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo O Novo Testamento e a Produção dos Evangelhos Unidade II

Introdução Os Evangelhos se constituem as mais belas de todas as literaturas neotestamentárias, uma vez que retratam de forma simples e objetiva a trajetória do Cristianismo desde sua mais remota origem, à gênese dos fundamentos norteadores de toda sua estrutura.

Capítulo 1 – O Evangelho segundo Mateus O Evangelho de Mateus agrega em si simplicidade e fonte dos ensinamentos de Jesus assim como sua obra.Por isso veremos alguns desses pontos como: autoria; possível data de escrita entre outras. 1.1 – Autoria É atribuída por vários pais da igreja (0s sucessores dos apóstolos) a Mateus, o discípulo ex-publicano. 1.1.1-Mateus, o Cobrador de Impostos 1.1.2-Mateus, o Escritor

Capítulo 1 – O Evangelho segundo Mateus 1.2 – Data da Redação Uma possível data para Mateus é 60 d.C , na concepção dos mais conservadores estudiosos. 1.3 – Local da Redação É provável que tenha sido Antioquia da Síria,pois é muito amplo seu uso naquela região, o que traz certo apoio para tal hipótese.

Capítulo 1 – O Evangelho segundo Mateus 1.4 – Destinatários O propósito primário do Evangelho de Mateus certamente foi alcançar os judeus recém convertidos ao cristianismo,que moravam nas regiões da Síria e Ásia Menor. 1.5 – Tema Baseando-se nos fatos narrados um tema para Mateus é: Jesus, o Messias Prometido no Antigo e Revelado no Novo Testamento.

Capítulo 1 – O Evangelho segundo Mateus 1.6 – Propósito O propósito deste evangelho é fornecer de forma sistemática, informações básicas mas de fundamental importância sobre o Messias. 1.7– Esboço I – A Apresentação do Messias II – O Ministério de Jesus na Galiléia e Arredores III – O Auge do Ministério Messiânico de Jesus na Judéia,Peréia e em Jerusalém IV – A Prisão, Julgamento e Crucificação de Jesus V – Ressurreição de Jesus

Capítulo 2 – O Evangelho segundo Marcos Considerado o primeiro dos evangelhos, Marcos tem vinte e cinco por cento de sua narrativa é dedicada a falar sobre a Paixão de Cristo. 2.1 – Autoria Papias de Hierápolis e Eusébio de Cesaréia afirmam que a autoria deste Evangelho é João Marcos o mesmo mencionado em Atos dos Apóstolos. 2.1.1 – Marcos, o Companheiro de Viagem 2.1.2 – Marcos, o Intérprete de Pedro

Capítulo 2 – O Evangelho segundo Marcos 2.2 – Data da Redação Existe uma grande divergência sobre a possível data para a escrita de Marcos,mas uma dentre todas parece ser a mais apropriada é entre 64 e 67 d.C se o mesmo foi escrito em Roma. 2.3 – Local da Redação O local atribuído para a escrita do Evangelho de Marcos é a cidade de Roma.

Capítulo 2 – O Evangelho segundo Marcos 2.4– Destinatários A comunidade, para à qual o evangelho se destina era essencialmente composta por gentios, que haviam se convertido ao Cristianismo.Entretanto algumas dúvidas surgem apenas sobre qual igreja o teria recebido. 2.5 – Tema O tema central do Evangelho segundo Marcos é Cristo, o Poderoso Messias de Deus,e tem por objetivo mostrar as atividades realizadas por Jesus.

Capítulo 2 – O Evangelho segundo Marcos 2.6– Propósito O propósito deste livro é oferecer aos seus leitores e consolo necessário para enfrentarem as terríveis tribulações daqueles dias ,levando-os a lembrarem do supremo propósito da vida e obra de Cristo. 2.7 – Esboço do Livro I-A Preparação para o Ministério de Jesus II-O Ministério Inicial na Galiléia III-O Ministério Posterior na Galiléia IV-O Ministério Além da Galiléia V-A Caminho de Jerusalém VI-A Semana da Paixão VII-A Ressurreição de Jesus

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas O terceiro evangelho, Lucas, é o mais extenso evangelho e também possui ao lado de Hebreus, o melhor texto grego do Novo Testamento.Nesta etapa estudaremos: A autoria, Lucas o Médico, Lucas o Historiador, data da Redação, local da redação, destinatários, tema, propósito e as fontes utilizadas pelo autor durante a composição do seu livro.

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas 3.1 – Autoria É atribuída a Lucas , o médico, que não era um dos apóstolos , mas é mencionado em outros escritos de Paulo. 3.1.1-Lucas, o Médico 3.1.2-Lucas,o Historiador

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas 3.2 – Data da Redação Uma possível data para a redação de Lucas é entre 60 e 63 d.C. 3.3 – Local da Redação É incerta haja vista que a reunião do material escrito por Lucas foi feita durante suas viagens, mas alguns sugerem que Antioquia da Síria pode ter sido o local de sua origem.

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas 3.4 – Destinatários Teófilo é o primeiro destinatário, mas provavelmente um patrocinador da pesquisa feita por Lucas, os destinatários certamente são gentios de mente grega. 3.5 – Tema O tema principal do Evangelho de Lucas é “ O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas 3.6 – Propósito O propósito de Lucas, neste caso, era apresentar a Cristo como o homem perfeito, autor de uma obra perfeita, um grande e compassivo Médico, Mestre e Profeta. 3.7 – Fontes Utilizadas Lucas por não ter sido uma fonte ocular utilizou-se de outras fontes para redigir seu evangelho entre elas Marcos, Fonte Q e Fonte L.

Capítulo 3 – O Evangelho Segundo Lucas 3.8– Esboço do Livro I – Prefácio II – A Vida do Salvador III – Preparação do Salvador para o Seu Ministério IV – Ministério na Galiléia V – A Viagem Final de Jesus a Jerusalém VI – A Semana da Paixão VII – Ressurreição e Ascensão

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João Em decorrência de sua forma toda peculiar de relatar a história do Salvador, sendo profundo em suas considerações e, ao mesmo tempo, tão claro que qualquer criança é capaz de assimilar a sublimidade do amor de Deus desvelado em Cristo,que o Evangelho Segundo João é tido como o texto mais interpretativo de todo o Novo Testamento.

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João 4.1 – Autoria Evidencias como: o autor ser um entre os apóstolos,ser um judeu,uma testemunha ocular e ser natural da Palestina, indicam a autoria para João o Apóstolo. 4.1.1-João,o Discípulo Amado 4.1.2-João, o Teólogo

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João 4.2 – Data da Redação Segundo evidências como a descoberta dos “Manuscritos P”, uma provável data para esse evangelho é entre 70 e 90 d.C. 4.3 –Local da Redação Muitos historiadores supõem que Éfeso, seja a cidade onde João estava quando escreveu seu Evangelho.

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João 4.4 – Destinatários Os destinatários deste último Evangelho não eram pessoas desprovidas de conhecimentos acerca das verdades de Cristo,a ponto de necessitarem de informações basilares, tais como a genealogia e o nascimento virginal de Jesus cujo objetivo é demonstrar Sua origem humana e divina. 4.5 –Tema O tema do evangelho de João é a “Encarnação do Verbo”.

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João 4.6 – Propósito O propósito desse evangelho é sustentar a afirmativa “Que Jesus é o Cristo, e o único nome em que se tem Vida Eterna”. 4.7 –Fontes Utilizadas Diferentemente dos outros evangelistas ,João utiliza outras fontes ,que deixam seu evangelho ,único diante dos sinópticos,além de existir a possibilidade dele ter utilizado a tradição para compor seus escritos. 4.7.1-João-Marcos ou João-Lucas 4.7.2-João -Tradições

Capítulo 4 – O Evangelho Segundo João 4.8 – Esboço do Livro I-Apresentação do Verbo II- Os Sinais e Sermões de Cristo Diante de Israel e a Sua Rejeição III- Cristo e o Começo do Povo do Novo Concerto

Capítulo 5 – Os Evangelhos e a Questão Sinóptica Os Sinópticos,como são chamados Mateus, Marcos e Lucas,constituem um capítulo de grande importância no estudo introdutório do Novo Testamento, pois trazem pontos diferentes a respeito de um mesmo evento sem, contudo, se contradizerem. 5.1 – Etimologia Proveniente de duas palavras gregas,”syn” (junto com) e “ópsis” (ótica,vista,visão),Sinóptico significa literalmente “Ver Junto”,”ter a mesma visão”.

Capítulo 5 – Os Evangelhos e a Questão Sinóptica 5.2 – Origem dos Sinópticos Os sinópticos são livros interligados por um certo fio condutor que os une. Isso nos leva a várias posições em relação à sua origem. 5.2.1-Hipótese A - documental 5.2.2-Hipótese Mono-Documental 5.2.3-Hipótese Bi-documental 5.2.4-Hipótese Tetra-documental

Capítulo 5 – Rute: uma história especial 5.2.4.1-Tradição Antioquiana 5.2.4.2-Tradição Cesareana 5.2.4.3-Fonte “Q” 5.2.4.4-Proto-Marcos 5.3 – Quadro Comparativo dos Evangelhos Sinópticos