Www.uc.pt/feuc Programas de Mobilidade ERASMUS +.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Advertisements

Acesso ao ensino superior
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
Agência Nacional PROALV
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
2013/2014 SPO- Serviços de Psicologia e Orientação
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
2013/14 SPO - Serviços de Psicologia e Orientação SPO-Escola Secundária de Estarreja - março de 2014.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
OBJETIVOS Objetivo Geral
Curriculum Vitae e outros documentos
Discentes Carina Mendonça Catarina Leite Docente Ana Carvalho.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
Estágio Supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade de Coimbra PROGRAMAS DE MOBILIDADE ERASMUS E OUTROS
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
MEA Unidade para a Melhoria do Ensino/Aprendizagem.
Oportunidades de Cooperação no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida Azambuja, 11 de Janeiro de 2012.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
Candidatar-se ao Programa Erasmus Mundus Leonor Santa Clara DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009 Open the World…
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Uma opportunidade de estudar na Europa. O que é o programa Erasmus Mundus? O Programa Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Programas de Mobilidade ERASMUS +

Programas de Mobilidade Os Programas de Mobilidade consistem em protocolos de cooperação com outras instituições do ensino superior que permitem aos/às estudantes da FEUC realizar um período de estudos no estrangeiro durante o seu curso.

Programa ERASMUS+ ERASMUS PLUS Nova etapa: Promoção do intercâmbio e mobilidade de estudantes entre instituições do ensino superior na EUROPA Engloba as diversas ações, previamente constituídas pelos programas: -Aprendizagem ao Longo da Vida; -Juventude; -Tempus; -Erasmus Mundus; -Alfa; -EduLink

PROMOVE, ENTRE OUTRAS: Programa ERASMUS+ Oportunidades de estudo, formação, experiência profissional no estrangeiro; Atividades de ensino / aprendizagem no estrangeiro; Aprendizagem de Línguas; Reconhecimento de competências (incluindo as adquiridas fora do sistema formal); Intercâmbios, cooperação e capacitação do ensino superior; ….

Programa ERASMUS+ Período de estudos no estrangeiro com pleno reconhecimento ● Período: um semestre (excecionalmente um ano) ● Contrato de estudos entre o estudante e as instituições participantes (universidade de origem e universidade anfitriã) – Learning Agreement ● Certificado de frequência e aproveitamento da Universidade de acolhimento – Transcript of Records – validado pela FEUC ● Isenção do pagamento de propinas na Universidade de acolhimento (mas NÃO NA DE ORIGEM) ● Anualmente são atribuídas algumas bolsas de mobilidade (não necessariamente a todos os/as estudantes ERASMUS), variando o seu valor em função do país de destino e do tempo de permanência

Condições de Elegibilidade GERAIS  estar inscrito numa IES (UC) e matriculado em estudos que conduzam a um grau reconhecido;  1º ano de estudos (48 ECTS) concluído; OBS: um estudante pode receber bolsas para períodos de mobilidade até 12 meses (máximo) por cada ciclo de estudos; qualquer experiencia anterior ao abrigo do PALV/ERASMUS conta para este efeito Programa ERASMUS+

Condições de Elegibilidade ESPECÍFICAS Programa ERASMUS+

Critérios de Seleção - Entrega da pré-inscrição até ao dia 31 de Janeiro de 2015 no front-office / atendimento ao estudante do GRI/FEUC - Seriação em função da média (notas obtidas até à época de Julho do ano letivo anterior ao da mobilidade e respetivos ECTS) - Entrevista com o/a respetivo/a coordenador/a - Formalização da CANDIDATURA (online) Programa ERASMUS+

Programa ERASMUS+ Compromissos da FEUC / DRI/UC - Validação de todas as disciplinas que constem do Learning Agreement e a conversão para a escala nacional das classificações obtidas no estrangeiro - Apoio no cumprimento das formalidades do processo Compromissos da Universidade anfitriã - Apoiar o/a estudante na inserção académica e social - Fornecer tratamento idêntico ao dado aos/às restantes estudantes, em termos de direitos e deveres

Compromissos do/a estudante - Permanecer na Universidade anfitriã pelo período fixado - Cumprir o plano de estudos (integral) acordado e validado previamente - Os/as estudantes não poderão, nesse ano letivo, realizar exames na FEUC a disciplinas que constem do plano de estudos a realizar nas Instituições de destino Programa ERASMUS+

Programa ERASMUS+ Mobilidade de Estudantes para Estágios DURAÇÃO : entre 2e 12 meses ELEGIBILIDADE :  estar inscrito numa IES (UC) e matriculado em estudos que conduzam a um grau reconhecido;  1º ano de estudos (48 ECTS) concluído; OBS: o/a estudante é elegível pelo período máximo de 1 ano após a aquisição do grau, devendo ser selecionado/a durante o último ano de estudos VALIDAÇÃO:  Através do registo no Suplemento ao Diploma

Programa ERASMUS+ Mobilidade de Estudantes para Estágios LOCAIS DE ESTÁGIO : Empresas, universidades, centros de investigação de um estado membro participante no Programa ERASMUS+, desde que a instituição seja reconhecida e aprovada pelo/a Coordenador/a ERASMUS EXCLUÍDAS como entidades estão :  Instituições ou outros organismos da UE, incluindo agencias especializadas (  Organizações gestoras de Programas da UE, como agências nacionais

Planear a Mobilidade…  Assegurar condições de elegibilidade na FEUC  Analisar lista de possíveis Universidades de destino e recolher o máximo de informação sobre as instituições, o curso, a cidade e o país respetivo  Falar com colegas que tenham realizado mobilidades para esclarecer dúvidas e recolher mais informação  Praticar línguas estrangeiras  Planear orçamento para realizar a mobilidade

Planear a Mobilidade…