Especialização em Informática na Educação Instituto de Computação Universidade Federal de Mato Grosso 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM HISTÓRIA DA REDHIS/UFPE
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Administração de Marketing 1
TAE Exame Supletivo Online
A importância da formação docente na mediação em EAD
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O uso de alguns sinais de pontuação
Neri Terezinha Both Carvalho Especialização em Matemática - Formação de professor
DIREITOS, DEVERES E PRAZOS DO PETIANO
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Programa Trainee 2010.
Características do programa
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educere Consultorias e Projetos
Portal Educacional Clickideia
Primeira Reunião Acadêmica
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Orientações Gerais.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
OBJETIVOS Objetivo Geral
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
Estágio Supervisionado
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Solicitações de Serviços
Formação de Tutores a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Especialização em Informática na Educação Instituto de Computação Universidade Federal de Mato Grosso 1

Informática na Educação Objetivos Capacitar professores das escolas do ensino fundamental e médio no uso das tecnologias da informação e da comunicação; Fomentar a formação de grupos de interesse voltados ao estudo das novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação; 2

Informática na Educação Polos Atendidos: 10 Alto Araguaia Barra do Bugres Pedra Preta Primavera do Leste Sorriso Água Boa Campo Verde Lucas do Rio Verde Pontes e Lacerda Sapezal 3

Informática na Educação Pessoal Coordenação: Profª Drª Andreia Gentil Bonfante Vice Coordenação e Coordenação Tutores Prof. Dr.Arlenes Silvino da Silva Secretária: - Ieda Maria Mazzo Martins Professores Orientadores Tutores Presenciais e a Distância 4

Informática na Educação Responsabilidades: Professor É responsável por uma disciplina, em todos os Polos Funções Elaborar guias didáticos da disciplina, com propostas de atividades; Elaborar e corrigir as provas da disciplina; Acompanhar tutores Fazer reuniões semanais Garantir que sejam sanadas as dúvidas dos alunos Cobrar notas das atividades no final da disciplina; Realizar web conferência com alunos no período de realização da disciplina Produzir vídeo-aulas de conteúdos da disciplina. 5

Informática na Educação Responsabilidades: Tutor Presencial - Responsável pelo Polo ao qual está vinculado Funções: Capacitar os alunos no ambiente Moodle e conceitos básicos de informática. Realizar encontros presenciais e plantão de dúvidas, em horários previamente agendado. Assistir o aluno na realização de suas atividades Manter contato com alunos ausentes, reportando-se semanalmente à coordenação de tutores. Estimular o estudante a procurar pelas mais diversas fontes de informação como internet, biblioteca, etc. Acompanhar a aplicação das provas presenciais Participar de atividades de capacitação, e ainda outras atividades inerentes à função. 6

Informática na Educação Responsabilidades: Tutor distância – Responsável pelo Polo ao qual está vinculado Função Garantir que o estudante faça as atividades que lhe são propostas, mantendo sempre o nível de motivação alto Dar o retorno semanal aos estudantes das atividades propostas pelo professor, entregando-as corrigidas no término da disciplina ao professor responsável; Propor fóruns e outras interações com os alunos; Aplicar as avaliações presenciais da disciplina no Polo que é responsável. Agendar horários de atendimento e cumpri-los rigorosamente. Informar ao professor sobre o andamento da disciplina, bem como o nível de preparação dos alunos, através de relatório elaborado semanalmente, e em reuniões agendadas para acompanhamento e avaliação da disciplina. Participar de atividades de capacitação, e ainda outras atividades inerentes à função. 7

Informática na Educação Colegiado do Curso Profa. Andreia Gentil Bonfante Prof. Arlenes Silvino da Silva Prof. Mauricio Fernando Lima Pereira Profa. Claudia Aparecida Martins Representante discente a ser escolhido entre os alunos do Curso 8

Informática na Educação Datas Período Atividades 19/10/2013 Aula inaugural 21 a 26/10/2013 Capacitação dos alunos nos polos 28/10 a 20/12/13 Disciplina 1: Fundamentos da Computação - 60 hrs. Avaliação: 21/12/2013 Atividades de recuperação: 20 a 31/01/2014 Avaliação de recuperação: 01/02/2014 03/02 a 28/03/14   Disciplina 2: Ferramentas Computacionais Aplicada à Educação - 60 hrs. Avaliação: 29/03/2014 31/03 a 30/05/14 Disciplina 3: A Internet como Ferramenta Educacional - 60 hrs. Avaliação: 31/05/2014 9

Informática na Educação Datas - Continuação Período Atividade 02/06 a 01/08/14 Disciplina 4: Softwares Educacionais - 60 hrs. Avaliação: 02/08/2014 04/08 a 26/09/14 Disciplina 5: Sistemas Multimídia - 60 hrs. Avaliação: 27/09/2014 29/09 a 28/11/14 Disciplina 6: Metodologia Científica - 60 hrs. Avaliação: 29/11/2014 Dez/14 a Mai/15 Período de Orientações de Monografia Mai-Jun/15   Defesas das Monografias - em Cuiabá - MT Jul/15 Entrega das Versões Finais das Monografias. Elaboração de Relatório Final do Curso 10

Informática na Educação Disciplina Professor Fundamentos da Computação José Neves Ferramentas Computacionais Aplicadas a Educação Eunice Nunes A Internet como Ferramenta Educacional Cristiano Maciel Softwares Educacionais Elmo Faria Sistemas Multimídia Patrícia Souza Metodologia Científica Claudia Martins 11

Informática na Educação Estrutura Pedagógica Carga Horária: 360 horas em disciplinas + Monografia Modalidade: A distância 12

Informática na Educação Suporte Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (apoio didático pedagógico e recursos humanos)‏ Universidade Aberta do Brasil (UAB)/CAPES (recursos financeiros e infraestrutura) Municípios (logística local e espaço-físico)‏ 13

Informática na Educação Realização Instituto de Computação 14

Informática na Educação Dinâmica do Curso Toda a interação aluno-professor-tutor a distância, deverá ser feita através do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE Disponível no site www.uab.ufmt.br, no logo “Cursos”. 15

Informática na Educação Material Didático Cada disciplina possui um Fascículo, um conjunto de vídeo-aulas e um guia didático, que define quais atividades deverão ser feitas e quais os prazos. As atividades devem ser enviadas ao professor no período proposto no guia. Cada atividade terá um link especifico para ela no ambiente do curso. O envio se dará somente através desse link. Após o prazo, não será mais possível mandar a atividade. 16

Informática na Educação Avaliação Avaliação: cada professor responsável pela disciplina definirá o sistema de avaliação Deverá haver, para cada disciplina, uma avaliação presencial, com data já agendada. O restante da nota será atribuído às atividades e através de participação nos fóruns e chats propostos. Nota para aprovação: maior ou igual a 7,0 em todas as disciplinas e 75% de presença nas atividades de interação com o professor/tutor (fóruns, chats). 17

Informática na Educação Monografia Cada cursista deverá desenvolver um trabalho de conclusão de curso, na forma de monografia, com a ajuda de um professor orientador, escolhido de comum acordo com a coordenação do curso, e deverá defendê-la junto a uma banca composta pelo orientador e por outro professor Prazo Máximo para Defesa: 6 meses após o término da última disciplina Nota para Aprovação: Maior ou Igual a 7,0 Local da Defesa: Instituto de Computação - Cuiabá 18

Informática na Educação Certificados do Curso Aos que cumprirem as exigências do curso e tiverem sua monografia aprovada pela banca examinadora, receberão o Certificado de Especialista. Certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa (PROPG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 19

Informática na Educação Contatos infedu@ic.ufmt.br 65-3615-8792 – Ramal 218

Informática na Educação Polo Coordenador Coordenador - Email Tutor Presencial Tutor Presencial - Email Tutor Distância Tutor Distância - Email Agua Boa Julienne Vieira julienneferreiravieira@hotmail.com Núbia Rodrigues nbaleiterodrigues@gmail.com Ivairton Santos ivairton@ufmt.br Alto Araguaia João Herculano jherculano@unemat.br Andre Luiz Pilastri apilastri@gmail.com Juvenal Neto juvenalneto@unemat.br Barra do Bugres Vera Lucia Oenning uabpolobbug@gmail.com Heluiza de Almeida heluiza@hotmail.com Alessandro Mundim alessandromundim@hotmail.com Campo Verde Maria Busanello lenabusanello_cv@hotmail.com Thiago Kierchesch tbkmtcv@gmail.com Nilton Takagi nilton@ic.ufmt.br Lucas do Rio Verde Valeska Castilho uablrv@gmail.com Marcia Barbosa marciabotim@yahoo.com.br Luciana Borges lucianafariaborges@gmail.com Pedra Preta Danielle Souza danielleloana@hotmail.com Cleidson Garcia cleidson.gregorio@gmail.com Aline de Souza aline.unirondon@gmail.com Pontes e Lacerda Marlene de Souza marleneflorespl@hotmail.com Willan Ferreira willanflagner@hotmail.com Allan de Oliveira allan@ic.ufmt.br Primavera do Leste Rosine Damascena rosineuabpva@gmail.com Murilo Ramos rcmurilo@ig.com.br Leonair Sousa leonair@hotmail.com Sapezal Valderes Delmodes uab@sapezal.mt.gov.br Leandro Messias unematinfo@gmail.com Leandro Alves leandrociosp@gmail.com Sorriso Welton Beraldo da Silva professorwelton@hotmail.com Mônica da silva monica.vsp@gmail.com Leandro Sassi leandrosas@gmail.com Informática na Educação