O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Valorize o sacrifício que Jesus fez por você,. Valorize o sacrifício que Jesus fez por você,
Em 2013 Eu QUERO Fazer a Diferença!!! Pr. Ricardo Rodolfo
Pressione “Enter” para mudar de página
A VIDA PLENA NAS AFLIÇÕES
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Introdução a Bíblia.
O Desenvolvimento da fé em crianças de 3 a 5 anos
Família X Espiritualidade
Comunidade Evangélica Shekinah do Morro Grande
" Conquistar a felicidade "
SENIB SENIB PRINCÍPIOS DE VIDA PRINCÍPIOS DE VIDA AUTO-IMAGEM.
Deus, Espiritualidade e Fé na vida do Adolescente
GRAÇA Jesus me ama. GRAÇA Jesus me ama ADORAÇÃO Eu Amo a Jesus.
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Maria a Bem-Aventurada
Aprender a reconhecer a Fonte da nossa confiança, Cristo, o nosso Sumo- Sacerdote. Perceber o cuidado que Deus tem por nós, ao exortar-nos.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
“É preciso saber Vê-lo”
Pr. Rodrigo Marques Gutierrez
O Menino, a Avó e o Lápis.
Tese de Guerdjef.
Fidelização de clientes
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Recomendações para 2013 Colossenses 3:11-17.
Igreja: Família de Deus
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
Floripes Dornelas de Jesus - Lola
IGREJABATISTABRASILERIA
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
O Alvo do Cristão Mateus
A habitual dependência diária de Deus é o fundamento da fidelidade e do sucesso na vida. Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
EFS – Encontro de Facilitadores e Supervisores da ABS 25/05/2014
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
MALEDICÊNCIA E O PERIGO DA AUTOCONFIANÇA Tiago 4:11-17.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A menina dos olhos castanhos
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
COMO ALCANÇAR UM ALVO Podemos ganhar quantas almas quisermos.
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Você e o Lápis Aut. Com Som.
5. Uma comunidade discipuladora
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
6. Uma comunidade adoradora
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
TLC - Treinamento de Líderes de Células
Transcrição da apresentação:

O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos Thalita R. G. da Silva UNASP

Talvez você pudesse encontrar na Igreja uma tarefa mais fácil que liderar juvenis e adolescentes de 10 a 16 anos. Contudo, não poderia encontrar atividade mais compensadora.

Dos 10 aos 12 anos Há uma diferença muito grande entre o desenvolvimento das meninas e o dos meninos. Leve em conta ao planejar as atividades. Preferem o seu grupo mais do que a família. Cuidado com a marginalização de indivíduos de fora do grupo. Adoram heróis e são perfeccionistas. Rebelam-se contra a autoridade. Seja um guia, um líder e não um ditador.

“Não tente, por sua força, ser um exemplo, mas deixe que Cristo brilhe através da sua personalidade.”

Dos 10 aos 12 anos Têm padrões elevados para si. Ensine-lhes o valor de estar firmes em Cristo. Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmos (1 Jó 1:9). Têm fome de Deus. Sua fé é simples e sua cabeça está cheia de dúvidas sobre a Bíblia. Gostam de encontrar respostas por si mesmos na Bíblia.

Dos 10 aos 12 anos Estão começando a compreender melhor os simbolismos (estudos bíblicos). Ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como LÍDER de suas vidas. Nessa fase procure nutri-los mais do que lançar desafios. “O que o indivíduo aprende na idade de 10 a 12 anos leva consigo até o túmulo.”

Dos 13 aos 16 anos Descobriram a existência de dois mundos: um, que é o seu, interior, e outro, exterior, o mundo dos adultos. Sentem o peso e a pressão vindos tanto de dentro de si quanto do mundo exterior. Acontece um segundo parto. Um “banho”. Sente-se embaraçado com as transformações físicas. Teme o vexame ao participar na igreja.

Dos 13 aos 16 anos Quer saber para que serve o que está fazendo (ex. memorizar versículos). Explique-lhe o poder da palavra de Deus na vida prática (Sl 119:9). Quer pertencer a uma comunidade. Mostre-lhe que pertencendo a Cristo podemos ter comunhão genuína com outros cristãos.

Dos 13 aos 16 anos Pouco vai adiantar convencê-lo que os cristãos são os melhores amigos do mundo e as vantagens de freqüentar a Igreja. O que realmente o prenderá será a certeza de que é querido e que a sua opinião é ouvida e valorizada. Cultua heróis sofisticados e sonha que é um deles. Tem desejo de possuir coisas, se frustra por não poder comprar o que quer.

Dos 13 aos 16 anos Procure conduzir seus pensamentos a Cristo e às coisas básicas da vida cristã: oração, devoção, ano bíblico... Quer uma fé que seja prática. Faça sempre uma aplicação geral e outra específica: Como você pode aplicar isto à sua vida diária? Esta verdade vai fazer alguma diferença na sua vida?

Dos 13 aos 16 anos Está cheio de dúvidas sobre o cristianismo. Dê-lhes a oportunidade de fazerem perguntas. Responda sempre apontando os princípio bíblicos. Está procurando um ideal. É importante que ele saiba em palavras bem atuais dar a razão da sua fé em Cristo. Treine suas aptidões para isto.

Finalmente... Seja um líder equilibrado que apresente o evangelho de maneira prática e positiva: “Que nada vos impeça de trabalhar para o Senhor, pois podeis ter a certeza que de tudo o que fizerdes, por Ele, nada se perderá, nem se fará em vão!” (1 Cor 15:58)