Agrupamento de escolas de Lagos Ensino Básico. Agrupamento de escolas de Lagos As escolas : The schools 1 escola básica com 2º e 3º ciclo ( escola sede)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presenter’s Notes Some Background on the Barber Paradox
Advertisements

Photos by Astronaut Sunita Williams
11th Active Learning in Engineering Education Workshop
RCAAP Project João Mendes Moreira, FCCN Berlin 7, Paris, 04/12/2009.
Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)EELA Grid School – December 04, 2006 Enhancing SegHidro/BRAMS.
Inquiry about eating habits (Inquérito sobre hábitos alimentares)
MANUAL EBSCONET.
São Paulo - November 7, 2013 Measuring the Cost of Formalization in Brazil © 2003 The Ronald Coase Institute Adopting RCI methodology to measure start.
Chapter Six Pipelining
INPAs insights on LBA (and its role as the coordinating institution): (based on and the message from INPAs General Director, Dr Adalberto Val, and on former.
Recommendations from 16 th SSC on MCT document on LBA-2.
FPS 19: HEALTH PROMOTION AT WORKPLACE
Ensuring Community Participation in Developing An HIV Prevention Intervention for Psychiatric Settings: A US-Brazil Collaboration M.L. Wainberg 1, V. Terto.
Portugal – Fraunhofer Gesellschaft Agreement
From the Characterization of Academic (In)Success in Higher Education Science and Engineering Courses to the presentation of Proposals to Promote its Success.
PENSAMENTOS DE EMMANUEL Nº 1 Emmanuel EMMANUELS THOUGHTS Nº 1 Emmanuel.
III REUNIÃO DE COORDENAÇÃO REGIONAL DA BVS Lewis Joel Greene Editor Brazilian Journal of Medical and Biological Research Medical School of Ribeirão Preto.
Ciência Robert Sheaffer: Prepared Talk for the Smithsonian UFO Symposium, Sept. 6, 1980.
ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS ( ) SEGUNDO NOVOS ESTRATOS VITÓRIA, ES – OUTUBRO 2008 Kenneth Camargo – IMS/UERJ Cláudia Medina – IESC/UFRJ.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
GT Processo Eletrônico SG Documentos Eletrônicos Segunda reunião – 28/08/2009 Interlegis.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Uniform Resource Identifier (URI). Uniform Resource Identifiers Uniform Resource Identifiers (URI) ou Identificador de Recursos Uniforme provê um meio.
Because we were commissioned toGo…make disciples World Evangelism Fund Offering(date)
SECEX SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR BRAZILIAN EXPORTS STATISTICAL DEPURATION SYSTEM Presentation.
Projeto Povos, Culturas e Pontes People, Cultures and Bridges Project 2011/2012 Migrations and Citizenship Office.
República de MoçambiqueCOREP EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO COMPETÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO COMPETÊNCIAS PARA.
Acção de Formação A Biblioteca Escolar: Leitura e Literacia no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário Centro de Formação Júlio Brandão
Indirect Object Pronouns - Pronomes Pessoais Complemento Indirecto
BLUE BEAUTY Photos by Astronaut Sunita Williams Photos by Astronaut Sunita Williams.
Norman de Paula Arruda Filho / ISAE The New Role of Management Education A Brazilian Experience NORMAN DE PAULA ARRUDA FILHO Buenos Aires, 6 de dezembro.
OER LIFE CYCLE Andrew Moore and Tessa Welch.
Ecological Economics Lecture 6 Tiago Domingos Assistant Professor Environment and Energy Section Department of Mechanical Engineering Doctoral Program.
Tópicos Especiais em Aprendizagem Reinaldo Bianchi Centro Universitário da FEI 2012.
Unit 1. To be (ser ou estar) - Present Im not in the library now. Are you motivated to learn? Stevens in 2nd grade. Is Nicole a top student? Are they.
Nomads núcleo de estudos sobre habitação e modos de vida | usp universidade de são paulo | brasil.
Curso Gestão Estratégica de Dívida Pública para os Estados Workshop on Debt Management Strategies for Brazilian Subnationals Jorge Luís Tonetto CONFAZ/GEFIN.
Estoril - 21 de Setembro de Criada em 1998, a APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar, tem como objectivo principal assumir a defesa.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Lecture 2 Properties of Fluids Units and Dimensions 1.
Introdução à Criptografia Moderna – 2ª Lista de Exercícios
Metodologia de Desenvolvimento de Software Hermano Moura Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo.
Where English is Fun!!!... Onde o Inglês é divertido!!! Escola Internacional de Linguas BRAVOwww.bravoecole.com.br Brasilia - DF THE FUN CLUB.
Kiss and Say Goodbye Barry White This is got to be the saddest day of my life Esse vai ser o dia mais triste de minha vida I called you here today for.
BLUE BEAUTY Photos by Astronaut Sunita Williams Photos by Astronaut Sunita Williams.
Aceitacao Acceptance. Aceita a vida que Deus te deu. Accept the life God gave you.
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa Ontology Building Process: The Wine Domain João Graça, Márcio.
Hoje é domingo, 14 de setembro de 2014 Agora mesmo são 22:54 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som Today is Monday, 1 st December Relax.
Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Scaffolding of Self-Regulated Learning in Social Networks Scaffolding do Aprendizado Auto-Regulado em Redes.
BRAZILIAN NATIONAL BUOY PROGRAMME PNBOIA August 2004.
Título do Mestre _____ ____ ______ __ _______ __ _____ ______ ______ _____ _______ _____ _____ _____ Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo.
Statement of the Problem The influence of technology in education is one of the priority subjects in Educational Research, in particular, the creation.
Intercutural studies. Brazil has many schools prepared to receive students in other coutries coming to the exchange student.
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06.
Equação da Continuidade e Equação de Navier-Stokes
Lei de Cotas: Looking at the Implementation of the Brazilian Employment Quota in São Paulo, Brazil Anna C. O’Kelly.
RELATÓRIO CEMEC 06 COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS Novembro 2013.
Aula Teórica 18 & 19 Adimensionalização. Nº de Reynolds e Nº de Froude. Teorema dos PI’s , Diagrama de Moody, Equação de Bernoulli Generalizada e Coeficientes.
Andre Facciolli – Diretor Netbr Automação no Data Center.
Unit l Verb to be.
Unit 22 Relative Clauses and Pronouns.
VOCÊ JÁ FALA INGLÊS FLUENTEMENTE?
Importância da Meditação para Promover Qualidade de Vida
Clicar para rolar Click to run Caminha de 10 a 30 minutos todos os dias.... Sorri enquanto caminhas. Walk 10 to 30 minutes every day… Smile while you’re.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 3.
Three analogies to explain reactive power Why an analogy? Reactive power is an essential aspect of the electricity system, but one that is difficult to.
Introduction to density estimation Modelação EcoLÓGICA
Pesquisadores envolvidos Recomenda-se Arial 20 ou Times New Roman 21.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de escolas de Lagos Ensino Básico

Agrupamento de escolas de Lagos As escolas : The schools 1 escola básica com 2º e 3º ciclo ( escola sede) - 1 elementary school with 2nd and 3rd level (headschool) 5 escolas de 1º ciclo - 5 schools with 1st level 2 jardins de infância - 2 kindergartens Todas as escolas são novas ou são edifícios recuperados, com recreio, refeitório e na maioria, com biblioteca All schools are new or restored buildings, with playground and dining hall and most of them also have a library.

Agrupamento de escolas de Lagos Alunos : Students: Pré – escolar- 135 ( entre os 3 e os 5 anos) Pre-school (from 3 to 5 years old) 1º ciclo- 768 (entre os 6 e os 10 anos ) 1st level -768 (from 6 to 10 years old) 2º e 3º ciclo (a partir dos 10 anos) 2nd and 3rd level (from 10 years old)

Agrupamento de escolas de Lagos Alunos por nacionalidade Students by nationality: 1º ciclo /portugueses =85,3% -1st level Portuguese -655 = 85.3% 2º e 3º ciclo/ portugueses- 886= 85,4% - 2nd and 3rd level- Portuguese = 85.4%

Agrupamento de escolas de Lagos Alunos da Europa Oriental ( Students from countries of eastern europe) Bulgária ( Bulgaria ) – 5 Moldavia ( Moldova )- 42 Ucrânia ( Ukraine) - 14 Roménia ( Romania)- 23 Rússia ( Russia) - 2 Alunos da Europa Ocidental (Students from Western European) Alemanha (Germany) - 10 França (France ) - 20 Reino Unido (United Kingdom)- 18 Irlanda (Ireland)- 4 Holanda (Netherlands) - 8 Outros- Suécia,Bélgica, Itália, Áustria, Suíça Others – Sweden, Belgium, Italy, Austria, Switzerland

Agrupamento de escolas de Lagos Alunos de outros continentes Students from other continents América – Brasil -55 USA America – Brazil-55 USA Ásia – China Asia - China Africa – Cabo Verde -10 Africa - Cape Verde-10 Guiné- 3 Guinea-3 África do Sul South Africa

Agrupamento de escolas de Lagos Professores - Teachers com mais de 40 anos 112 older than 40 years Pessoal não docente- 80 Staff - 80 Direcção - 1 diretor, 1 subdiretor, 3 adjuntos Directorate - a director, a subdirector, three adjuncts

Agrupamento de escolas de Lagos O agrupamento e o desenvolvimento sustentável The grouping and sustainable development O que foi feito até agora: So far, what has been done: Acções de sensibilização e formação junto de alunos e professores -Awareness and training with students and teachers Muitas acções no campo : da protecção ambiental, recursos hidricos, reciclagem, melhor gestão de recursos, promoção de energias limpas e sustentáveis. -Many actions in the field: environmental protection, water resources, recycling, better management of resources, promoting clean and sustainable energy

Agrupamento de escolas de Lagos - Acções no âmbito da promoção da educação intercultural - Actions in the promotion of intercultural education - Intercâmbios com outros países - Exchanges with other countries - No conjunto da vertente ambiental e sociocultural têm sido desenvolvidos dezenas de projectos - Actions regarding the environmental and sociocultural areas have been developed in dozens of projects

Agrupamento de escolas de Lagos O que tem faltado : What has been missing: Uma politica concertada de articulação entre os aspectos ambientais e socioculturais - A concerted policy coordination between the environmental and sociocultural areas A regularidade das acções, tornando-as como quotidianas e fazendo desaparecer os factores casuais. -The regularity of operations, making them on a daily basis and coping with the casual factors A avalição do impacto -The impact assessment A reformulação com base nos resultados da avaliação -Redesigning based on evaluation results

Agrupamento de escolas de Lagos Uma visão alargada das questões do desenvolvimento -A broad overview of development issues Um maior conhecimento das realidades, no ponto de vista alargado -A greater understanding of the realities at the point of viewextended Perceber que temos de ver para além de nós -Realize that we must see beyond us

Agrupamento de escolas de Lagos Devemos assumir We must assume: - Que a qualidade do futuro está hoje a ser decidida - The quality of future is being decided today - Que todas as acções têm impacto - That all actions have an impact - Que os cidadãos são responsáveis pelos seus actos - That citizens are responsible for their actions - Que os recursos são finitos - Resources are finite - Que só o trabalho cooperativo pode ser produtivo - That only the cooperative work can be productive

Agrupamento de escolas de Lagos - Que não pode haver uma visão unilateral dos problemas de desenvolvimento There cannot be one-sided view of development problems - A arrogância e a ignorância já causaram demasiados estragos no planeta e nas sociedades para que possam ser continuados -The arrogance and ignorance have caused too much havoc on the planet and societies so that they can be continued - O preconceito é o maior inimigo do desenvolvimento -Prejudice is the greatest enemy of development

Agrupamento de escolas de Lagos Assim, tendo em conta toda a experiência e trabalhos já realizados ao longo dos anos, bem como questionários, entrevistas e dados de pesquisas feitas pelos formandos para a implementação da agenda 21 escolar, iremos: Therefore, taking into account : all the experience and work already done over the years, as well as questionnaires, interviews and survey data made by trainees for implementation of the School Agenda 21 we will:

Agrupamento de escolas de Lagos 1 - Fazer um inventário de todos os trabalhos existentes nas diferentes escolas e grupos de trabalho. Make an inventory of all existing work in different schools and working groups 2 - Validar os dados recolhidos pelos professores formandos, sobre a implementação da agenda 21 escolar, no nosso agrupamento. Validate the data collected by teacher trainees about the 2nd Generation School Implementing Agenda 21 in our group of schools 3 – Estabelecer prioridades Select priorities 4 - Estabelecer metas viáveis Establish milestones and dead lines feasible 5 - Criar um grupo de trabalho tranversal às diferentes área de intervenção. Create a task force transverse to the various areas of intervention 6 - Estabelecer parcerias com entidades publicas ( autoridades locais e outras ) Establish partnerships with public entities (local authority and others)

Agrupamento de escolas de Lagos O que é possível, dado o diagnóstico já feito e o contexto, começar ou continuar, de momento :

Agrupamento de escolas de Lagos No pilar ambiental : A curto prazo : a implementação de sistema de eco – gestão baseado numa politica de poupança de energia e água, reduzindo o consumo e utilizando estratégias de poupança e redução da produção de resíduos - In short term: the implementation of an eco-management system based on a policy of saving energy and water by reducing consumption and the use of saving strategies; reduction of waste production; - - A médio prazo : a implementação de projectos de mobilidade sustentável - In medium term: the implementation of sustainable mobility projects; - A longo prazo: desenvolver um sistema de aquisições verdes, comércio justos e utilização de materiais reciclados. - In long term: developing a system of green acquisitions, fair trade and the use of recycled materials.

Agrupamento de escolas de Lagos No pilar social A curto prazo : Melhorar e expendir as actividades de voluntariado In short term: Improve and expand the activities of volunteering - A médio prazo : Criação de um plano de mediação social In medium term: creation of a social mediation plan. - A longo prazo: Desenvolvimento de um programa de apoio social escolar. - In long term: development of a school social support program.

Agrupamento de escolas de Lagos No pilar económico In the economic pillar - A curto prazo : correção dos gastos excessivos e desperdicio, para equilibrar o orçamento. In short term: correction of excessive spending and waste in order to balance the budget; - A médio prazo :aplicação de projectos apoiados. - In medium term: application for supported projects; - A longo prazo : a implementação de um orçamento participativo. In long term: implementation of a participatory budget.

Agrupamento de escolas de Lagos No pilar intercultural In the intercultural pillar - A curto prazo : a implementação de um plano de mediação intercultural, a fim de promover a integração das minorias e diferenças na comunidade escolar. In short term: implementation of an intercultural mediation plan in order to promote the integration of minorities and differences in the school community; - A médio prazo: a implementação de um plano de comunicação intercultural, promover a valorização do nosso património cultural ( material e imaterial). In medium term: implementation of an intercultural communication plan; promote the valorisation of our cultural heritage (both material and immaterial patrimony); - A longo prazo : desenvolver uma cultura de escola,verdadeiramente intercultural. In long term: developing a truly intercultural school culture

Agrupamento de escolas de Lagos - Nós acreditamos que o conhecimento partilhado, a vontade de aprender e corrigir os nossos erros, será crucial para o estabelecimento da agenda 21 escolar de 2ª geração. We believe that shared knowledge, the will to change and the ability to learn and correct our mistakes, will be crucial for the establishment of our 2nd Generation School Agenda Queremos depois deste encontro com um maior conhecimento pessoal e institucional que será consolidado ao longo do tempo com benefícios para todos. We want to go back from this meeting with a most knowledgeable and personal institutional ties that we are creating now and will be consolidated over time and fruitful for all.

Agrupamento de escolas de Lagos Obrigada Thank you so much for your time Graça Cabrita

Agrupamento de escolas de Lagos Mais informações sobre o agrupamento, blogs e projectos, em : More information about the grouping of schools in Lagos, blogs and projects at: - avelagos.net - our mail contact - Benvindos Welcome