Profa. Eugenia Fernandes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

Período Composto por subordinação
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAções coordenadas.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Conjunção.
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Orações subordinadas.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Classificações das conjunções
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Período composto por coordenação
PERÍODO COMPOSTO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Orações Coordenadas Sindéticas e assindéticas
PORTUGUÊS.
Período composto por coordenação
Conjunção.
Período composto por subordinação: orações substantivas
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Período Composto por Coordenação
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Substantivas
ORAÇÕES COORDENADAS.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Orações subordinadas substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Gramática.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Português 8º ano Versão Actualizada
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Período composto por coordenação
Orações coordenadas.
Ficha de Revisão 3º Ano.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Coordenação e subordinação
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Revisão para a Avaliação Intermediária
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Profa. Eugenia Fernandes SINTAXE DO PERÍODO COMPOSTO Profa. Eugenia Fernandes

Período Composto por Coordenação ORAÇÕES COORDENADAS

ADITIVAS Ligam dois termos ou duas orações, expressando ideia de adição, soma ou acréscimo: e, nem (e não), mas ainda, mas também, e como também (empregadas depois de não só), etc. A praça continuava ensolarada e havia babás com crianças. O médico não só examinou o cliente, mas ainda prescreveu-lhe uma dieta.

ADVERSATIVAS Estabelecem uma relação de oposição, contraste ou sentido adverso entre dois termos ou duas orações: mas, porém, contudo, todavia, senão, entretanto, no entanto, não obstante, e (com valor de mas). Mariana revirou as gavetas, porém não encontrou nada. Amo; no entanto, não sou correspondida. O sapato serviu-lhe com perfeição, contudo a cliente não ficou satisfeita.

ALTERNATIVAS Ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de alternância, escolha, opção ou exclusão: ou, ou...ou, ora... ora, quer... quer, já... já, seja... seja, A criança ora agitava-se no berço, ora adormecia febril. Ficarão juntos, quer a viagem seja de carro, quer seja de avião. Ou você estuda, ou nada entenderá. Não sei se caso ou se compro uma bicicleta.

CONCLUSIVAS Iniciam orações que expressam uma conclusão ou uma ideia consequente do que se disse anteriormente: logo, portanto, assim, por isso, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), etc. Não guardou nenhuma economia, logo vive de favores. A chuva caíra mansa durante dias; acabara, pois, a seca. Eu estudei muito, portanto estou preparado para a prova.

EXPLICATIVAS Ocorre quando a segunda oração dá uma explicação sobre o motivo ou a razão do que se afirmou na primeira: que (= porque), pois (anteposto ao verbo), porque, porquanto. Os hóspedes ficaram satisfeitos, pois foram bem atendidos. Não insista, que ele não irá ao encontro. Saia, porque o professor está pedindo.

Período Composto por Subordinação ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Orações Subordinadas Substantivas  Apresenta valor de substantivo e exerce, em relação à oração principal, a função de sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou aposto. Espero que você venha. Espero a sua vinda. Trata-se de um gol que não se pode defender. Trata-se de um gol indefensável.

Não sei SE essas medidas darão resultados. ORAÇÃO PRINCIPAL  A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo e vem introduzida, geralmente, por conjunção integrante (que/se). Não sei SE essas medidas darão resultados.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de SUJEITO do verbo da oração principal. Acontece que não gosto mais daqui. Convém que eu não me manifeste. É bom que fiquem mudos nesse momento.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA Exerce a função de OBJETO DIRETO do verbo da oração principal. Pensei que fosse conjuntivite. Aposto que você não pode.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA Exerce a função de OBJETO INDIRETO do verbo da oração principal. Necessito de que você me ajude. Lembrou-se de que ainda não entregar a pesquisa ao professor. Ela queixou-se de que estava com dor nas costas.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA Exerce a função de PREDICATIVO do verbo da oração principal. A verdade é que não parece se dedicar muito ao estudo. A minha esperança é que no serviço militar, ele crie jeito.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL Exerce a função de COMPLEMENTO NOMINAL do verbo da oração principal. Estou convencido de que ele é o seu namorado. Chegou a prova de que a felicidade completa é feita de pequenas alegrias.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA Exerce a função de APOSTO do verbo da oração principal. Eu lhe disse apenas isso: que não se aborrecesse com ela. O Ministério da Saúde adverte: (que) fumar é prejudicial à saúde.