Por Marcio Belo Mestrado em Computação PGCC/IC/UFF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios em Implementar um Sistema Sensível ao Contexto (Challenges in Implementing a Context-Aware System) Autor: M. Satyanarayanan Alunos: Márcio de.
Advertisements

Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem
Universal Plug And Play Integrando inteligências computacionais por Marcio Belo R. Silva 7 de agosto de 2002 Orientador: Prof. Orlando Loques UFF - Universidade.
Laboratório de Sistemas Integráveis
MIDDLEWARE BASEADO EM AGENTES MÓVEIS PARA SUPORTAR COMPUTAÇÃO MÓVEL
Ambientes de Computação Empresarial e Avaliação de Custos
Component-Based Frameworks for E-Commerce Agnaldo Kiyoshi Noda.
Etienne C. R de Oliveira Redes Avançadas para Computação em Grade
Marco Picone, Michele Amoretti, and Francesco Zanichelli Department of Information Engineering, Univ. of Parma, Italy Manweek 2009 Apresentado por Julio.
Mapeamento Objeto Relacional
1 Data Integration in a Bandwidth-Rich World Ian Foster and Robert L. Grossman Universidade Federal Fluminense Doutorado em Computação – Engenharia de.
The OptIPuter.
Algoritmo de Escalonamento para Aplicações em uma Grade Computacional Extensível aos Receptores Digitais de Televisão Bruno Guazzelli Batista Orientadora:
Grid Anywhere Um Middleware Extensível para Grades Computacionais
Algoritmo de Escalonamento para Aplicações em uma Grade Computacional Extensível aos Receptores Digitais de Televisão Bruno Guazzelli Batista Orientadora:
QoS para Realidade Virtual
Integração de Bancos de Dados Amplamente Distribuídos
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Princípios e Paradigmas 2ª Edição ANDREW S
Uma estratégia para implementar Computação Paralela
Grid Computing DCC/FCUP Inês Dutra sala: 1.31
1 Felipe L. SeverinoPDP Enhancing Grids for Massively Multiplayer Online Computer Games Felipe L. Severino Programação com Objetos Distribuídos paralela.
Research of Dynamic SOA Collaboration Architecture
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Programação Distribuída e Paralela
Segurança em Grades Computacionais
Aluno: Lucas Bucci da Silveira Orientador: Carlos Roberto Lopes
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Computação - INE – Luís Fernando Custódio Seminário de Metodologia GPU em Ambientes Compartilhados.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Modelo para Integração de Sistemas de Detecção de Intrusão através de Grids Computacionais Paulo Fernando da Silva Carlos Becker Westphall Carla Merkle.
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
Grid Computing DCC/FCUP Inês Dutra gab. 1.31
Sistemas Distribuídos
Simple Locality-Aware Co- allocation in Peer-to-Peer Supercomputing Felipe Jung Vilanova Rodrigo Gheller Luque.
Computing on large scale distributed systems: experience of the XtremWeb project CMP-157 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA Prof. Cláudio Fernando Resin.
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
CORBA Commom Object Request Broker Architecture Conhecendo o Padrão da OMG 3º Engenharia da Computação Vitor C. Tamarozi Romeu L. Furlan Júnior Prof. Edson.
Introdução à Computação em Grade Porto Alegre, Maio/2006 Centro Nacional de Supercomputação CESUP/RS Realização: Projeto GradeUFRGS Material pertencente.
TECA – Tecnologias para agricultura
Interação Homem Computador
OpenModeller. Three Laboratories involved: –LAA (Laboratório de Automação Agrícola) Architecture: protocols and standards for the system integration.
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
Um Sistema Peer-to- Peer para Armazenamento Distribuído de Arquivos Daniel Mauricio Sthor Lauro Luis Costa Lucas Nascimento Ferreira Departamento de Informática.
Análise de Estratégias de Green Computing em Grades Oportunistas.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Renato Brasil Rodrigo Duarte Fabiano Machado Caio Farias Nikolas Seiji Ulisses
A Worldwide Flock of Condors: Load Sharing among Workstation Clusters D. H. J Epema, Miron Livny, R. van Dantzig, X. Evers, and Jim Pruyne Apresentado.
1 Gerenciamento de Recursos em Sistemas de Grande Escala Jeferson R. Marques Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME-USP
Gustavo Romano Humberto Gomes PPGC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE INFORMÁTICA.
Multiparadigma das Comunicações em Java para Grid Computing Fernanda R. Ramos Luiz Felipe Marco Eiterer Profº Alcides Calsavara, Ph.D.
Condor Services for the Global Grid: Interoperability between Condor and OGSA Clovis Chapman et al Proceedings of the 2004 UK e-Science All Hands.
Comparativo GridSim x MONARC 2 Programação Distribuída e Paralela – 2006/2 Prof.: Cláudio Geyer Aluno: Anderson Bestteti.
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
Roteiro Introdução Arquitetura Características Algoritmos de Escalonamento Tipos de Grades Projetos Aplicações Conclusão Perguntas Thiago Soares de Carvalho.
GRIDCC GRICC - Instrumentação Remota de Grade com Controle Distribuído Computacional William Santos RGM Lucas de Carlo RGM
Scalable Grid Application Scheduling via Decoupled Resource Selection and Scheduling VLADIMIR GUERREIRO Publicado em: IEEE International Symposium, 2006.
Grades Computacionais Redes de Computadores II Thiago Soares de Carvalho Professores Luís Henrique M. K. Costa Otto Carlos M. B. Duarte 2007.
Fábricas de Software Momentos de Reflexão
Ilda Manuela Martins Ferreira Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008.
Apresentação Assuntos : Grids OurGrid
TÍTULO DO ARTIGO AUTORIA.
Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci a Professor Antônio.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Texto Analisado INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SISTEMAS CENTRALIZADOS DE CONTROLE DO TRÁFEGO URBANO EM TEMPO REAL XVII Congresso da ANPET Hamifrancy.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Ontologias na Descoberta de Recursos da Computação Pervasiva Renato Dilli – TA2PD e TEWS UCPel – PPGINFO – Set/2008.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

Por Marcio Belo Mestrado em Computação PGCC/IC/UFF QoS em computação GRID Por Marcio Belo Mestrado em Computação PGCC/IC/UFF

Introdução: o que é GRID ? Mudança da computação centralizada para distribuída Barateamento de custos: downsizing Aumento da capacidade da rede GRID Definição: habilidade para compartilhar e agregar capacidades computacionais distribuídas e oferecê-las como um serviço Aplicações que necessitam um poder de processamento absurdo GRID x Clusters Mudança da computação centralizada para distribuída: incentivada pelo aumento da conectividade e pelo barateamento de custos: uso de micros ao invés de caríssimos Mainframes; GRID Definição: ... Aplicações...: inatingível por um único computador. NSA produziu um computador de vários teraflops. GRID x Clusters: Clusters dão uma visão centralizada do recurso, com um controle centralizado... Geralmente aplicado para balanceamento de carga. GRID: visão de serviço. Cada nodo tem seu gerenciador de recursos separado. Cada nodo é autônomo.

QoS em GRID 3 aspectos fundamentais: O conceito de serviço de GRID A multiplicidade de demandas dos usuário Heterogeneidade dos recursos do GRID 3 aspectos fundamentais O conceito de serviço de GRID: interação do usuário é feita através de requisições ao serviço... Isso torna evidente a necessidade de QoS; A multiplicidade de demandas dos usuários: como a abrangência de usuários é mais ampla, mais ampla é a diversidade de demandas dos usuários. O sistema deve estar preparado para lidar com essa ampla diversidade; Heterogeneidade dos recursos do GRID: é formado por nodos das mais diferentes capacidades e localidade... Alguns dos nodos podem até mesmo serem Clusters;

Problemas de QoS na computação GRID Características que tornam os problemas de QoS em GRID peculiares: heterogeneidade e dinamismo. Questões a serem resolvidas: Mapeamento da descrição da requisição com as propriedades QoS do GRID; Descrição do serviço; QoS adaptativo; Reserva e escalonamento de recursos; Avaliação e feedback do QoS; Características...: Questões: Mapeamento...: usualmente os requerimentos de QoS dos usuários são mais genéricos, enquanto os parâmetros de requerimentos de QoS do serviço devem ser mais granularizados. Descrição do serviço: necessidade de um mecanismo para descrever serviços, uma vez que o ambiente é dinâmico, como novos serviços entrando e saindo. WSDL é uma solução, mas exclui questões de QoS. Além disso, não só os parâmetros usuais de QoS com banda, latência e throughout, mas também a usabilidade, segurança, coalocação e outros fatores peculiares ao GRID; QoS adaptativo: a dinamicidade do GRID faz com que ele deve reagir de forma adequada a mudanças de maneira a manter as propriedades de QoS exigidas (ou as melhores possíveis); Reserva e escalonamento de recursos: surgi da necessidade de atender os requisitos de QoS; Avaliação e feedback do QoS: satisfação do usuário é o mais importante, e deve guiar as decisões para o aprimoramento dos mecanismos de QoS

Proposta: OGSA com suporte a QoS OGSA: Open Grid Services Architecture; Tipos de serviços: persistentes e transientes; Persistentes RegisterServiceQuality FindServiceDataWithQoS Transientes Interfaces para pré-alocação de recursos; Modificação das interfaces de criação das instâncias dos serviços transientes para receberem as propriedades de QoS desejadas para aquela execução; OGSA: foca em compartilhamento de serviços... Serviço é uma abstração dos recursos no GRID, como programas, informação, etc. Define um padrão de interface para serviços de GRID: descoberta de serviços, criação dinâmica de serviços, gerenciamento do ciclo de vida do serviço, notificação e outros problemas. Tipos de serviços Persistentes: serviços permanentes, definidos e utilizados de forma contínua Transientes: tem um ciclo de vida, são criados e destruídos automaticamente Persistentes RegisterServiceQuality: o provedor do serviço define os parâmetros de QoS disponíveis para o serviço; FindServiceDataWithQoS: permite encontrar informação de QoS do serviço;

Conclusões Dos Autores do Artigo Minha Conclusão Devido a natureza dinâmica dos GRIDs, existem problemas peculiares de QoS; Extensão do OGSA para suportar QoS Minha Conclusão GRID: barateamento dos custos de computação QoS em GRID: aspectos de segurança mais relevantes que os de poder de processamento Dos Autores do Artigo Minha Conclusão GRID: melhor aproveitamento dos recursos computacionais distribuídos, sendo possibilitado pela melhoria nas redes de comunicação; QoS em GRID: aspectos de desempenho muito mais difíceis de atingir do que os de segurança, devido ao dinamismo do GRID;

Referências “The Research on QoS For Grid Computing”,P.Juhua, X.Zhang, W.Zhenxing. School of Computer Science and Engineering, Beijing University of Aeronautics and Astronautics, 2003. Grid Computing Info Centre (GRID Infoware) http://www.gridcomputing.com/