Tecnologia Hipermídia e Multimídia Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte Tecnologia Hipermídia e Multimídia CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET Prof. Rudson rudsondant@gmail.com Apostilas.wikidot.com/hipermida
Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Capítulo 6 Os desenhos: Representação dos desenhos Figuras que não são representadas internamente por matrizes de pixel Representação através de entidades provenientes da geometria Desenhos são baseados na combinação de construções geométricas, criados através de editores São armazenados na forma de arquivos geométricos ou metarquivos gráficos ou arquivos vetoriais Mais compactos que arquivos de imagens
Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Capítulo 6 Os desenhos: Representação dos desenhos primitiva gráfica - unidade de dado geométrico; entidade gráfica - primitiva ou coleção de primitivas.
Capítulo 6: Os desenhos Vetorização Processo de passagem do domínio de imagens par o domínio geométrico Exemplo: digitalização de mapas – cartas geográfica são capturadas por scanners e algoritmos sofisticados (normalmente complexos) extraem da imagem entidades geométricas, como linhas e caracteres.
Vetorização http://www.ajs.com.br/vetorizacao/index.html
Capítulo 6: Os desenhos Conversão de varredura (scan conversion) Passagem do modelo geométrico, que se situa no espaço de objetos, para o modelo matricial, situado no espaço de imagens Também chamado de rastelação (rasterization), elaboração (rendering) ou síntese Imagens artificiais também são arranjos de pixel e são representadas pelos mesmos formatos usados para as imagens naturais
Rendering A desert style landscape showing low lying fog in early morning scene. Designed and rendered by Peter: User:Fir0002
Capítulo 6: Os desenhos Principais formatos Metarquivos bidimensionais CGM – padrão bidimensional, independente de fabricante DXF – tridimensional (AutoCAD) WMF / EMF – padrão Windows CDR - CorelDraw Impressão de desenhos PS ou PRN – arquivos destinados a muitos tipos de impressoras (capazes de interpretar a linguagem gráfica Postscript) EPS – variante do Postscript
Capítulo 6: Os desenhos Comparação entre arquivos vetoriais e matriciais (Vantagens) Tamanho: muito menor – informação geométrica é mais sintética No entanto, se detalhes muito pequenos forem representados, arq. podem crescer Ganho de compressão deve ser analisado caso a caso Precisão nas ampliações (escalonável sem perda de resolução) Operações de processamento: mais fácil e eficiente Transformações lineares (rotações, translações, etc.)
Capítulo 6: Os desenhos Comparação entre arquivos vetoriais e matriciais (Problemas) Aspecto dependente do programa e do dispositivo de exibição Tempo para exibição proporcional à complexidade do modelo Inadequado para representar imagens naturais? Grau de dificuldade Imprecisão
Capítulo 6: Os desenhos Funções básicas de um editor gráfico 2D Criação de primitivas gráficas (2D ou 3D): Lineares (1º. grau): retas, poligonais, polígonos Quadráticas (2º. grau): cônicas (elipses, círculos, hipérboles, etc.) Cúbicas (3º. grau): curvas cúbicas
Primitivas lineares e não-lineares
Curvas cúbicas Formadas por concatenação de trechos de curva descritos por polinômios do 3º. grau Tipos mais comuns: curvas de Bézier Conservam a curvatura nas ampliações; Permitem modelagem rápida e flexível de contornos arbitrários e desenhados à mão livre.
Capítulo 6: Os desenhos Funções básicas de um editor gráfico 2D Alteração de atributos: cor, estilos de contorno / preenchimento Construção de estruturas gráficas complexas Combinação de primitivas Transformações Lineares: translações, rotações, mudanças de escala, cisalhamentos Não-lineares: extrusão, falsa perspectiva, deformações, metamorfoses
Transformações lineares Translação Aumento de escala: uniforme e diferencial
Transformações lineares Rotação Cisalhamento
Capítulo 6: Os desenhos Funções básicas de um editor gráfico 2D Visualização Graus de ampliação Diferentes parâmetros de qualidade
A seguir: A terceira dimensão A modelagem consiste na construção de uma base de dados que contém a descrição geométrica da cena a ser usada na animação BD pode estar contida em metarquivos tridimensionais, que geralmente utilizam formatos particulares de editores 3D Exemplos de formatos: DXF (AutoCAD), IGES (CAD, independente de fabricante), 3DS (Autodesk 3D Studio), VRML (modelos de RV, na internet)