Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Medidas de Avaliação de Sistemas de Recuperação de Informação
Modelo de Redes de Crenças
Modelo Probabilístico
Operações sobre o Texto
Tutorial do Meu EBSCOhost
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Página de Acesso
Operações sobre as Consultas
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Banco de Dados Prof. Antonio.
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Indexação Automática de Documentos
Diagrama Entidade-Relacionamento – DER
Especificação de Consultas
Propriedades de Documentos
Recuperação de Imagens
Especificação de Processos
Modelos de Recuperação de Informação
Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS
Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS
O LIMS como ferramenta de gestão do laboratório
A Review of Algorithms for Audio Fingerprinting
Introdução a Teoria da Classificação
Criando um blog com o wordpress. Criando um blog com o Wordpress Acesse:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
O Vote! é uma solução completa voltada para realização de pesquisas de qualquer tipo : Mercadológicas, Qualitativas, Quantitativas entre outras, de forma.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
Ferramenta de Gerenciamento
Como iniciar uma pesquisa
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
Da Biblioteca Virtual para a Biblioteca Real
BANCO DE DADOS - CONCEITOS
Gerenciamento de conteúdo na ALESP
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Adicionando Escalabilidade ao Framework de Recomendação IRF
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
RepositóriUM. O objetivo do RepositóriUM é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato.
Adicionando Escalabilidade ao Framework de Recomendação Idealize
Abertura.
Mineração na Web Introdução a Recuperação de Informação
Recuperação de Informação
 São recomendações que utiliza o perfil do usuário para associar as busca e destacar as informações mais relevantes para o usuário. › Existe dois.
Redes Bayesianas - Aplicação em Recuperação de Informação Rudini Sampaio DCC / UFLA.
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Recuperação de Informação
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Equipe NTM/Santos. SITES DE BUSCA São sites que atuam como robôs na busca de páginas que contém as informações que você procura a partir de palavras chave.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
Apresentação de Resumos -NBR 6028
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Aplicações dos Modelos de Recuperação da Informação na Extração de Conteúdos na Web Metodologia de Ciência da Computação Professora: Odette Mestrinho Passos.
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
FAQ Referência: 2015 Grupo SEB. Menu Superior Busca de Conteúdo Acesso Rápido Ou Menu Lateral Calendário Página Inicial FAQ.
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
FICHAMENTO.
Medidas de Avaliação. Para a maioria dos sistemas computacionais é necessário criar medidas para aferir sua eficácia e eficiência; A medida mais comum.
Indexação e Resumos: teoria e prática
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS

Referências BAEZA-YATES, Ricardo e RIBEIRO-NETO, Berthier. Modern Information Retrieval. 1ª edição, New York: ACM Press, 1999, capítulo 1.

O que é Recuperação de Informação? Coleta, armazenamento, organização, representação e fácil acesso a itens de informação; relevantes à necessidade de informação do usuário.

O Processo de Recuperação de Informação necessidade de informação off-line on-line consulta Coleta Operações sobre a consulta Busca Ordenação Coleção Indexação Índice Operações sobre o texto documento documentos recuperados e ranqueados * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO

Recuperação de Dados x Recuperação de Informação recuperação de itens de informação que possuem os termos da consulta e atendem todas as suas restrições; um item de informação recuperado precisa satisfazer perfeitamente a consulta formulada; não necessariamente a necessidade de informação do usuário. Um único item de informação recuperado incorretamente; indica falha do processo de recuperação de dados. Dados estruturados. Possibilidades limitadas de consultas. Sistema de recuperação de dados: Banco de dados.

Recuperação de Dados x Recuperação de Informação recuperação de itens de informação relacionados a um determinado assunto; que não necessariamente satisfazem a consulta especificada. Recuperação de itens de informação possivelmente relevantes para a necessidade de informação do usuário; mínimo de itens de informação não relevantes. Recuperação de alguns itens de informação não relevantes é aceitável. Itens de informação recuperados são ranqueados. Dados não estruturados. Exemplos: artigos científicos; publicações de grande circulação; Web.

Formas de Acesso à Informação Busca Coleção Navegação * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO

Busca Usuário necessita traduzir sua necessidade de informação em uma consulta; na linguagem disponibilizada pelo SRI. Em geral, especifica um conjunto de palavras-chave; que indicam a semântica de sua necessidade de informação.

Busca

Navegação Usuário utiliza uma interface interativa; para navegar pela coleção de documentos; a procura de documentos relacionados a seu interesse específico. Necessidade de informação do usuário: ampla ou indefinida. Objetivos principais não são claramente definidos no início do processo de recuperação de informação; e podem mudar durante a interação do usuário com o sistema.

Navegação

Navegação

Navegação

Navegação

Navegação

Navegação

Navegação

Navegação

Filtragem Utilização de agentes de software; que buscam automática e permanentemente informação possivelmente relevante para o usuário. Consulta especificada pelo usuário permanece praticamente estática; enquanto novos itens de informação são adicionados ao sistema. Filtragem de informação possivelmente relevante; para a posterior inspeção do usuário.

Filtragem Necessidade de elaborar um perfil do usuário; com a indicação das preferências desse usuário. Esse perfil é comparado com os novos itens de informação inseridos no sistema; com o objetivo de determinar aqueles que são potencialmente de interesse desse usuário em particular.

Filtragem