SNMP: Simple Network Management Protocol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
Protocolos de Gerência de Redes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Gerenciamento de Redes
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Gerenciamento de rede Objetivos do capítulo:
9: Gerência de Rede1 Capítulo 9: Gerenciamento de Redes Objetivos do capítulo: r introdução ao gerenciamento de redes m motivação m componentes principais.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
DNS Introdução.
Gerenciamento de dispositivos
Simple Network Management Protocol (SNMP)
GERENCIAMENTO DE REDES
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Redes de Computadores Aula 5
Modelo de referência OSI
GERENCIAMENTO DE REDES
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Tópicos de Sistemas de Informação A
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Arquitecturas de Gestão Arquitectura de Gestão SNMPv1 (Parte 1) IST/INESC-ID Contactos:
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Equipamentos de Redes Aula 3
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Endereçamento IP.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Protocolos e o Modelo OSI
Fundamentos de RC (parte 2)
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
SNMP Simple Network Management Protocol
PDV Roteado Supermercados.
Sistemas Distribuídos
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Gerenciamento de redes Prof. Rafael Guimarães, PhD
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
Protocolo de Gerenciamento SNMP
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Camada de Transporte: protocolo UDP
SNMP (Simple Network Management Protocol) Professor Eduardo Maroñas Monks Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes.
Tarciana Dias Luciana Oliveira Flávia Falcão
Gerencia de Redes Introdução.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Capítulo 8: Gerenciamento de Redes
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
SNMP Simple Network Management Protocol Grupo 3 Alysson Santos Anderson Lopes Diego Riff Felipe Albuquerque Rafael Borda.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Modelo OSI.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
Simple Network Management Protocol
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Professora Roberta Peracio
Pandora FMS Leandro Ferreira Canhada
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
Transcrição da apresentação:

SNMP: Simple Network Management Protocol Atualmente a Internet é formada por um número enorme de host, roteadores, bridges, etc., que fatalmente apresentam variações no seu desempenho, o que faz com que seja necessário um mecanismo voltado para o gerenciamento desses elementos. O objetivo do protocolo SNMP é oferecer uma forma sistemática de monitorar e gerenciar os elementos que compõem uma rede.

O Modelo SNMP De acordo com o Modelo SNMP, uma rede é formada por quatro componentes: o conjunto de nós gerenciados o conjunto de estações de gerenciamento informações de gerenciamento o protocolo de gerenciamento

O Modelo SNMP

O Modelo SNMP Os nós gerenciados podem ser hosts, roteadores, impressoras, ou qualquer dispositivo capaz de executar uma instância do processo agente SNMP. O gerenciamento é feito a partir de estações de gerenciamento, que são computadores de uso geral, executando o software específico para gerenciamento. As estações se comunicam com os agentes, enviando comandos e recebendo respostas. A inteligência do gerenciamento se concentra nas estações – os agentes devem ser são tão simples quanto possível.

O Modelo SNMP Cada dispositivo gerenciado pelo SNMP mantém um conjunto de informações que descrevem o seu estado. Esse conjunto de informações é chamado de objeto. A coleção de todos os objetos possíveis numa rede é descrita numa estrutura de dados denominada MIB (Management Information Base).

SNMP O gerenciamento é feito com base em informações mantidas nos agentes, que descrevem o estado do dispositivo gerenciado. Essas informações são mantidas em variáveis denominadas objetos. O conjunto de todos os objetos possíveis constitui a estrutura de dados denominada MIB (Management Information Base) Através do protocolo SNMP as estações consultam o estado dos objetos locais aos agentes, podendo também alterá-los se necessário.

ASN.1 – Abstract Syntax Notation A operação do SNMP é baseada nos objetos gerenciados pelos agentes. Para que o gerenciamento de dispositivos de diferentes fabricantes seja possível, é necessário uma forma padronizada para a descrição dos mesmos. A linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation), foi proposta com o objetivo de descrever esses objetos numa forma padronizada e independente de fabricante.

ASN.1 – Tipos Primitivos de Dados

ASN.1 – Declaração de Variáveis Exemplos: count INTEGER ::=100 Status ::= INTEGER {up(1),down(2)} PacketSize ::= INTEGER(0..1023)

ASN.1 – Identificação de Objetos

ASN.1 - Exemplos {iso identified-organization(3) dod(6) internet(1) ... } { 1 3 6 1 ... }

ASN.1 – Transfer Syntax A sintaxe de transferência define como valores dos tipos definidos em ASN.1 são convertidos em bytes para transmissão pela rede. A sintaxe de transferência usada pelo SNMP é chamada de BER (Basic Encoding Rules)

ASN.1 – Transfer Syntax

MIB

O Protocolo SNMP