SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pe. Antonio Vieira.
Advertisements

Parábolas de Jesus.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
no Evangelho de S. Marcos
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
Atos dos Apóstolos 15, 7-21 Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Assim é a Vida....
Profetiza Ez. 37.
A Pintura.
Os efeitos da cruz de Cristo
Deus cria o Mundo.
COMO VOCÊ ENCARA SEUS PROBLEMAS? Clique manual Lique seu som.
Um erro no céu Adaptação: Valéria.
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
Neemias 8,2-4a Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
UMA HISTORIA DE AMOR E ARTE Domingo de Riojas 1630 Design: Marverde.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
TEMAS BÍBLICOS.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE DANIEL
QUANDO DEUS QUER NÃO TEM IMPOSSÍVEL.
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
Oração do Terço Mistérios Gozosos.
Oração do Terço Mistérios Gloriosos.
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
Nossa Senhora das Graças
DONS ESPIRITUAIS “DONS DO ESPIRITO SANTO BENÇÃOS QUE ALMEJO TANTO SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS COMO O PERFUMEDAS ROSAS”
/:Eu confio em nosso Senhor *
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Mistérios Dolorosos.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
“Há entre as espécies animais, fronteiras que não podem ser atravessadas. É impossível surgir novas espécies diferentes das espécies básicas.
O polegar é diferente. Ele parece errado
OH! TÃO CEGO EU ANDEI, E PERDIDO VAGUEI, LONGE, LONGE DO MEU SALVADOR;
Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº ºG.
Sermão de Santo António aos Peixes
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
28 DO TEMPO COMUM Ciclo B Regina Se vivermos a pobreza, saberemos dizer o “Pai Nosso” (Liszt) Monjas de St. Benet de Montserrat Monjas de St. Benet de.
Sermão de Santo António aos Peixes, cap
Sermão de Santo António aos Peixes Estrutura da Exposição/Confirmação
Transcrição da apresentação:

SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)

DIVISÃO INTRODUÇÃO EXÓRDIO INVOCAÇÃO DESENVOLV. EXPOSIÇÃO CONFIRMAÇÃO CONCLUSÃO PERORAÇÃO

Vícios e vaidades dos homens comparando-os aos peixes Quando foi escrito? 13 de julho de 1654 – São Luís O que o Sermão relata? Vícios e vaidades dos homens comparando-os aos peixes Quem o padre CRITICA? A prepotência dos grandes – colonos do Maranhão

OS PEIXES SÃO A PERSONIFICAÇÃO DOS HOMENS = ALEGORIA

PRIMEIRA PARTE “A semente é a palavra de Deus” SAL (PREGADORES) PRIMEIRO PARÁGRAFO “A semente é a palavra de Deus” SAL (PREGADORES) “Vós sois o sal da terra” LIVRO TERRA (OUVINTES) IMPORTÂNCIA DA PREGAÇÃO PARA SALVAR OS HOMENS

SEGUNDA PARTE LOUVOR DAS VIRTUDES “O que pregar aos peixes, esse auditório tão ruim?” LOUVORES EM GERAL – CAP. II Os peixes possuem muitas virtudes... “ ouvem e sentinelas e deu-lhes dois olhos, que direitamente olhassem para cima, para se vigiarem das aves, e outros dois que direitamente olhassem para baixo, para se vigiarem dos peixes”.

SÃO OBEDIENTES – OUVEM E NÃO FALAM LIVRO – LOUVAÇÃO E DEPOIS REPREENSÃO SÃO OBEDIENTES – OUVEM E NÃO FALAM “aquela obediência, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor“ FORAM OS PRIMEIROS ANIMAIS "vós fostes os primeiros que Deus criou“ SÃO OS MAIS NUMEROSOS E VOLUMOSOS "entre todos os animais do mundo, os peixes são os mais e os maiores"

APESAR DISSO... NÃO POSSUEM O PECADO DA VAIDADE VÁRIAS ALEGORIAS, PARADOXOS E ANTÍTESES NÃO SÃO DOTADOS DE RAZÃO, MAS A USAM OS HOMENS AO CONTRÁRIO... EXPLICA O COMPORTAMENTO DOS HEREGES OS PEIXES NÃO SE DEIXAM DOMESTICAR EPISÓDIO DA ARCA DE NOÉ

TERCEIRA PARTE LOUVORES EM PARTICULAR Qualidades dos peixes: Peixe de Tobias o Cura a cegueira "(...) sendo o pai de Tobias cego, aplicando-lhe o filho aos olhos um pequeno do fel, cobrou inteiramente a vista;“ LIVRO

FREAR A SOBERBA, VAIDADE, COBIÇA Rêmora - Um peixe pequeno mas tem muita força em grupo. LÍNGUA DE S.A "(...) se se pega ao leme de uma nau da índia (...) a prende e amarra mais que as mesmas âncoras, sem se poder mover, nem ir por diante.“ "Oh se houvera uma rêmora na terra, que tivesse tanta força como a do mar, que menos perigos haveria na vida, e que menos naufrágios no mundo!“ FREAR A SOBERBA, VAIDADE, COBIÇA

Torpedo Peixe que faz descargas elétricas para se defender. S Torpedo Peixe que faz descargas elétricas para se defender. S.A fazia tremer quem o escutava. "Está o pescador com a cana na mão, o anzol no fundo e a bóia sobre a água, e em lhe picando na isca o torpedo, começa a lhe tremer o braço. Pode haver maior, mais breve e mais admirável efeito? De maneira que, num momento, passa a virtude do peixezinho, da boca ao anzol, do anzol, à linha, da linha à cana e da cana ao braço do pescador"

Quatro Olhos Vê para cima e para baixo Quatro Olhos Vê para cima e para baixo. Representa a capacidade de distinguir o bem do mal (céu-ar/inferno-água). VIGILÂNCIA "Esta é a pregação que me fez aquele peixezinho, ensinando-me que, se tenho fé e uso da razão, só devo olhar direitamente para cima, e só direitamente para baixo: para cima, considerando que há Céu, e para baixo, lembrando-me que há Inferno" (Senão por amor a Deus (cima), então, por repúdio ao inferno (baixo)) - LIVRO

QUARTA PARTE – REPREENSÃO SARDINHAS E SALMÕES SARDINHAS – ALIMENTAM OS POBRES SALMÕES – ALIMENTAM OS RICOS QUARTA PARTE – REPREENSÃO “Os peixes devoram uns aos outros” “Os peixes caem facilmente na armadilha do anzol”.

QUINTA PARTE - VÍCIOS DOS COLONOS O RONCADOR (censura os soberbos falar muito e fazer pouco) O PEGADOR (pobres que vivem das esmolas dos ricos) O VOADOR (ambiciosos) O POLVO (manipuladores e traidores)

NAVIOS QUE NAUFRAGAM NO MAR ENRIQUECER COM A FALÊNCIA DOS OUTROS. DEPOIS DE FALAR SOBRE OS PEIXES... NAVIOS QUE NAUFRAGAM NO MAR ENRIQUECER COM A FALÊNCIA DOS OUTROS.

Sacrificar e reverenciar a Deus. CONCLUSÃO “Com esta última advertência vos despido, ou me despido de vós, meus peixes” ↓ O pregador compara-se aos peixes, mas, ao invés deles, assume que é pecador. Sacrificar e reverenciar a Deus.

ALGUMAS FIGURAS ANTÍTESE "(...) traçou a traição às escuras, mas executou-a muito às claras." "(...) Antônio (...) o mais puro exemplar da candura, da sinceridade e da verdade, onde nunca houve dolo, fingimento ou engano."

COMPARAÇÕES "O que é a baleia entre os peixes, era como o gigante Golias entre os homens." "(...) com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura (...)"

PARALELISMOS E ANÁFORAS "Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes... Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes... Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes..." "Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar..."

IRONIA Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não prego a vós, prego aos peixes." "E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa (...) o dito polvo é o maior traidor do mar."

METÁFORA “A língua de Deus, esta é a língua, peixes, do vosso grande pregador, que também foi rémora vossa, enquanto o ouvistes; e porque agora está muda (...) se vêem e choram na terra tantos naufrágios." "(...) pois às águias, que são os linces do ar (...) e aos linces que são as águias da terra (...)"

TROCADILHOS "E porque nem aqui o deixavam os que o tinham deixado, primeiro deixou Lisboa, depois Coimbra, e finalmente Portugal." "(...) o peixe abriu a boca contra quem se lavava, e Santo António abria a sua contra os que se não queriam lavar."