15ª Edição do AGRINORDESTE – Seminário e Feira do Agronegócio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Unidade de biodiesel da Petrobras
Complexo Regional da NORDESTE
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
As conseqüências do avanço da cana
Agricultura e Meio Ambiente
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Energia e Modernização da Agricultura Elias de Freitas Júnior Diretoria Executiva Diretoria ExecutivaAssessor Palestra apresentada no I Seminário Energia.
Seminário SANTA CATARINA 2015
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Regiões do Brasil.
Energias Químicas no Cotidiano
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
A AGRICULTURA CANAVIEIRA E O MEIO-AMBIENTE
Estimativa do Potencial Energético
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na
Resumo dos Workshops anteriores
Universidade Federal de Campina Grande
Área de Operações Indiretas
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
BIOCOMBUSTÍVEL NO NORDESTE
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Produção de Biodiesel no Estado do Pará: alternativa para geração de renda e inclusão social Apresentador: Luiz Ferreira de França.
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
O Setor Sucroalcooleiro
A atividade agrícola e o espaço agrário
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Antonio José de Figueiredo
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
Agronegócio no Brasil e no mundo
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Principais produtos agrícolas
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
POTENCIAL A SER EXPLORADO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e no mundo
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Fundamentos em Agronomia
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
Plataforma Mineira de Bioquerosene “Farm to Fly” Value Chain.
sub – regiões nordestinas
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
ESTRATEGIA DA EMBRAPA PARA O PROGRAMA DE AGROENERGIA São Paulo, 09/11/2006 Evandro C. Mantovani Secretaria de Gestão e Estratégia.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Transposição do Rio São Francisco 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 17/11/2005 João Suassuna.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Transcrição da apresentação:

15ª Edição do AGRINORDESTE – Seminário e Feira do Agronegócio PALESTRA : CANAL DO SERTÃO Canal da Agroenergia de Pernambuco Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco-FAEPE Centro de Convenções, Olinda, 29 a 31 de agosto de 2007 Palestrante : Renato Augusto Pontes Cunha – Presidente do SINDAÇÚCAR

CANA-DE-AÇÚCAR – BRASIL (t) Última safra Início Pro-álcool Maior safra de PE

BRASIL – ÁREA TOTAL Fonte : IBGE

BRASIL EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR Fonte : SECEX

BRASIL – EXPORTAÇÕES DE ETANOL Fonte : SECEX

CANAL DO SERTÃO LOCALIZAÇÃO Oeste de Pernambuco

BRASIL – POLOS PRODUTORES Canal do Sertão

LOCALIZAÇÃO Canal do Sertão

LOCALIZAÇÃO

INTEGRAÇÃO COM O EIXO NORTE DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

TRANSNORDESTINA

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS Casa Nova-BA 16 Municípios no Estado de Pernambuco Petrolina Afrânio Dormentes Santa Filomena Santa Cruz Ouricuri Trindade Araripina Bodocó Ipubi Granito Exú Moreilândia Serrita Cedro Parnamirim

OBJETIVO Promover o desenvolvimento sustentável da região, proporcionando melhores condições de vida com consequente melhoria de renda, mais empregos e evitando-se, em decorrência o êxodo da população para outras regiões.

OBJETIVO Aumentar a disponibilidade de recursos hídricos em quantidade e qualidade para usos diversos dos recursos naturais, tais como: Abastecimento humano(urbano e rural) Dessedentação animal Agricultura irrigada Pecuária e aqüicultura Agroindústria Turismo e lazer

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Fonte hídrica : Rio São Francisco Suprimento elétrico : 320 MVA(megavolts-ampére) Sistema de captação : estação de bombeamento com vazão total de 140 m³/s(em Sobradinho) Sistema de adução: 457 kms de canal principal + 120 kms de canais secundários = 577 kms de extensão 28 barragens Rede viária : 929 kms

ÁREA POTENCIAL P/IRRIGAÇÃO (hectares) MUNICÍPIO ÁREA Afrânio 1.000 Araripina 2.456 Bodocó 8.906 Cedro 2.000 Dormentes 8.616 Exú 1.220 Granito 924 Ipubi 1.477 Moreilândia 349 MUNICÍPIO ÁREA Ouricuri 45.909 Parnamirim 9.489 Santa Cruz 11.678 Sta Filomena 160 Serrita 2.000 Trindade 12.154 Petrolina 24.824 Casa Nova(BA) 33.829 TOTAL 166.990

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO Água para irrigação contínua Solos apropriados e férteis Fruticultura em pleno desenvolvimento(sinergia com a cana) Usina já instalada em Juazeiro-BA Potencial de produtividade da cana de até 130 t/ha(zona da mata =60 t/ha) Menor necessidade de área Desenvolvimento de novas tecnologias

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS Valor estimado da obra : R$ 2 bilhões(*) Empregos estimados : 333.000 VPL : R$ 14,3 bilhões População atingida : 640.000 pessoas Período inicial previsto : 2003 a 2026 Única opção de expansão da fronteira agrícola do setor, no Estado Sinergia com a Zona da Mata : duas safras complementares Criação de oportunidades de negócios para o setor Diversificação de produtos: Açúcar,Etanol,Biodiesel,Bioeletricidade Influência na cadeia alimentar da caprino-ovinocultura Pequenos negócios no entorno das fábricas a serem instaladas Cana convive com a fruticultura e interage com o polo Gesseiro Fonte : CODEVASF/Governo do Estado(*)

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL É importante para o Brasil organizar, dinamizar e liderar o mercado externo de biocombustíveis, conforme disposto nas “Diretrizes de Política de Agroenergia do governo federal”.

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL “Liderança no comércio internacional de biocombustíveis. O Brasil reúne vantagens comparativas que lhe permitem liderar o mercado internacional de biocombustíveis e promover ações de promoção dos produtos energéticos derivados da agroenergia. A ampliação das exportações, além de gerar divisas, consolidará o setor e impulsionará o desenvolvimento do país”.

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL Processo de obtenção do BIODIESEL-TRANSESTERIFICAÇÃO Matéria Prima Metanol ou Etanol Preparação da matéria-prima Catalisador (NaOH ou KOH Óleo ou Gordura Reação de transesterificação Separação de fases Fase pesada Fase leve Desidratação do álcool Recuperação do álcool da glicerina Recuperação do álcool dos ésteres Excessos de álcool recuperado Destilação glicerina Purificação dos ésteres Resíduo glicérico Glicerina destilada BIODIESEL

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL CARACTERÍSTICAS DE CULTURAS OLEAGINOSAS NO BRASIL

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL Co-Geração Os resíduos da produção sucro-alcooleira que podem ser utilizados na produção de eletricidade via co-geração são o bagaço, a palhada e os ponteiros da cana, além do vinhoto das destilarias de álcool. Do total da energia contida na cana, o álcool responde por cerca de um terço. O restante é distribuído entre o bagaço, os ponteiros e a palhada.

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL Entre os cultivos disponíveis, merecem destaque: Soja(cujo óleo representa 90 % da produção brasileira de óleos vegetais). Dendê Coco Girassol(pelo rendimento em óleo) Mamona(pela resistência à seca

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL PINHÃO MANSO Originário da América do Sul e levado à Índia muito tempo atrás por comerciantes portugueses, tornou-se uma estrela inusitada no cenário mundial dos combustíveis alternativos. No Brasil , há vários projetos para seu plantio e exploração em estudo ou andamento, em regiões como o Vale do São Francisco.

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL PINHÃO MANSO Os frutos do pinhão-manso, que são do tamanho de uma bola de golfe, contêm um líquido amarelado parecido com o óleo de dendê que pode ser transformado em biodiesel, um combustível renovável cada vez mais importante

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL PINHÃO MANSO Diferentemente de outras fontes de biodiesel, a jatropho pode ser cultivada em qualquer lugar-inclusive desertos, lixões e áreas rochosas. Ela não precisa de muita água ou fertilizante, e não é comestível. Ou seja, os agricultores não têm de se preocupar se estão desviando recursos de culturas que poderiam ser usadas para alimentar as pessoas.

O CANAL DO SERTÃO E O BIODIESEL Cultivo energético Custo estimado – em US$ por barril Fonte : Goldman Sachs

OBRIGADO