Anfíbios Prof. Edinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis.
Advertisements

Especialidade de Répteis
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Classes Amphibia e Reptilia
RÉPTEIS.
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
SUPERCLASSE Amphibia(Anfíbios)
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
Classe dos Anfíbios adalberto.
Super-classe Tetrápodes
Super-classe Tetrápodes
Diversidade Principais Características Classificação
Répteis.
Classe Reptilia.
Professora: Rosana Moraes
Répteis Reptare= rastejar
ANFÍBIOS.
RÉPTEIS.
ANFÍBIOS.
Anfíbios Profº André Maia.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 25 Anfíbios.
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Professora Fernanda Landim
RÉPTEIS.
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
Anfíbios.
AULA 26 Répteis.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
ZOOLOGIA ANFÍBIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
O início da Conquista do Meio Terrestre
DIVERSIDADE ANIMAL III
Classe Amphibia (Anfíbios)
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
Mais adaptados ao meio terrestre
ANFÍBIOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula - Répteis
ANFÍBIOS DUPLO.
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
RÉPTEIS.
Chordata Anfíbios Prof. Esp. Lucas Cruz.
ANFÍBIOS.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Répteis.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
RÉPTEIS.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
Os Anfíbios.
Répteis BALA 2012.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Transcrição da apresentação:

Anfíbios Prof. Edinho

Anfi = duas; bios = vidas. Anfíbios Anfi = duas; bios = vidas. Primeiros tetrápodes terrestres.

Vida Terrestre Respiração pulmonar com pulmões saculiformes

Vida Terrestre Respiração cutânea com Epitélio Fino, Úmido, Intensamente Vascularizado e Rico em Glândulas Mucosas

Coração tricavitário Circulação dupla, fechada e incompleta.

ESQUELETO

Coanas Nasais Boca Língua

Alimentação

Metamorfose Fase Larval: Respiração branquial Excreção de uréia Aquáticos Fase Adulta: Respiração pulmonar Excreção de amônia Terrestres

Metamorfose

Órgãos dos Sentidos Visão predominante (predadores)  Visão baseada em movimento. Audição desenvolvida, com tímpano.

Reprodução Ovos sem casca (dependência da água para a reprodução). Fecundação externa. Desenvolvimento indireto.

Classificação

Anura (A = sem, uros = cauda) Sapos, rãs e pererecas. Desprovidos de cauda. Pálpebras nos olhos. Pele rica em toxinas em várias espécies.

Urodela (uro = cauda) Salamandras e tritões. Possuem pernas e cauda. Espécies terrestres com pálpebras. Pode ocorrer neotenia (larva madura sexualmente) em axolotes.

Ápodos (a = não, podos = pés) Corpo alongado. Sem patas ou cinturas. Até 200 vértebras. Cauda curta. Olhos atrofiados ou recobertos de pele.

Classe Reptilia

Répteis O répteis foram os primeiros vertebrados essencialmente terrestres. Foram os primeiros vertebrados a apresentarem ovo com casca . A pele é seca, queratinizada, com escamas epidérmicas ou placas ósseas.Não funcionam portanto como forma respiratória nem tampouco para obtenção de água. Apresentam pulmões parenquimatosos e bem mais desenvolvidos que os anfíbios. Respiração pulmonar ,podendo ocorrer respiração cloacal (tartarugas).

Os répteis Os ovos dos répteis são recobertos por uma casca de cálcio que impede a dessecação do embrião em meio terrestre. A casca porosa permite a difusão dos gases. O alantóide permite que o embrião acumule seus excretas ao longo do desenvolvimento e o âmnion reserva água para o embrião e amortece impactos com o meio. Os machos possuem pênis e a fecundação é sempre interna. Desenvolvimento é direto não há passagem de forma larval. A maioria das espécies é ovípara.

Os répteis São animais ectotérmicos. O coração possui três cavidades com início de separação entre os ventrículos(septo de Sabatier). Os crocodilianos possuem coração com quatro cavidades (Tetracavitário). A circulação é fechada,dupla e incompleta. O excreta nitrogenado principal é o ácido úrico.

A conquista da terra Os répteis foram os primeiros vertebrados equipados para a vida terrestre em locais secos.As principais adaptações desses animais foram : Presença de pele seca relativamente impermeável. Fecundação interna e independente da água. Presença de ovos com casca grossa. Presença de órgãos respiratórios internos. Presença de âmnio e alantóide excretam ácido úrico.

Classificação dos répteis A classe dos répteis compreendem quatro ordens: Rhyncochephalia (Rincocéfalos): atualmente se conhece apenas uma espécie, o Sphenodon puncatatum ,conhecido como tuatara encontrado apenas na Nova Zelândia. Réptil primitivo em extinção,possui um terceiro olho atrofiado na testa,abaixo da pele.Presume-se que esse órgão não funcional tenha relação com a glândula epífise ou pineal dos vertebrados superiores Não peçonhento.

Ordem Squamata( lacertílios e ofídios) Lacertílios (ou sáurios) e ofídios São os répteis dotados de escamas.Os lacertílios -lagartos , lagartixas e camaleões, possuem escamas córneas lisas e são dotadas de língua móvel e de dentes. Os ofídios são as cobras ,cujo corpo é revestido ou por escamas lisas ou salientes,apresentando dentes e língua bífida(bipartida na extremidade superior)

Classificando os ofídios Áglifos : Quando não possuem presas inoculadoras. Ex.Sucuri e jibóia. Proteróglifos: quando possuem dentes sulcados na região anterior da boca. Ex.coral-verdadeira. Opistóglifos: Quando possuem dentes sulcados na região posterior da boca. Ex. falsa-coral e cobra-cipó. Solenóglifos : Quando possuem dentes dotados de canais internos,na região anterior da boca. Ex.cascavel e jararaca.

Como socorrer uma pessoa mordida por uma cobra peçonhenta? Acalmar a vítima,procurando mantê-la tranquila ; o nervosismo faz com que o coração bata mais depressa e o sangue circule com maior rapidez,espalhando o veneno pelo corpo. Lavar o ferimento com água e sabão. Se houver soro antiofídico no local,aplicá-lo na vítima depois de ler cuidadosamente a bula. Mesmo que tenha sido aplicado o soro,chamar um médico ou conduzir a pessoa para um hospital; durante o transporte,a vítima deve permanecer deitada ou sentada; o importante é que fique imóvel,com o membro atingido levantado. Se possível levar a cobra para o hospital a fim de ser identificada.

Características de serpentes peçonhentas e não peçonhentas

Soros produzidos pelo Instituto Butantã ,em São Paulo,fundado por Vital Brasil Soro Anticrotálico - Soro aplicado em acidentes com serpentes do gênero Crotalus (cascavéis.). Soro Antibotrópico -Soro aplicado em acidentes com serpentes do gênero Bothrops( jararacas e urutus). Soro Antielapídico -Soro aplicado em acidentes com cobras corais. Soro antiofídico,polivalente- aplicado em casos de acidentes com cobras não identificadas do gênero Bothrops e Crotalus

Ordem Chelonia Os quelônios : São classificados como quelônios Tartaruga,cágado e jabuti. Apresentam o corpo encaixado numa concha oval com uma parte dorsal -denominada carrapaça -e outra parte ventral -chamada de plastrão.

Ordem Crocodylia Os crocodilianos possuem escamas córneas,que,na parte dorsal estão reforçadas por placas ósseas dérmicas,são representantes ; o jacaré, o crocodilo e pelo gavial. Lembrar que os crocodilianos possuem coração com 4 cavidades e em seu coração não ocorre mistura de sangue venoso com o arterial .No entanto, ocorre tal mistura no Foramen de Panizza.Portanto a circulação e é incompleta.

Alguns exemplos de répteis e curiosidades Os últimos dragões: Na ilha de Komodo ,na Indonésia,vivem os grandes lagartos da espécie Varanus komodoensis ,conhecidos como dragões de Komodo.Quando adultos,chegam a ter mais de três metros de comprimento e pesam mais de duzentos quilos.Comem veados,porcos,cabritos,cavalos e são vários os relatos de camponeses indonésios devorados por esses animais.Certa vez,pesquisadores observaram um dragão de cinqüenta quilos devorar um porco inteiro de 31 quilos em apenas 17 minutos. Alguns exemplos de répteis e curiosidades

Dragão de Komodo Possuidores de dentes muito afiados,causam grandes hemorragias em suas vítimas,que,mesmo quando conseguem fugir ao serem mordidas,geralmente morrem pouco depois.Quando falta alimento,os dragões não hesitam em tornar-se canibais,comendo exemplares de sua própria espécie,principalmente os filhotes.Além de matar as vítimas para imediata degustação,o dragão de Komodo,é capaz de sentir o cheiro de carniça a centenas de metros de distância,costuma varrer a floresta em busca de animais mortos,em decomposição.Ao contrário de uma hiena africana,esses lagartos também comem os ossos do animal abatido,inclusive os dentes,chifres e o que mais houver.Os guias de turismo da ilha de Komodo há muito tempo costumam expor cabras mortas ao sol tropical para atrair os lagartos até a vista dos visitantes.Sem contar que,vez por outra,os moradores deparam com lagartos fuçando no cemitério da vila.É curioso que esses lagartos representem os principais predadores de um ambiente terrestre,título que quase sempre cabe aos mamíferos

Serpentes Venenosas no Brasil

Jararaca

Urutu

Surucucu

Coral