Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Portal do Professor SEED/MEC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Angélica/MS.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS.
“Feliz aquele que transfere o
Reorientação curricular
Programa Proinfo Integrado
Ultiplicadores Maria Aparecida Edilson José Ana Paula Jacy Pereira.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Tutor Professor Jose Cicero
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Portal Educacional Clickideia
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividades à distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Conteúdos e Cronograma do curso
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS www.proinfoivinhema.wikispaces.com 1

Desafios da educação no atual contexto brasileiro 2

Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica. 3

Níveis de formação continuada do Proinfo Integrado Caracteriza-se como formação continuada de professores e gestores escolares Introdução à Educação Digital (40h)‏ Complementação Local (40h)‏ Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h)‏ 4

Curso de Introdução à Educação Digital (40h)‏ Objetivo: familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e Internet. Carga Horária: 40 h O tempo de realização deste curso é flexível, podendo os NTE planejarem, conforme a disponibilidade dos professores e dos laboratórios nas escolas, mais de um encontro semanal. Sendo assim, o tempo do curso pode ser reduzido. 5

Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Estrutura de implementação Total de horas do Curso Introdução à Educação Digital: 40 horas Opção 2: 2h presenciais e 2h a distância Opção 1: 4h presenciais Organização 4h Carga horária da unidade 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 UNIDADES DE ESTUDO E PRÁTICA 6

Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Materiais didático-pedagógicos Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança Unidade 3:Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta Unidade 5: Elaboração e edição de textos (Parte I e Parte II)‏ Unidade 6: Apresentações para nossas aulas Unidade 7: Criação de blogs Unidade 8: Cooperação e interação em rede Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas 7

Avaliação e Certificação A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação. Os critérios para obtenção da certificação são: A nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

www.eproinfo.mec.gov.br O usuário é o seu CPF: Senha é 123456.

Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_1_a Apresente-se aos colegas: escreva uma breve biografia sobre você; Atividade 1_1_b " Tecnologia na Escola e na Sociedade”. Leitura do texto "Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade." Resumindo: Voce deverá responder essa questao. "Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade."

Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_2 - Reflexão com Vídeo Vocês deverão acessar o site do YouTube (www.youtube.com.br) , após ter o acesso ao site , vocês deverão localizar cada um dos títulos dos vídeos e assistí-los. Atividade 1_3: Projeto Integrado de Aprendizagem – definição do tema Obs: Você ira desenvolver um projeto. Nessa atividade você ira escolher somente o tema, e postar no fórum.

Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_4 - Participação em fórum de discussões on- line. Agora que vocês já debateram e escreveram sobre a temática do seu projeto integrado de aprendizagem, o que acham de publicar o texto que produziram para que sejam lidos e conhecidos por todos os colegas?

UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE Atividade 2.1 - "Aprendendo a Navegar na Internet" . http://portaldoprofessor.mec.gov.br Nessa atividade voce pesquisará uma aula para lecionar na STE ou Sala de Aula, deverá citar a aula escolhida no forum. Atividade 2.2 - Ainda Navegando Diante dos sites sugeridos, faça uma síntese de dois sites que mais chamou a sua atenção.

UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE. Atividade 2_3 Uma boa navegação Vocês já vivenciaram a experiência de navegar na Web, agora neste fórum vocês irão acessar um site de busca (cadê, google,...), onde deverão encontrar dois endereços de sua preferência escrevendo um breve relato do que podemos encontrar nos sites, copie o endereço do site e cole no final do relato .

UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE Atividade 2.4 - Sabendo aonde ir. VOCE IRÁ PESQUISAR UM SITE OU SOFTWARE PARA TI AJUDAR NO PROJETO. E citar ou seja copiar o link e colar no fórum.