Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Perguntas Frequentes. Esta apresentação contém algumas respostas a perguntas comuns sobre como usar o HINARI Para perguntas frequentes sobre elegibilidade.
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Como pesquisar na NET.
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
Técnicas de pesquisa no Google
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Internet: conceitos básicos
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Pesquisas mais efectivas
Portal de imobiliárias / Sítio web
Métodos De Pesquisa Na Internet
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Pesquisar e usar a informação da Internet
O Professor Bibliotecário
Tutorial da Plataforma MOODLE
PROGRAMA INFOBIBLIO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Dicas para pesquisas no Google
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet".
Meteorologia e Estações Meteorológicas Centro Nónio Centro Nónio Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa sessão de trabalho.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
HINARI Perguntas Frequentes
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Buscando Informação Médica na Internet
1. Aprenda o básico sobre o Google
Pesquisas na Internet Índice
Guia rápido para busca na Internet
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Atividade 2 Juliane Silva De Paula Manfro Prof. Nilzo Machado.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Técnicas de Pesquisa no Google
Equipe NTM/Santos. SITES DE BUSCA São sites que atuam como robôs na busca de páginas que contém as informações que você procura a partir de palavras chave.
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
METODOLOGIA DA PESQUISA
Âmbito “Impactes das Alterações Climáticas na Biodiversidade” Objectivos Identificar os efeitos negativos nos ecossistemas/espécies (actuais e previsíveis),
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
Pesquisar na b-on Margarida Paiva Oliveira Novembro de 2011.
Avaliação de Recursos Web. Quando procuramos e encontramos informação na Web devemos ter em consideração os seguintes aspectos importantes: - Autoridade.
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Internet Pesquisa de informação Internet Pesquisa de informação.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet

INTRODUÇÃO

Com biliões de páginas on-line, podes passar uma vida a seguindo links de umas páginas para outras. O que pode ser divertido, mas não muito eficiente se estás à procura de alguma informação específica. Então, por onde começar? Fazer pesquisas na Internet pode ser como: …………………..

“Procurar uma agulha no palheiro!”

O que não se deve fazer… Nas pesquisas na Internet? Selecionar o primeiro site que aparece... Entregar trabalhos que são cópias do que está nos sites...

É preciso aprender a pesquisar…

APRENDER A PESQUISAR

Motores de Busca (índices e directorias)

Mesma pesquisa, no mesmo motor de busca, em países diferentes

Mesma pesquisa em vários motores de busca ?

Curiosidades Nenhum motor de busca captura mais do que 16% de toda a informação existente na Internet Todos os motores de busca combinados encontram menos de 50% da informação que existe online

Conhecer o Google

No Google – algumas dicas O Google apresenta apenas as páginas que incluem todos os seus termos de pesquisa Para refinar a busca, adicionam-se mais palavras aos termos que já estão introduzidos Procurar frases usando aspas e podendo usar o sinal “+” (mais) entre as citações As pesquisas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas Para excluir palavras, usar o sinal "-" (menos) antes do termo que se quer evitar

No Google – pesquisa avançada

No Google – Directórios

No Google – pesquisa de imagens Mais de 390 milhões de imagens indexadas para visualização As imagens identificadas pelo serviço podem estar protegidas por copyright Podemos visualizar, mas não nos são concedidos direitos de utilização Pode contactar-se o proprietário do site a fim de obter a devida autorização

Conselhos para a pesquisa Usar várias palavras-chave, de preferência nomes (Atenção aos erros de digitação) Combinar palavras-chave, criando frases e usando aspas Usar técnicas para refinar a pesquisa, que variam com o motor de busca, e usar opções de “pesquisa avançada” (Segundo um estudo inglês de 2003, apenas 10% dos utilizadores usam estas técnicas) Depois de encontrar a informação, confirmar a sua exatidão, localizando pelo menos outras três fontes independentes que tenham o mesmo tipo de “resposta” (triangulação)

AVALIAR A INFORMAÇÃO ONLINE

Na Internet Onde encontrar boa informação online? Como avaliar a informação que se encontra? * pensar criticamente * desenvolver um cepticismo saudável * aprender a colocar as questões certas : Quem é a fonte da informação? O que estou a conseguir obter? Quando é que isto foi criado? Onde estou? Porque estou aqui? Como distinguir informação de qualidade do lixo?

Finalidade Qual é o objetivo do site? É comercial? É pessoal? É institucional? É educativo? Autoridade Quem é o autor? O “autor” é uma organização, associação, universidade? Qual é a reputação do autor? É um especialista na matéria? O autor pode ser contactado? Existe uma lista de referências? Existem patrocinadores? Onde está publicado o site? Qual é o domínio? Há alguma forma de identificar a origem do site? Como escolher informação credível no lixo da internet?

Objectividade A informação deixa transparecer um mínimo de preconceitos? A página foi desenhada para manipular informação? Tem algum anúncio comercial? Actualidade A informação é actual? A página está datada? Se sim, quando ocorreu a última actualização? Os links dentro do site e para fora do site funcionam? Existe diferença entre a data em que foi criada a informação e a data de actualização da página? Cobertura Há alguma indicação de que a página está completa? Ou está em construção? Que tópicos estão cobertos? Com que grau de profundidade?

Relevância O conteúdo é apropriado para a sala de aula ou para a actividade em causa? Está ajustado à idade e nível de escolaridade dos alunos? É fiável, exacto, completo e está bem escrito? O conteúdo é relevante? São indicadas outras fontes e recursos de informação? Clareza A informação apresentada é clara? O texto está organizado, é legível e está formatado de forma a facilitar a leitura ? Se existem imagens, elas acrescentam algo ao conteúdo ou são distractores? Se existem avisos, eles interferem com a forma de utilizar a página? As páginas estão bem organizadas? Existem erros de ortografia ou de sintaxe?

Identificação do domínio onde a página está alojada Qual é o contexto geral da página que se está ver? Onde é que me encontro na Web? A quem pertence o domínio? Estudar o URL org – organizaçãowww.dietaesaude.orgwww.dietaesaude.org gov – governamentalwww.pcm.gov.pt/ com – comercialwww.amazon.com/ edu – educacionalwww.ufam.edu.br / /

Anatomia de um URL Tipo de ficheiro (hipertexto) Nome do domínio (localização na internet) Caminho ou directorias no computador para o ficheiro Nome do ficheiro nonio.fc.ul.pt/recursos/pesq_seg_net/Index.htm

“Desconstruindo” um site Partindo deste site:

Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira*Rui Meira O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 Comparar algumas datas incluídas no site

Onde está localizada a página? Que tipo de domínio é este? Pesquisar no google "rudzerHOST“ Porquê usar este site como fonte credível? Posso verificar a informação? Outro exemplo: awareness.ca/english/resources/special_initiatives/wa_resources/wa_shared/tipsheets/deconstructing_webpages.cfm

Orientar a pesquisa e o tratamento da informação Modelo de pesquisa do AERSI

Bibliografia Rede de Bibliotecas Escolares: Learn the Net: How to evaluate and review web resources: 3&rid= &rid=9926 How to search safely for information on the web &pagenum=1&NextStart=1&print=1 Evaluating Web Sites Media Awareness Network: Evaluating Web Sites: