Segurança Ocupacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E. P. I.
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Marcia Cabral Enfermeira
Equipamento de Proteção Individual
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E PROTEÇÃO COLETIVA.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Individual
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
BIOSSEGURANÇA Prof. Ricardo Goulart UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
ISOLAMENTO.
Acidentes com materiais biológicos
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
Biossegurança em Ambientes Coletivos
Integração de Segurança
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Segurança e Medicina do trabalho
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 2
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 3
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
ANTONIO VLADIMIR VIEIRA
Equipamento de Proteção Individual EPI
Cuidado e Importância do Uniforme dos Profissionais da Saúde – NR32
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Equipamento de proteção individual
UTILIZANDO O POWER POINT
Acidente com material perfuro-cortante
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
EPI- Equipamentos de Segurança
Universidade Federal de Santa Catarina
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Segurança e Medicina do Trabalho
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
Noções Gerais de Biossegurança
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
Segurança Ocupacional
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
Treinamento de uso e conservação de epis
AULA 9 do Plano de Ensino.
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
BIOSSEGURANÇA CONSCIENTIZAÇÃO do USO de EPI
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
NORMA REGULAMENTADORA 09
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Profª.Ms. Alexander de Quadros
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
Segurança e saúde no trabalho em UAN
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

Segurança Ocupacional Joel Baumgartner Manicure e Pedicure

Uma incógnita? 1 1 1 2 1 1 2 1 1 1 1 1 2 2 1 3 1 2 2 1 1 1 3 1 1 2 2 2 1

Motivação

Perigo ou Risco? Perigo Risco Estado ou situação que inspira cuidado Perigo ou possibilidade de perigo.

Bernardino Ramazzine Médico Italiano, Pai da medicina do trabalho De Morbis Artificum Diatriba (as doenças dos trabalhadores) Relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações .

O Que São Riscos Ambientais? São agentes presentes nos ambientes de trabalho, capazes de afetar o trabalhador a curto, médio e longo prazo, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho.

Fatores que influenciam TEMPO DE EXPOSIÇÃO CONCENTRAÇÃO INTENSIDADE NATUREZA DO RISCO SENSIBILIDADE INDIVIDUAL

Riscos Químicos São agentes causadores em potencial de doenças profissionais devido a sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados na forma sólida, líquida e gasosa.

Riscos Biológicos Vírus Bactérias/Bacilos Fungos Protozoários

Medidas de controle { EPC Técnica Médica Administrativa Educativa EPI

Medidas técnicas EPC EPI elimina/neutraliza/sinaliza evita ou diminui AMBIENTE HOMEM elimina/neutraliza/sinaliza evita ou diminui O RISCO A LESÃO

Equipamentos de Proteção Coletivas - EPC’s São os equipamentos que neutralizam o risco na fonte, dispensando, em determinados casos, o uso dos equipamentos de proteção individual. Quando instalamos, por exemplo, o protetor contra quebra de agulha, estamos atuando sobre o ambiente de trabalho, esta medida é chamada de proteção coletiva, pois protege o conjunto de trabalhadores.

NR 6 Equipamentos de Proteção Individual Estabelecer que Equipamento de Proteção Individual - EPI, é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Estabelece ainda, as Obrigações do Empregador e do Empregado, respectivamente, inclusive CA - Certificado de Aprovação.

Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s É todo meio ou dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Quando não for possível eliminar o risco, ou neutralizá-lo através de medidas de proteção coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteção Individual - EPI. Como exemplo temos a proteção contra quebra de agulha, instalada nas máquinas, quando não for possível adotar tal medida, ou durante a fase de implantação, adota-se o uso de óculos de proteção.

Motivo adoção EPI Finalidade Medidas gerais insuficientes Falta EPC adequado Caráter emergêncial

Tipos de EPI’s

Responsabilidades Empregados: Usar adequadamente Responsabilizar pela guarda e conservação Comunicar qualquer alteração Cumprir determinação empregador

Biosegurança Surgiu na décida de 70, onde se iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. A Organização Mundial da Saúde mostrava o foco de atenção para a saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos.

Biosegurança Outra definição diz que a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Assim, normas de biossegurança englobam medidas que visam evitar riscos físicos, ergonômicos, químicos, biológicos e psicológicos.

Vestimenta - Jaleco Os vários tipos de jalecos são usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a oportunidade de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, bem como material químico. Devem ser de mangas longas, e quando forem descartáveis necessitam ser resistentes e impermeáveis. Seu uso se restringe somente ao local de trabalho e deve haver um cuidado com o local onde é guardado.

EPI - Luvas Evita contaminação das mãos ao manipular material contaminado ou perfurocortante. O uso de luvas não substitui a necessidade da lavagem das mãos porque elas podem ter pequenos orifícios inaparentes ou danificar-se durante o uso, podendo contaminar as mãos quando removidas. Sua utilização deve existir sempre que houver contato com sangue, fluídos do corpo e materiais que ofereçam risco. Jamais devem ser reutilizadas e precisam ser descartadas após o uso.

EPI - Respirador Máscaras A máscara representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismos. Ela também representa a mais importante medida de proteção das vias superiores, contra os microorganismos presentes durante a fala, tosse, espirro ou qualquer substância que possa ser aspirada.  Antes de iniciar o procedimento, o profissional deve se certificar que a máscara está bem adaptada, protegendo toda região logo abaixo dos olhos, protegendo nariz e boca. Durante o atendimento deve-se evitar tocar na máscara. Devem ser sempre utilizadas no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis. Devem apresentar boa qualidade de filtração e ser seguras durante todo o período de procedimento.

Vestimenta - Touca O uso da touca, evita a queda dos cabelos (que representam uma importante fonte de infecção, já que podem conter inúmeros microrganismos), na área do procedimento. Além disso, ela oferece uma barreira mecânica para a possibilidade de contaminação dos cabelos, através de secreções que possam "espirrar", além de evitar que microorganismos possam colonizar os cabelos do profissional. É uma medida de segurança e de higiene, tanto para o profissional quanto para o cliente.

O profissional deve prender os cabelos, sem deixar mechas aparentes, de forma que a touca cubra todo o cabelo e orelhas. Ao retirar, deve ser descartada no lixo e trocada entre os atendimentos sempre que houver necessidade, devido ao suor e as sujidades. Toucas descartáveis não devem ser guardadas, pois representam um meio bastante propício à proliferação de bactérias. 

EPI - Óculos Os óculos, assim com os respiradore, também representam uma barreira de proteção de transmissão de infecções, mais particularmente, uma proteção para os profissionais, diante do risco de fluídos contaminados e substâncias livres no ar, como quando as unhas são lixadas, atingirem os olhos. Os mais adequados devem possuir barreiras laterais, ser leves e confortáveis e de transparência o mais absoluta possível, sendo de material de fácil limpeza. Quando os óculos apresentarem sujidades, devem ser lavados com sabonetes líquidos germicidas ou soluções antissépticas, enxaguados e enxugados com toalha de papel.

Segurança Ocupacional Uma incógnita? 1 1 1 2 1 1 2 1 1 1 1 1 2 2 1 3 1 2 2 1 1 1 3 1 1 2 2 2 1

seuemail@sc.senac.br www.sc.senac.br