“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Caminhos para Melhorar o Aprendizado
Universidade sem Fronteiras
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Fátima Maria de Melo Brito
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Apresentação.
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Organização do Planejamento com os professores
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Estruturas de Dados com Jogos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
VALE SONHAR.
Transcrição da apresentação:

“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar” DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JACAREÍ NÚCLEO PEDAGÓGICO “Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar” junho-2013 Professora Fernanda Rezende Pedroza

Objetivos: • Apresentar o projeto Vale Sonhar implementado desde 2008 com por meio do Caderno de apoio ao currículo de biologia e do kit de oficinas do Instituto Kaplan para as turmas de 1ª série das escolas de ensino médio; • Apresentar o material proposto para a realização das atividades. • Vivenciar as três atividades propostas para as oficinas; • Esclarecer dúvidas e elaborar um cronograma de datas para a realização de cada atividade.

Pauta 9h30 – café Breve apresentação do projeto Demonstrativos de pesquisas sobre o tema Leitura do texto: “Primeira vez – Quando é chegada a hora?” Realização das Oficinas do Vale Sonhar: 1ª oficina: “O despertar para o sonho” 2ª oficina: “Nem toda relação sexual engravida” Almoço 3ª oficina: “Engravidar é uma Escolha” Orientações sobre o preenchimento dos instrumentos para a DE Leitura do texto para reflexão: “Educação para valores” Vídeo: “Era uma vez outra Maria” 16h30 – encerramento e avaliação

Estratégia de motivação “ O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade, sem que antes, se tenha sonhado com ela.” Teotônio Vilela

Gravidez na Adolescência • No Brasil, 24% dos nascidos vivos são filhos de garotas entre 10 - 19 anos. São Paulo o índice é de 17% (Datasus – 2006) • Início do relacionamento sexual: média 14 a 15 anos ambos os sexos • Evasão escolar - 25% das meninas entre 15 e 17 anos que deixam a escola fazem isso por causa da gravidez • Aumento da pobreza: A escolaridade da mulher é um fator relevante na avaliação do IDH de uma população. 80% dos lares brasileiros contam com a contribuição financeira da mulher. 25% dependen exclusivamente da renda da mulher.

O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS Leitura compartilhada: “Primeira vez – Quando é chegada a hora?” O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS

SOCIODEMOGRÁFICA

IDADE

Uso de camisinha de acordo com a escolaridade 16-20 anos, Brasil, 2003. ESCOLARIDADE Anos de Escola Mulheres Homens Menos de 4 15% 43% 4 – 8 anos 50% 56% Ensino Médio ou Universidade 70% 87%

Com relação aos jovens de 15 a 19 anos Qual é a sua opinião? Deve-se falar de sexo com pessoas menores de 15 anos? Mulheres jovens deveriam esperar o casamento para ter relações sexuais Homens jovens deveriam esperar o casamento Jovens devem receber informações nas escolas sobre contracep Jovens devem receber informações nas escolas sobre camisinha Jovens devem ter acesso camisinha na escola camisinha nos serviços de saúde Religião Catolica romana 61,8 48,1 98,3 98,5 84,6 96,1 75,5   Protestantismo historico 84,4 77,3 96,0 93,1 79,2 89,2 72,5 Pentecostal 81,9 75,0 96,6 95,5 78,8 92,8 72,4 Espirita kardecista 30,1 24,4 100,0 88,7 98,6 88,0 Afro-brasileira 44,9 38,1 94,5 Nenhuma 45,6 34,2 98,2 98,0 88,6 95,8 82,3 Outras 71,3 66,7 92,3 90,8 69,7 84,3 86,2 Total 63,9 52,4 97,8 97,5 83,7 95,0 76,2 Região N e NE 73,4 53,8 97,4 97,6 81,1 66,8 CO e SD 65,6 56,1 96,8 82,7 93,0 76,0 S. Paulo 58,0 50,1 87,7 80,8 Sul 54,6 46,4 82,2 84,1 83,6 94,9 76,1 Com relação aos jovens de 15 a 19 anos Qual é a sua opinião?

Oficinas do “Vale Sonhar” 1ª oficina – O despertar para o sonho 2ª oficina – Nem toda relação sexual engravida 3ª oficina – Engravidar é uma Escolha Comentários: aspectos facilitadores e dificultadores

Leitura compartilhada : “Primeira vez – Quando é chegada a hora”?

Ferramentas de acompanhamento Modelo 1 – sugestão de enquete com alunos (não deve ser enviado para o Núcleo Pedagógico) Modelo 2 – resultado da enquete (PC deve enviar para o Núcleo Pedagógico) Modelo 3 – sugestão de controle de frequência nas oficinas para auxiliar o professor de Biologia (não deve ser enviado para o Núcleo Pedagógico) Modelo 4 – sugestão para compilação dos dados das oficinas para auxiliar o professor de Biologia (não deve ser enviado para o Núcleo Pedagógico) Modelo 5 – Resultado sobre número de participantes nas oficinas (PC deve enviar para o Núcleo Pedagógico)

Modelo 1 - Enquete alunos “grávidos” ENQUETE – GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses?

No de alunos (14-19 anos) que responderam SIM MODELO 2 – RESULTADO ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ESCOLA DER: JACAREÍ Município: Escola: Multiplicador (PC): ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE Série Total Alunos Alunos de 14-19 anos No de alunos (14-19 anos) que responderam SIM M F 1a 2a 3a

PARA AUXILIAR NO CONTROLE DOS RESULTADOS MODELO 3 - FREQUÊNCIA DOS ALUNOS NAS OFICINAS PARA AUXILIAR NO CONTROLE DOS RESULTADOS No Nome do aluno 1a oficina 2a oficina 3a oficina Participação nas 3 oficinas 1   2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

MODELO 4 - OFICINAS VALE SONHAR SÉRIE N° TOTAL DE ALUNOS DA TURMA N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS, sem faltar em nehuma 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina   TOTAL

MODELO 5 – RESULTADOS OFICINAS VALE SONHAR ESCOLA DE: Jacareí Município: Escola: Multiplicador (PC): SÉRIE N° TOTAL DE ALUNOS DO 1° EM N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS, sem faltar em nenhuma delas 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina Total  

Reunião de Pais – E.E. Dr. Francisco Gomes da Silva Prado Currículo de Biologia – 1ª série Ensino Médio   Senhores pais ou responsáveis, Neste 4º bimestre, nas aulas de biologia serão abordados temas que envolvem a sexualidade e a educação sexual. Muitas pesquisas realizadas no Brasil constataram que mais de 90% dos adolescentes tem sua primeira relação sexual aos 15 anos de idade, independente de classe social, cor ou religião. A grande maioria desses adolescentes que possuem vida sexual ativa não se previne de forma adequada e muitos deles acabam se tornando mães e pais ainda muito jovens, além de correrem o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids.Diante desse fato, a escola pode ser um espaço de aprendizado e diálogo para que os jovens conheçam melhor seu próprio corpo, possam refletir, discutir o assunto e então tomar suas decisões de forma mais consciente e responsável. A educação sexual é um direito de todos, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (tema transversal) e Estatuto da Criança e do Adolescente e também está prevista no currículo escolar. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Jacareí, 20 de outubro de 2011. Profa. Fernanda Rezende Pedroza

Oficina9º ano: Valores em Jogo – Projeto “Quebra Tabu” Leitura compartilhada : “Educação para valores” “Os motivos que levam à gravidez nos anos iniciais da vida reprodutiva podem ser inúmeros: acaso; ingenuidade; submissão; violência; dificuldade de obter algum método contraceptivo; dificuldade em negociar o uso do preservativo; forte desejo pela paternidade, com expectativas de mudança de status social e de obtenção de autonomia; desejo de estabelecer uma união estável” Oficina9º ano: Valores em Jogo – Projeto “Quebra Tabu”

Vídeo: Era uma vez outra Maria

Obrigada!