A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursos Profissionalizantes
Advertisements

Gestão Estratégica.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Desafio.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Apoio métodos motivacionais.
Internet.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Prêmios Santander Universidades
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Pesquisa de Clima Organizacional
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Os Caminhos da Pesquisa
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Universidade Positivo
PUC Campinas - Práticas de Formação - Prof. Dimas Gonçalves
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Reunião de Pais 2014.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
SELECIONANDO CLIENTES
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Metodologia Científica
Mobilizando seus colegas de trabalho
Existem momentos ou fases de nossa vida em que precisamos pensar mais cuidadosamente a respeito do nosso futuro e das escolhas que precisamos fazer. Clips.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Identificando Oportunidades
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Política Educacional Brasileira
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos) A escolha da profissão é um processo difícil na vida de qualquer jovem, mas no Brasil essa dificuldade é acentuada pela falta de orientação vocacional e informação profissional nas escolas.

... a orientação profissional e vocacional não constam no currículo! Embora o Art.1º § 2º da Lei nº 9.394/96 diga que o Ensino Médio deve garantir a preparação e orientação básica do aluno para a sua integração ao mundo do trabalho... ... a orientação profissional e vocacional não constam no currículo!

No Brasil, a maioria dos estudantes tem que tomar uma decisão muito cedo, sem qualquer tipo de orientação vocacional. Escolhem determinadas carreiras, muitas vezes, influenciados por moda, pelos pais, por amigos ou parentes bem ou mal sucedidos em suas escolhas, por ilusão de segurança e retorno financeiro, sucesso e/ou status… o superior comple É UMA DECISÃO MUITO IMPORTANTE, QUE NÃO DEVE SER TOMADA NO ESCURO! Muitas vezes, não escolhem outras carreiras por medo de não dar conta ou desconhecimento do leque de possibilidades profissionais que estas áreas têm a oferecer.

INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO E uma carreira bem-sucedida, na realidade, envolve muitas questões. Envolve talento, vocação, dedicação e investimento. Por isso, você precisa planejar com calma e pensar passo a passo no seu futuro profissional. São três os pontos fundamentais que devem ser considerados com muito cuidado: AUTOCONHECIMENTO MERCADO DE TRABALHO INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

AUTOCONHECIMENTO A busca de autoconhecimento pode ser feita de várias formas. Converse com parentes e amigos. Eles podem ter opiniões interessantes a seu respeito e fazer sugestões pertinentes... OU NÃO!!! Procure a ajuda de especialistas em orientação vocacional, e psicologia aplicada. Estes profissionais aplicam testes, fazem entrevistas e promovem dinâmicas de grupo com pessoas em situação semelhante à sua.

Portanto, leve em conta o que você gosta! Um grupo de psicólogos americanos fez um grande estudo e concluiu que decisões de carreira devem ser baseadas não só na aptidão, mas nos interesses mais profundos. Portanto, leve em conta o que você gosta!

Responder a estas perguntas com atenção é um primeiro passo! Procure também refletir - e escrever - sobre si mesmo. Quais são meus desejos, talentos e interesses? Quais são minhas qualidades e minhas limitações? Quais as minhas principais características pessoais? Como posso pagar meus estudos e projetos? Responder a estas perguntas com atenção é um primeiro passo!

Procure ajuda! CIEE http://www.ciee.org.br/portal/apoio/oip/index.asp Centro de Psicologia Aplicada - CEPA http://psicocepa.com.br/ Instituto de Psicologia – SPA UFF http://www.ichf.uff.br/index.php?url=spa Serviço de Psicologia Aplicada – SPA / PUC Rio http://www.psi.puc-rio.br Divisão de Psicologia Aplicada – UFRJ http://www.psicologia.ufrj.br/dpa/ Serviço de Psicologia Aplicada - SPA/ UERJ http://www.psicologia.uerj.br/SPA.html Fundação Mudes http://www.mudes.org.br/home/canal_estudante/default.asp?ID=22 Procure ajuda! Esses serviços especializados, especialmente os oferecidos pelas universidades, costumam ter custo simbólico ou serem até gratuitos!

MERCADO DE TRABALHO No Brasil, poucos jovens escolhem carreiras científicas. 1% dos ingressantes nas universidades faz opção por ciências exatas 1,5% opta por ciências da vida. (INEP/MEC, 2008) ........... A desinformação é um dos fatores da baixa procura pelas carreiras em ciência.

POUCA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR QUE POUCOS JOVENS ESCOLHEM CARREIRAS CIENTÍFICAS? Pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência Unesco/Museu da Vida/Fiocruz/Labjor/MCTI, 2010 ● 2016 entrevistados em todo o país ● Maiores de 16 anos, sendo 25% dos 25 aos 34 anos ● Todos os níveis de escolaridade, sendo 30% com EM completo e ES incompleto ● 65% com renda entre 1 e 5 salários mínimos. POUCA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 36,7% dos entrevistados dão como razão de sua falta de interesse em ciência e tecnologia o fato de NÃO ENTENDER. 91,7% nunca foram a um museu ou centro de ciências. 78% nunca foram a um jardim zoológico ou jardim botânico. Apenas 17,9% souberam citar alguma instituição que se dedique a fazer pesquisa científica no Brasil. Apenas 12,2% souberam citar um cientista brasileiro importante.

Hoje existe uma consciência de que os países ricos são ricos porque investiram em ciência e tecnologia, e não o contrário. Para se tornar mais competitivo, o Brasil precisa investir cada vez mais em ciência, tecnologia e inovação. Precisamos entender de uma vez por todas que esse é o caminho para o crescimento.

Precisa-se de profissionais bem preparados. No Brasil, são muitos os desafios. Precisamos construir conhecimento e propostas de uso sustentável para a biodiversidade da Amazônia e dos outros biomas brasileiros. Temos áreas com enorme potencial petrolífero, hidrelétrico e para energias alternativas - eólica e solar,por exemplo. Precisa-se de profissionais bem preparados.

Precisamos nos preparar para enfrentar as mudanças climáticas, aumentar a produção agrícola para alimentar mais pessoas, desenvolver novos fármacos a partir da nossa imensa biodiversidade, transformar a educação básica para termos melhores universitários... Enfim, é URGENTE despertar o interesse dos jovens para áreas estratégicas.

é o número de professores de Física que faltavam no país em 2008. 70 mil é o número de professores de Física que faltavam no país em 2008. (Capes, 2008) Você sabia que... 200 mil a um milhão é o número de engenheiros que o Brasil precisará até 2022 (dependendo da taxa de crescimento do país) (IPEA, 2010) Segundo o Ministério da Educação, precisamos formar 20 mil doutores até 2020. Para tanto, em 2015 deveriam entrar no doutorado 25 mil candidatos. Em 2011 entraram oito mil; precisaríamos então triplicar o número em quatro anos.

No entanto, as escolhas de curso superior dos jovens brasileiros não priorizam as áreas que o país mais precisa para se desenvolver... E que, portanto, oferecem mais e melhores oportunidades de trabalho. CURSO MATRÍCULAS Administração 870.536 Direito 651.600 Engenharia 474.747 Medicina 97.994 Biologia 83.212 Química 26.795 Matemática 13.472 Física 12.626 O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial, mas em 47º no ranking de inovação. Para avançar, precisa de recursos humanos qualificados, especialmente em engenharia, ciências exatas e da vida. (FINEP, 2011) (Sinopse da Educação Superior, INEP/MEC, 2009) Engenharia: 474.747 Ciências da Vida: 83.212 Ciências Exatas: 52.893 Total de matrículas: 5.115.896

Para contribuir para mudar esse quadro, é preciso mudar a forma como temas científicos são apresentados na educação básica. Do contrário, corremos o risco de perder vários ‘Pelés’ da ciência!!

FORMAR BONS PROFESSORES DE CIÊNCIAS Uma pesquisa mundial sobre a relevância do ensino de ciências, chamado Projeto ROSE, que envolve mais de 45 países e investiga o que jovens concluintes do ensino médio consideram importante no aprendizado de C&T, apresentou alguns resultados interessantes. Dentre eles, descobriram que professores influenciam mais que a família ou os amigos na escolha do curso superior. Então, é importante: FORMAR BONS PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA DESPERTAR MAIS VOCAÇÕES CIENTÍFICAS E ATRAIR MAIS JOVENS PARA ESSAS CARREIRAS!

No nível do ensino superior, temos outro problema No nível do ensino superior, temos outro problema. Cerca de 40% dos alunos matriculados nas universidades públicas, que são as mais disputadas, abandonam o curso antes do fim, segundo dados do INEP/MEC de 2005. A isto chamamos evasão. Vejam o exemplo da engenharia na Escola Politécnica da USP: Em 2010, a Poli-USP ofereceu 180 mil vagas. Apenas 150 mil foram preenchidas. Saíram formados neste ano apenas 35 mil (20%) Segundo o diretor, apenas um em cada quatro formados tem realmente uma boa qualificação.

No entanto, nossa sociedade consome ciência e, portanto, é um bom lugar para cientistas. Vivemos num tempo em que ciência e a tecnologia estão em absolutamente tudo. Toda melhoria social que vivenciamos vem da ciência: os medicamentos, a comunicação, a educação, o conforto, o alimento, a economia, o transporte...

Por trás de tudo isso, tem um cientista Por trás de tudo isso, tem um cientista. Ou melhor, vários - com interesses diferentes e metodologias de trabalho diversas, mas com algo em comum: a vontade de contribuir para construir um mundo melhor.

INFORMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES Os jovens precisam ganhar consciência sobre os assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Para ser um cidadão hoje, é preciso ter opinião sobre vários temas ligados à ciência, pois se você não participar das decisões, alguém vai tomá-las por você...

Será que atitudes individuais podem contribuir para minimizar os efeitos das mudanças climáticas? Como? E as pesquisas com células-tronco, você apoia? Por quê? Você é contra ou a favor do uso de energia nuclear? Por quê?

É por isso que lançamos o site ProfiCiência: para mostrar aos jovens brasileiros as possibilidades de carreira existentes nas diversas áreas da ciência.

Procuramos informar e estimular: » aqueles jovens que ainda não sabem no que querem trabalhar » os que já têm alguma ideia, mas não conhecem bem as opções » os que já estão na faculdade, mas ainda não conhecem as possibilidades em pesquisa » os pais e professores interessados em ajudar os jovens nesse processo

Então agora... Vamos navegar!!!!