História Política de Roma

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMA.
Advertisements

Os segmentos sociais em Roma Antiga.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
HISTÓRIA POLÍTICA ROMA
ROMA.
Prof. Luiz Fagner História
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA: das origens à República
Civilização Clássica Ocidental - Romanos
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
A formação de Roma.
Grupo: Iara – 11 Jackeline – 12 Mariah – 28 Turma: 113
ROMA ANTIGA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma.
Roma.
Profº Leandro de Araújo Crestani
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
Roma * Localização: Norte (Alpes), Sul (Mar Jônico), Leste (Mar Adriático), Oeste (Mar Tirreno)
CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio.
Roma Antiga Professor Marcito.
Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Roma: Período Republicano 509 – 27 a.C.
Professor Romildo Tavares
Prof. Everton da Silva Correa
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Da Monarquia a República Romana (da fundação à expansão)
Roma: da Monarquia à República
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
ROMA ANTIGA nome:rosane crislaine turma:a7
Roma Antiga Nome:Marcelo Sagaz Nome:Cristiano Jacoby Turma: A 7
PROFESSORA : AMANDA RUEDEK
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
ROMA: A EXPERIÊNCIA REPUBLICANA
REPÚBLICA ROMANA.
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
A Construção da Democracia
ROMA ANTIGA.
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Desenvolvido por Marcos Pizzolatto. Início Monarquia República Império Resumo Triunviratos Cultura Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Tema da aula Grupo – Capítulo
Roma antiga Roma antiga.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
ROMA.
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
Aula 1 - Cursinho Noturno
Romanos (I).
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
ROMA.
Roma antiga Roma antiga.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Localização. Localização Estrutura da República Romana (latim = coisa Pública) Dois Cônsules = responsável pelo governo e juiz, auxiliado por.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
Evolução Política de Roma.  VISTA ATUAL DAS RUÍNAS DO ANTIGO FÓRUM ROMANO.
ROMA.
Transcrição da apresentação:

História Política de Roma

Monarquia Na Monarquia, o rei era escolhido por uma Assembleia Curial e tinha o poder limitado pelo Senado. A Assembleia Curial era formada por cidadãos em idade militar e tinha como função: escolher o rei, elaborar e votar as leis. O Senado (Conselho de Anciãos) era um órgão consultivo, cabendo aprovar ou rejeitar as leis elaboradas pelo rei.

MONARQUIA REI ASSEMBLÉIA SENADO PODER POLÍTICO, RELIGIOSO, JURÍDICO E MILITAR ASSEMBLÉIA Cidadãos que votavam as leis criadas pelo senado SENADO Conselho de anciãos (aristocratas - patrícios) que fiscalizava o rei e elaborava as leis

À solidez económica e política da situação dos patrícios somou-se o talento militar dos romanos, que fez de Roma, uma cidade- estado, a sede de um poderoso império; O elemento central da grande estabilidade desfrutada por Roma foi a instituição do latifúndio escravista, que, estabelecido ali numa escala desconhecida pelos gregos, proporcionou aos patrícios o controle sobre os rumos da sociedade.

Pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesãos Monarquia PATRÍCIOS Aristocracia proprietária das maiores e melhores terras e detentoras do poder político PLEBEUS Pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesãos

Patrícios e plebeus. Desde o tempo da Monarquia, a sociedade romana encontrava-se dividida em patrícios e plebeus. Os patrícios pertenciam à camada superior da sociedade, e os plebeus, à camada inferior. Plebeus Patrícios

CLIENTES Não-proprietários que se colocavam a serviço de um patrono (patrício) que cedia uma gleba de terra mediante um pagamento anual

Clientes: Ligavam-se a uma familia de patrícios. Clientela Clientes: Ligavam-se a uma familia de patrícios. Clientela. Obrigações políticas, militares e econômicas. Eram diferentes dos plebeus, porém com o tempo vão acabar se fundindo. Escravos – Originados dos povos conquistados, formavam grupo reduzido.

SENADO Poder Político e Legislativo República SENADO Poder Político e Legislativo Órgão com maior poder, composto por 3 mil senadores vitalícios. Elaboravam as leis, cuidavam de questões religiosas, conduziam a política externa, administravam as províncias, participavam da escolha do ditador. Ditador – Eleito para um mandato de seis meses, em época de guerra.

Havia três Assembléias: Curial – Examinava os assuntos religiosos. Tribal – Responsável pela nomeação dos Questores e Edis. Centurial – Composta pelos centúrias, grupos militares encarregados de votar as leis e eleger os magistrados.

lutas Sociais Crescimento da população e alargamento do território. Repartição desigual. Diferenças entre patrícios e plebeus. Esses conflitos tiveram início quando os plebeus formaram um exército próprio e retiraram-se para o Monte Sagrado: eles reivindicavam direitos políticos .

lutas sociais Os patrícios, por outro lado, precisavam dos plebeus nas atividades da guerra (militares e econômicas). Por isso, aceitaram as reivindicações dos plebeus e instituíram os tribunos da plebe, que podiam vetar leis que considerassem contrárias aos interesses da classe representada.

República- conquistas da Plebe Direitos concedidos aos plebeus Igualdade jurídica (Lei das 12 Tábuas) Igualdade civil, permitindo casamento entre patrícios e plebeus Igualdade política elegendo seus próprios magistrados (Tribunos da Plebe) Igualdade religiosa adquirindo o direito à cargos sacerdotais

Dinastia Júlio-Claudiana

Dinastia Júlio-Claudiana A dinastia Júlio-Claudiana foi a primeira dinastia de imperadores do Império Romano. O nome deriva do apelido de Augusto, pertencente à família Júlia, e de Tibério, um Cláudios|Claudius de nascimento subsequentemente adoptado; Marcada por conflitos internos sangrentos entre os senadores e os imperadores: Tibério, Caio, Júlio César (Calígula), Júlio-Cláudia e Nero. Nero foi responsável pelo incêndio de Roma e pela primeira perseguição aos cristãos.