Metais Não Estruturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ENVELOPE DOS EDIFÍCIOS E O CLIMA
Advertisements

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO MEGA SOL Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA.
Transferências de energia
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
CONFORMAÇÃO MECÂNICA Conformação mecânica é qualquer operação durante a qual se aplicam esforços mecânicos em metais.
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
Perspectiva Histórica
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Jardim vertical Canguru
Tendência dos componentes da caixa de câmbio fabricados em metal leve
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
Materiais absorventes acústicos
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Alterações climáticas
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Energia Geotérmica ENERGIA GEOTÉRMICA
Materiais da Construção
Condensadores resfriados a ar
Mecânica dos Solos Tensões nos Solos.
Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano;

Cerâmica para Fachada Ventilada
Propriedades dos Materiais de Manejo da Pressão de Superfícies
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Materiais de construção I
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Propagação(transmissão) do calor
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Ventilação Natural (VN)
Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural:
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Materiais absorventes acústicos
MATERIAIS METALICOS.
Propriedades dos materiais
Rolamentos Ronaldo Rafael.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT
SISTEMA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Curto circuito Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
Materiais de Construção - Aço
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Dilatometria Professor John Disciplina Física 1.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

Metais Não Estruturais Alunas: Dayanne Severiano Meneguete Julia Souza Nascimento Professora: Maristela Disciplina: Ciência dos Materiais

Metais Não Estruturais Os metais não estruturais são aqueles que devido a suas propriedades não são bons para serem utilizados na base das construções civis, pois não têm a capacidade de suportar altas forças mecânicas.

Logo, esses metais são utilizados em sistemas de vedação ou isolamento térmico ou isolamento acústico, área de acabamento, etc.

Tipos de Metais Não Estruturais Temos como Metais Não Estruturais: Alumínio Cobre Latão Estanho Titânio

Tendências dos Metais Não Estruturais na Construção Civil Sabemos que a Ciência dos Materiais influência de maneira direta as tendências na construção civil, isso acontece devido o fato de que é ela a responsável pelas descobertas das propriedades que classificam os materiais.

É a Ciência dos Materiais que auxilia os responsáveis pela execução de um projeto no momento de definir quais os materiais que serão utilizados durante a construção.

Vamos expor duas tendências que nos chamou a atenção sobre esses metais não estruturais na construção civil:

Prédios Respirantes

Fachadas ventiladas combinam funções estéticas com bom desempenho térmico, além de contribuir para reduzir cargas do condicionamento de ar.

O sistema pode contribuir para reduzir as cargas de condicionamento artificial de ar. Pode também, como uma "capa" protetora, preservar a estrutura e prolongar a vida útil da edificação.

No caso da fachada ventilada, a cavidade formada entre os dois paramentos - de 10 cm a 15 cm de largura. É determinante para o sucesso do sistema, funcionando como colchão de ar renovável.

O fenômeno fundamenta-se em um princípio simples da física: o ar mais quente sobe e, pela diferença de pressão, suga para dentro da cavidade o ar mais fresco.

O ar da cavidade é continuamente renovado e não chega a aquecer a face do corpo da edificação, que permanece protegida.

Telhas de Alumínio

As telhas de alumínio são cada vez mais empregadas em coberturas e revestimentos de edificações não-residenciais. A razão desse uso crescente reside nas características e vantagens das telhas de alumínio em relação aos outros materiais.

Algumas Vantagens: Leveza Resistência à corrosão Refletividade Resistência Mecânica Economia Estética

Leveza Devido ao seu baixo peso específico, o alumínio usado na fabricação de telhas proporciona muitas vantagens, tais como reduzir o peso próprio da cobertura, não comprometendo os esforços permanentes da estrutura.

Resistência à Corrosão O alumínio é um material que tem elevada resistência à corrosão atmosférica, o que garante às telhas uma longa vida útil, superior às outras telhas metálicas. Trata-se de um fato comprovado por galpões montados, e sem nenhum problema de corrosão.

Refletividade As telhas de alumínio, em acabamento natural ou pintadas em cores claras, têm alto poder de reflexão dos raios solares incidentes, reduzindo a temperatura interna das instalações. Devido ao seu elevado grau de condutividade térmica, dissipam rapidamente o calor acumulado, o que favorece um maior conforto no ambiente.

Resistência Mecânica As ligas de alumínio apresentam grande resistência mecânica, o que permite o uso de chapas muito finas na confecção de telhas, tornando-as leves, econômicas e seguras.

Economia As telhas de alumínio são fornecidas em qualquer comprimento, sob encomenda, e em até 12 metros. Isso reduz as sobreposições longitudinais, com economia de material, fixadores e elementos de vedação. Devido às suas características de longevidade, as telhas de alumínio não requerem manutenção no decorrer da vida útil do produto.

Estética As telhas de alumínio, naturais ou pintadas, oferecem um aspecto moderno e decorativo, conferindo às coberturas e fechamentos laterais um aspecto visual muito apreciado no acabamento de edifícios.

Sistemas que Utilizam esses Metais Não Estruturais Sistema de Vedações Horizontais É um subsistema composto pelos elementos que vedam horizontalmente o edifício do exterior (invólucro), e/ou compartimentado a seus ambientes internos em pavimentos, subdividindo-o. A função principal das vedações horizontais é vedar, a mesma das vedações verticais. Os telhados de alumínio se enquadram nesse sistema.

Sistema de Isolamento Térmico e Acústico Isolamento térmico e acústico são inovações tecnológicas na construção civil que tem como objetivos diminuir o sofrimento com o calor nos ambientes cobertos com lajes e telhados. Além de auxiliar na construção de prédios mais sustentáveis. Os prédios respirantes fazem parte deste grupo.

Sistemas de Vedações Verticais O relacionamento da vedação vertical com a estrutura é assunto que está ganhando grande importância nos últimos anos. O uso dos sistemas estruturais com maior grau de flexibilidade pelo emprego de estruturas mais esbeltas, ou pelo emprego de materiais diferenciados como os concretos de alto desempenho, estão levando a uma maior solicitação na capacidade de deformação das vedações verticais. Os prédios respirantes e os prédios revestidos de metal se enquadram nesse sistema.