Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As formas de relevo Prof. Neno
Advertisements

Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
Professor Fabio Limeira
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
Antonio Neto Lima Bonfim
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
RELEVO.
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Professor Luciano Henrique
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Relevo e estrutura geológica
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
Rochas.
Relevo e solo – formação e classificação
Forças endógenas na formação da superfície da Terra: Movimentos orogenéticos (dobramentos), falhamentos e Epirogenéticos Forças.
Agentes do relevo Prof. Cisso.
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
Capítulo 7 – Estrutura geológica
RELEVO.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
GEOMORFOLOGIA TERRESTRE
Relembrando a litosfera
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
RELEVO.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Centro de Ensino Superior do Amapá
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
(Agentes internos e externos)
ROCHAS. CICLO DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS Processos formadores de rochas Material que dá origem às rochas Processos destruidores de rochas.
A tectônica das placas.
Agentes Modeladores do Relevo
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
GEOLOGIA E MORFOLOGIA DO RELEVO BRASILEIRO
ESTRUTURA GEOLÓGICA A Geologia e a geomorfologia reconhecem três domínios estruturas ou macroformas estruturais do relevo terrestre: os crátons ou áreas.
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Coluna Geológica Eons: Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico;
Estrutura geológica no Brasil
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
As principais formas de relevos terrestre
Agentes Formadores de Relevos
Transcrição da apresentação:

Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.

Morfologia do Relevo - Escudos Cristalinos: Camada de rochas ígneas (fogo) de formação antiga(magmáticas). No Brasil são 36% da área total.

Morfologia do Relevo Bacias sedimentares: Depressão de terreno, preenchida por detritos oriundos de terras altas. 64% da área total do Brasil.

Morfologia do Relevo Dobramentos modernos: Estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentos sem resistência.

Morfologia do Relevo Dorsais submarinas: Cordilheiras montanhosas profundas. Fossas abissais: Partes mais profundas e menos conhecidas dos oceanos. 3% do fundo do mar apenas (Ásia e oceano pacífico)

Morfologia do Relevo Rochas sedimentares inorgânicas: Arenito e calcário. Rochas sedimentares orgânicas: Hulha e Petróleo

Bases geológicas do Brasil - Am. Sul: Plataforma sul-americana onde o Brasil está inserido. Está fora das faixas de encontro das placas. Apresenta tectonismo epirogenético. - Cordilheira dos Andes: É a mais extensa do mundo. Se estende por 7.500km, desde o norte da Venezuela até o extremo sul (terra do fogo). Em alguns pontos, são cobertas por florestas e existem vulcões( Tolima, Chimborazo e Cotopaxi)

Patagônia Ao sul da Cordilheira dos Andes. Grande parque natural que se divide entre a Argentina e Chile. Parte chilena: Chove muito e as montanhas ficam cobertas de neve todo o ano. Parte argentina: Grandes campos de grama(pampas)onde venta muito.

O escudo brasileiro Formado por intensa atividade tectônica criando extensões de rochas metamórficas(resultado de uma mistura de pressão e temperatura). Vale fluvial do Amazonas: Presença de sedimentos antigos(paleozóica). Bacia do Paraná: Abrange em torno de 1,6 milhão de Km2 entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Parcialmente atingida pela glaciação, derrames vulcânicos originando solos vermelho escuros de grande fertilidade(terra roxa)

O Modelado da Superfície A Terra: 149 milhões de Km2 por terras emersas e361 milhões de Km2 por oceanos e mares (70,8%). Pico do Everest: Ponto mais alto do planeta, na cadeia do Himalaia, com 8.848 m acima do nível do mar. Oceano pacífico: Com 11.516 m de profundidade. A profundidade média dos oceanos é de3.800m

O Modelado da Superfície O Vulcanismo: Derramamento na superfície da Crosta de magma através de fendas oriundos dos assoalhos oceânicos. Círculo de fogo: Área vulcânica da Terra acerca do pacífico. É onde acontece atividades vulcânicas com frequência.

Epicentro Ponto vertical da superfície ao foco do terremoto.

Intemperismo Fenômenos que transformam as rochas. Ação dos ventos: Erosão, transporte de materiais. Variação de temperatura: Os minerais sofrem dilatação e se quebram, deixando a água passar. Cristalização: O sal trazido pela maresia, se cristaliza nas fraturas. Erosão: desgaste da superfície provocado por vento e água. Podem ser eólica ou marinha.

Intemperismo Deltas: Foz de um rio em forma de leque. Recifes: Grupo de rochas a flor da água. Restingas: terreno arenoso próximo ao mar. Laguna: Depressão formada por água salgada. Fiordes: Entrada do mar envolta das montahas.