Profª Karina Oliveira Bezerra 1ª aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Antropologia?.
Advertisements

Evolução.
Evidências da evolução
Quem é o homem ?.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
Professora: Karina Oliveira Bezerra
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DOS PROFa. MARILDA SILVA COSTA
Antropologia.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Sociologia Jurídica: objeto e método
Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com]
ANTROPOLOGIA MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: uma introdução. 6.ed. – 3. reimpr.- São Paulo: Atlas, O Termo Antropologia deriva do grego.
A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA
Francisco de Assis Batista – professor.
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Da natureza da cultura ou Da natureza à cultura
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Antropologia e Nutrição Humana
Conceituação de História
Descrever as características de cada período da pré-história.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Etnografia e Etnologia
Pré-História “Antes da escrita”:.
Sociologia e Antropologia em Administração
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
A construção da história
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Da Pré-História à História
Ou quem e o que o constitui
Evolução.
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA Prof° Profª. Me. Eloiza Helena Fratari.
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
Antropologia Conceitos básicos
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Cultura: A Transição para a Humanidade
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
Evolução.
Antropologia estudo do homem.
“Homem e Sociedade” - Aulas 1 e 2
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
[Antropologia Cultural]
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
SOCIOLOGIA CIÊNCIA POLÍTICA ANTROPOLOGIA
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
ANTROPOLOGIA: definição, objeto e método.
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA.
Periodização da História
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.
Transcrição da apresentação:

Profª Karina Oliveira Bezerra 1ª aula Antropologia Profª Karina Oliveira Bezerra 1ª aula

O que é antropologia? Do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo” É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões Ou seja, é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

A divisão clássica da Antropologia distingue Antropologia Física (ou Biológica) Estuda o ser humano na sua natureza e na sua condição física. Procura compreendê-lo nas suas origens, no seu processo evolutivo, na sua estrutura anatômica, bem como nos seus processos fisiológicos e biológicos. aspectos genéticos e biológicos do homem. estuda os mecanismos de evolução biológica, herança genética, adaptabilidade e variabilidade humana, primatologia e o registo fóssil da evolução humana.

Antropologia Socio-Cultural Estuda o ser humano enquanto fazedor de cultura. O seu principal objetivo é compreender os relacionamentos humanos, os comportamentos tanto instintivos como aqueles adquiridos pela aprendizagem, sem deixar de analisar os aspectos biológicos que contribuem para o desenvolvimento das capacidades culturais dos seres humanos. Portanto, seu objetivo é conhecer o ser humano enquanto capaz de criar o seu meio ou ambiente cultural através de formas bem diferenciadas de comportamento.

Antropologia Socio-Cultural Linguística - Esse ramo procura compreender a comunicação humana e a influência da língua no processo de reconhecimento do mundo, de cognição, de relacionamento socio-cultural e também na afetividade. Arqueologia - condições de existência dos grupos humanos desaparecidos. A Arqueologia que tem como objeto o estudo das culturas extintas que viveram em épocas, em tempos e em lugares diferentes, de modo particular as que não deixaram documentos escritos. Etnografia se ocupa com a descrição das sociedades humanas por meio da observação e da análise dos grupos sociais, tentando, na medida do possível, fazer a reconstituição fiel de suas vidas. De um modo geral a Etnografia se ocupa com as culturas simples, denominadas “primitivas” ou “ágrafas” (não possuidoras de escrita). Etnologia que, utilizando os dados coletados e oferecidos pela Etnografia, procura fazer a análise, interpretação e comparação das diversas culturas pesquisadas, tentando perceber as semelhanças e diferenças entre elas. Antropologia Social - organização social e política, parentesco, instituições sociais. Antropologia Cultural - sistemas simbólicos, religião, comportamento.

Pré-história Designa tudo o que se passou desde o aparecimento do primeiro ser com postura ereta, até o tempo em que surgi a escrita.

2 milhões de anos estendendo-se até cerca de. 10.000a.c Paleolítico 2 milhões de anos estendendo-se até cerca de. 10.000a.c O indicio mais antigo de prática relacionada à religião do homem e mulher pré-histórico, é o sepultamento. Que esta intimamente ligada, as fontes mais antigas e numerosas da pré-história, que são as ossadas.

Oferendas de alimentos e diversos objetos de adorno como colares, são encontrados depositados em túmulos. Encontraram também, cuidadosamente dispostas em torno e sobre os cadáveres, conchas de moluscos.

PALEOLÍTICO SUPERIOR (40 - 30 000 ATÉ 10 - 8 000 A. C. ) PALEOLÍTICO SUPERIOR (40 - 30 000 ATÉ 10 - 8 000 A.C.). Grutas/Santuários

As Vênus Vênus de Willendorf, 22000 à 24 000 anos. Está esculpida em calcário oolítico, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho. 40.000 - Marfim de mamute Vênus de Brassempouy, 30.000 anos. Acredita-se que na pré-história tinha os lábios e olhos pintados, já que se foram encontrados vestígios de pintura nestas regiões. Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de Vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré- histórico Vénus de Laussel Dama e o Corne, 23000 a 20000 a.c. Vênus Kostenki, Russia, 30000 à 15000 a.C. Esculpida em marfim de mamute.

Neolítico: Revolução agrícola 9.000 -4.000 Çatal hüyük: 6.500ac

Neolítico Os amantes de Gumelnita (segunda metade do V milênio a.C.) Gumelnita (Romênia) Neolítico 9.000 à 4.000 Deus Itifálico* com máscara de pássaro (aproximadamente segunda metade do V milênio a.C.). Deusa do Parto Catal Hüyük (Anatolia, Turquía). Deusa Neolítica Egípcia (aproximadamente final do V milênio a.C.)

A longa viagem...

Artigo para ler: http://www. cliografia Filme: Guerra do fogo