6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Agricultura e Meio Ambiente
O Ciclo da Água.
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente
Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
Ciclo hidrológico Profª Rita C
Ciclo Hidrológico e água Subterrânea
Hidrologia.
A água.
Contar-te uma história
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
ÁGUA.
Água Aula n.º8 (45 minutos).
Ler e escrever, um compromisso de todas as áreas
Distribuição da água na Terra
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Carbono Água CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Nitrogênio Fósforo.
Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também.
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. Os vapores formaram.
O ciclo da Água
Bacias Hidrográficas do Brasil
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.
Água fonte de vida.
O Ciclo da Água.
Escola Básica e Secundária de Luís de Camões
HISTORIA DE UMA GOTINHA
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Hoje vamos falar sobre cuidados com a água.
Ciclo da água Recursos hídricos
HIDROLOGIA.
Os oceanos e os mares Planeta água..
22 de março Dia Mundial da Água
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Também chamado de ciclo hidrológico.
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Água Quanto há na Terra?.
Aqüifero Guarani O maior manancial de água doce do mundo.
O Ciclo da Água.
Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
Recursos hídricos.
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Todos sabemos que sem água não existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Aula de Ciências Divertida sobre a água
PÁGS.: 315 à 327.  Matéria Tudo aquilo que ocupa lugar no espaço.  Sólido: As moléculas ficam bem próximas e quase não se movimentam.  Líquido: As.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
HIDROSFERA Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade Subdomínio:
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
Gestão Sustentável dos Recursos
ÁGUA.
HIDROGRAFIA.
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Recursos Hídricos.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
O Ciclo da Água.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
O Ciclo da Água.
Transcrição da apresentação:

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA A ÁGUA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Volume e distribuição na Terra Total da Água na Terra = 138.015 m3 Distribuição = 3 reservatórios (principais) oceanos continentes atmosfera 70% da superfície da terra é ocupada por água. Desta água: 97% - mares e oceanos Água salgada

2,7 é de água doce que se encontra: 2% nas geleiras 0,59% nos lençóis subterrâneos 0,03% nos lagos e rios Na atmosfera: 0,001%

Ciclo da água na natureza A água está sempre mudando de lugar na Terra, nos mares, na atmosfera. Este movimento constante da água é provocado por: Radiação do sol Inclinação do relevo Permeabilidade das rochas Cobertura do solo pela vegetação

Ciclo da água na natureza O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui: é sempre o mesmo.

Ciclo da água na natureza A água é transferida dos oceanos, mares, lagos, rios e florestas através da evaporação. Na atmosfera o vapor se junta a outros compostos e formam as nuvens. A água volta à superfície da Terra e, dependendo do clima da região cai, sob forma de chuva, granizo e neve (processo de precipitação).

Ciclo da água na natureza Parte da água precipitada, infiltra-se nos solos e alimenta os depósitos do subsolo como os aqüíferos. Outra parte vai escoando pelo terreno e juntamente com os olhos d’água vai alimentar riachos, rios e lagos. Dos rios a água volta aos oceanos e lagos, reiniciando o ciclo hidrológico.

Uso da água no planeta Previsão: em 2025, 2/3 da população mundial estarão vivendo em regiões com recursos hídricos insuficientes. Será necessário um crescimento de 50% a 100% da água para produção de alimento. Cada pessoa gasta por dia, em média, 40 litros de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos antes das refeições...

Atualmente 1,4 bilhões de pessoas não tem acesso a água limpa. A cada 8 segundos morre uma criança por doença relacionada a água contaminada. Um norte-americano gasta aproximadamente 250 litros por dia; Em algumas regiões, como a África, consome-se 15 litros por dia.

Água no Brasil Cerca de 13,7% de toda a água doce do planeta encontra-se no Brasil. Contêm 20% das águas disponíveis no mundo para consumo imediato; - só na Amazônia tem-se 80% desse potencial nacional.

ÁGUAS SUBTERRÂNEA Aqüífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percorre nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra. A medida que vai penetrando no solo a água vai sendo filtrada, fica cada vez mais limpa; pode levar décadas para caminhar algumas centenas de metros; ao encontrar rochas impermeáveis compactas a água forma o lençol freático.

Aqüífero Guarani Poderá fornecer água por 200 anos para toda população da Terra; - ocupa 8 estados brasileiros e 4 países do MERCOSUL, distribuído por 1,2 milhões de km2 (área do estado do Pará).

Aquífero Guarani   O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná. Estende-se pelo Brasil (840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²), área equivalente aos territórios de Inglaterra, França e Espanha juntas.Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total) abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.