MEDIÇÃO DE TEMPERATURA E NÍVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentação de Sistemas - INS
Advertisements

Tecnologia de Comando Numérico
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Amintas engenharia.
Instrumentação de Sistemas - INS
Instrumentação de Sistemas - INS
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
AVALIAÇÃO DE CIRCUITO ELETRÔNICO PARA MEDIÇÃO DE TEMPERATURA EM INSTALAÇÕES POR MEIO DA PORTA PARALELA DE UM COMPUTADOR.
GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação
SENSORES ÓPTICOS INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA KLEBER ANTÔNIO LEITE LOPES
Instrumentação Eletrônica ELE0325
Amintas engenharia.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Slides(aulas) Ref: Digital Communications Bernard Sklar 1a edição
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
HARDWARE DE CONTROLE mV mA.
Aplicações Embutidas com Sensores
Informática Industrial
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Detector Ultra-Sônico
CEP – Controle Estatístico de Processo
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
VAF Instruments Controle e Medição de Viscosidade
DLX pH-RX-Cl DLXB pH-RX-Cl Bomba dosadora microprocessada Display LCD
Transmissão AM Objetivo:
20 anos Servindo você !.
Interfaces de entrada e saída discreta
Matemática Financeira – Unidade 2
GPSAT BRASIL IPLENIX geradores
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
6 Resultados de Medições Diretas
BIOMETRIA.
Métodos Experimentais
Introdução à Instrumentação
Fundamentos de Análise de Sinais
BENCHMARKING.
Instrumentação Industrial
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Medidas Eletromagnéticas
Introdução à Automação
Medidor Eletrônico de Insumos
Introdução à Automação
Aula 3: Sensores.
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Veículo Guiado Automaticamente (AGV)
Medição eletromagnéticas
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Conceitos Básicos de Automação
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Automação e Instrumentação
SMART TAG Etiqueta Inteligente
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Informática Industrial N8INF
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
Técnicas Preditivas Prof. Marcio Bacci 2015/2
Metrologia e Instrumentação
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 6.a Aula: Rede Profibus.
Clique para editar o título Sensores PMR
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Transcrição da apresentação:

MEDIÇÃO DE TEMPERATURA E NÍVEL Objetivo: Medir a temperatura do anel coletor utilizando um sistema de medição de temperatura sem contato (sensor de temperatura), destinada a verificar a qualidade da comutação ao nível das escovas. Com outras medições tendo em comum a corrente de excitação, estudaremos a relação entre elas de maneira a estabelecer uma predição de falhas no rotor. Medição e temperatura sem contato: A termometria infravermelha (IR) mede a energia que é naturalmente emitida de todos os objetos, sem de fato toca-los. Isto permite rápida e segura de temperatura dos objetos que estão em movimento, a alta temperatura ou de difícil alcance. Onde um instrumento de contato pode alterar a temperatura e até mesmo danificar o equipamento. Um termômetro sem contato permite a medição precisa da temperatura do equipamento. Resultados mensuráveis: Os medidores fixos da linha Automation Raytek estão integrados dentro do processos industriais para oferecer uma monitoração continua da temperatura. Os sistemas digitais e inteligentes permitem aos engenheiros de processo, configurar os medidores e monitores de temperatura remotamente. Os medidores industriais da Raytek oferecem confiança, custo-efetivo e soluções de fácil aplicação para monitoração de temperatura.

ESPECIFICAÇÃO DO SENSOR DE TEMPERATURA Sensor THERMALERT SX: O sensor de temperatura thermalert sx combina a alta performance da instrumentação de medição de temperatura sem contato com a tecnologia industrial padrão a dois fios. O sensor sx inteligente combina comunicação digital com a saída de 4 a 20mA permitindo uma configuração remota e monitoração. Especificações do sensor thermalert sx: Código: RAYSXSLTSFL2. Sensor infravermelho série Thermalert SX inteligente “SMART” a dois fios faixa de temperatura de - 18 a 500 C precisão de  1 da leitura ou  1,4C, o que for maior resolução ótica 33:1 saída de 4 a 20mA alimentação 24Vdc resposta espectral 8 a 14 m tempo de resposta 165 ms comunicação digital protocolo HART mira a laser

LOCAL DE INSTALAÇÃO O sensor de temperatura THERMALERT SX foi instalado na Unidade Geradora Hidráulica Nº 1 (UGH1) daUsina Hidrelétrica de Tucuruí, para medir a temperatura no anel coletor da. Ponto da Mira Laser Sensor de Temperatura

LIGAÇÃO ELÉTRICA DO SENSOR UTILIZANDO COMUNICAÇÃO DIGITAL E MIRA LASER Resistor de 100 R, localizado internamente no FP-AI-110. Vermelho Branco Azul Preto

VALIDAÇÃO DOS VALORES DE TEMPERATURA OBTIDOS PELO SENSOR DA RAYTEC Para validar os dados coletados através do sensor de temperatura sem contatos da RAYTEC, foi inserido no banco de dados do sistema MONITHIDRO a equação característica do sensor de temperatura da RAYTEC (Corrente X Temperatura), com isso podendo validar os dados recebidos em corrente pelo mesmo e conseqüentemente transformando-os em temperatura real do Anel Coletor da Máquina UGH01. Conclusão Os valores foram comparados com os valores obtidos através de um medidor de temperatura portátil também da RAYTEC, obtendo-se assim, valores da medição de temperatura em Grau Celsius bem próximos uns dos outros. Local de inserção da equação característica do sensor de temperatura na tabela do banco de dados do sistema MONITHIDRO

Medição de Nível. ESPECIFICAÇÃO DO SENSOR DE NÍVEL SUMP MR trabalha com o princípio de ultra-som e Sem-Contato. Um pulso de energia emitido do transdutor na velocidade do som é detectado através do seu retorno. O transdutor pode distinguir a diferença entre um eco correto e um ruído no ambiente. Quando o sinal retorna, o SUMP MR medi o período de tempo e então sabendo a velocidade do som, ele pode calcular corretamente a distância do material para o transdutor. Um microprocessador então controla as funções de saída do dispositivo, exibição e a saída analógica do sinal. SUMP MR foi projetado com um simples e completo programa de configuração. Este permite aos técnicos a configuração do SUMP MR sem a ajuda de livros e códigos fontes complicados. Não existe referência para qualquer código no SUMP MR. Os procedimentos de configuração estão todos no MENU-DRIVEN com ajuda de perguntas e respostas.

ESPECIFICAÇÃO DO SENSOR DE NÍVEL Transdutor: Transmissor:

LOCAL DE INSTALAÇÃO Os sensores de Nível foram instalados na Usina Hidrelétrica de Tucuruí na área do Montante e Jusante. Área Montante Área Jusante

VALIDAÇÃO DOS VALORES DE NÍVELOBTIDOS PELO SENSOR DA KAB INSTRUMENTS Nível Montante. Para se poder obter valores mais exatos e coerentes do nível do lago, o sensor foi colocado a uma altura de 78,82 metros tomando como referência o lago da Hidrelétrica. Então para se obter o valor real, em determinado momento, do nível do lago utiliza-se a seguinte equação: Nível do Lago = 78,82 em metros – (Leitura do sensor de Nível em metros) Para se fazer uma comparação do valor obtido pelo sensor, foi solicitado na operação a altura do nível do lago as 17:00 do dia 28/07/2005, obtendo-se o seguinte valor. Nível do lago fornecido pela operação = 72,42 metros. Nível do lago fornecido pelo sensor = 72,46 metros (através da equação). Obs: Esse valor de leitura do sensor foi tomado as 17:00 Horas do mesmo dia. No momento da coleta dos dados têm-se que levar em consideração o estado de marola do lago.

VALIDAÇÃO DOS VALORES DE NÍVELOBTIDOS PELO SENSOR DA KAB INSTRUMENTS Nível Jusante. Para se poder obter valores mais exatos e coerentes do nível do lago, o sensor foi colocado a uma altura de 28,21 metros tomando como referência o lago da Hidrelétrica. Então para se obter o valor real, em determinado momento, do nível do lago utiliza-se a seguinte equação: Nível do Lago = 28,21 em metros – (Leitura do sensor de Nível em metros) Data: 09/02/2006 as 08:00 hs Valor Jusante (Operação) = 8,10 metros Valor Jusante (Sensor)Nível = 28,21(Cota Jusante m) – 19,8(Média Sensor m) Valor Jusante (Sensor)Nível = 8,31. Obs: Para se ter um valor mais próximo com a operação tem-se que fazer uma nova calibração do sensor na área jusante e uma nova configuração no seu transmissor, com isso o sensor terá uma melhor resposta.