QUEIMADURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAETEC - SIPAT PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS QUEIMADURAS E CHOQUE ELÉTRICO Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos.
Advertisements

Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Primeiros socorros em caso de electrocussão
Primeiros Socorros Conceito:
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Capote e luvas cirúrgicas aula 4
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
QUEIMADURAS.
Tratamento e Cuidado com Queimados
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
ATENDIMENTO PRIMÁRIO DE QUEIMADOS Prof.Enf.Telina
Noções de Primeiros Socorros
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
CHOQUE ELÉTRICO Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo, quando este é percorrido por.
Segurança no Laboratório
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
PARTO RECONHECIMENTO:
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
CH QUE ELÉTRIC.
Primeiros socorros Queimaduras domésticas
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
Capítulo 1 Papel do Socorrista.
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
PRIMEIROS SOCORROS.
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
AVALIAÇÃO INICIAL Livro RCP do NSC Vítima Inconsciente Chame o resgate
“Choque Elétrico” MMC Marcelo Machado da Costa.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
HEMORRAGIA Suporte Básico de Vida.
Dr. Eduardo Perseu de Paiva
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
EnfºDocente: Marcos Melo
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Profª Karen Borges de A. Costa
Prof. Erika Meirelles de Castro
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Disciplina: Primeiros socorros Queimaduras e choque elétrico
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
QUEIMADURAS FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Lesões Produzidas pelo Calor e pelo Frio
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Transcrição da apresentação:

QUEIMADURA

Conceito São feridas produzida nos tecidos de revestimento, sendo estes a principal barreira de proteção do organismo e apresentando as seguintes funções básicas: de impedir a perda excessiva de líquidos, proteger da ação de agentes externos, manter a temperatura corpórea, agir como órgão do sentido ; As causas mais comuns de queimadura são: fogo ou radiação, produtos químicos, atrito e frio extremo.

Camadas da pele Epiderme: é a camada visível, formada por células mortas ou prestes a morrer; Derme: fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pêlos, terminações nervosas e vasos sangüíneos, além do colágeno que dá elasticidade à pele; Hipoderme: onde ficam as veias,gorduras e os músculos.

Avaliação das queimaduras: Grau de queimadura; Porcentagem queimada do corpo; Gravidade da lesão Local da queimadura Idade da vítima

Principais causas de queimaduras: Térmicas - Calor - Frio Químicas – Substâncias causticas Elétricas – Materiais Energizados - Descargas Atmosféricas

Classificação: 1º Grau: - Pele vermelha - Dor Intensa - Inchaço Local

2º Grau: - Formação de bolhas - Dor intensa no local - Área de tecido exposto, bolhas se rompem - Queimaduras de 1º grau ao redor

3º Grau: - Necrose dos tecidos - Perda de sensibilidade nas áreas necrosadas - Exposição da camada mais profundas dos tecidos - Queimadura de 1º e 2º grau ao redor

Localização: > Face > Olhos > Pés e mãos > Períneo Tórax Abdômen Cabeça

Calculando a área queimada Regra dos Nove Rápido Prático Fácil de memorizar Pouco preciso

EXTENSÃO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extensão da pele queimada , ou seja, a área corporal atingida. Baixa : menos de 15% da superfície corporal atingida Média : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado.

Queimaduras em geral: procedimentos 1. Identificar, afastar e controlar a causa da queimadura; 2. Interromper o contato da vítima com o agente lesivo (térmico, químico ou elétrico).Se necessário, remover a vítima para local seguro antes de prosseguir o atendimento; 3. Verificar respiração, batimento cardíaco e nível de consciência; 4. Não passar nenhum produto sobre a lesão; 5. Não estourar as bolhas; 6. Proteger a vítima e suas lesões de outros agravos durante o transporte; 7. Qualquer vítima com lesões por queimaduras pode também ser vítima de trauma comumente associado a este tipo de acidente. Portanto, especial atenção deve ser dada à proteção da coluna vertebral, a possibilidade de choque hemodinâmico e existência de fraturas

Queimadura térmica - procedimentos Se a vítima estiver com fogo nas vestes, envolva-a com um cobertor a partir do pescoço em direção aos pés; Interromper a reação de calor, resfriando a vítima com soro fisiológico ou água em temperatura ambiente; Retirar as vestes com delicadeza, sem arrancá-las cortando-as com a tesoura. Não arrancar o tecido se estiver aderido a pele, apenas resfriá-lo com soro fisiológico ou água na temperatura ambiente, deixando-o no local; Retirar das extremidades anéis, pulseiras, relógios ou jóias antes que o membro edemacie; Avaliar as regiões do corpo acometidas, através da profundidade (1º, 2º e 3º grau) e extensão da lesão através da porcentagem da área corpórea (Regra dos Nove);

Caso haja acometimento da face (queimadura da pele, cabelos ou pêlos do nariz e das pálpebras) ou possibilidade de que a vítima tenha inalado fumaça ou gases, dar especial atenção às vias aéreas e respiração, fornecendo oxigênio por máscara. Cobrir os olhos da vítima com gaze umedecida em soro fisiológico ou água; Proteger as áreas queimadas com plástico de queimaduras estéril ou com gaze e bandagens estéreis; Se a área afetada envolver mãos e pés, separar os dedos com pequenos rolos de gaze umedecida em soro fisiológico antes de cobri-los; Cobrir a vítima com lençol descartável e por cima destes colocar o cobertor térmico; Vítimas com queimaduras podem apresentar choque hemodinâmico, estar atento para reconhecer esta condição. Neste caso transportar a vítima para hospital.

Queimaduras químicas - procedimentos Antes de manipular qualquer vítima que ainda esteja em contato com o agente agressor, o socorrista deve proteger-se de sua exposição, com luvas, óculos e vestimenta adequada; Se possível identificar o agente agressor; Retirar as vestes da vítima que estiver impregnada pelo produto e lavar a pele com água corrente, abundantemente. No mínimo cinco (05) minutos para ácidos e quinze (15) minutos para álcalis; Se o produto for seco (na forma de granulado ou pó) retirá-lo manualmente sem friccionar (com pano seco ou escova). Em seguida lavar o local com água corrente no mínimo cinco (05) minutos para ácidos e quinze (15) minutos para álcalis; Se a lesão nos olhos, lateralizar a cabeça (para não atingir o olho íntegro), irrigá-los por no mínimo 20 minutos com água corrente e depois cobrir com curativo úmido estéril. Voltar a umidecer o curativo a cada cinco (05) minutos.

Queimadura elétrica – procedimentos: A prioridade é proteger a si próprio, aproximando – se da vítima somente com segurança; Monitorar o pulso e a respiração da vítima,iniciando o RCP imediatamente, mesmo que saiba exatamente a extensão da lesão; Se a vítima tiver caído ou sido jogada,trate de possíveis lesões na coluna vertebral; Ative o SRM imediatamente.Se a vítima estiver consciente e sua condição não for emergencial, dispensar atendimentos básicos para lesões na entrada e saída da corrente elétrica; Dê a vítima atendimento em caso de choque.

Complicações da Cicatrização -Cicatrizes -Quelóides -Deficiência da cicatrização -Contraturas