história da salvação A História da Salvação Era uma vez um Deus muito bom que decidiu elaborar uma bela obra de arte… E criou o UNIVERSO.
Deus criou o tempo e o espaço. E, há cerca de 5 mil milhões de anos, Deus formou a TERRA…
Há cerca de 100 mil anos Deus formou o primeiro HOMEM consciente e livre: o homo sapiens.
Há 4000 anos, numa bela noite estrelada, Deus interpelou um dos homens que formou. Chamava-se ABRAÃO.
Por isso o faraó submeteu-os à escravidão. Os descendentes de Abraão estabeleceram-se no EGIPTO e tornaram-se muito numerosos. Por isso o faraó submeteu-os à escravidão.
Mas, porque o Senhor criou o homem para ser feliz, logo tratou de libertar os seus amigos. Para isso, pediu a ajuda de MOISÉS. No deserto, no cimo de um monte chamado SINAI, Deus constituiu o seu povo, fazendo com ele uma aliança. Esta é a regra de ouro para Israel: «Tu serás o meu povo e Eu serei o teu Deus».
Deus levou Israel a uma Terra boa, muito fértil: CANAÃ.
Na terra de Canaã, a que chamamos hoje Terra Santa, Israel foi construindo uma grande cidade: JERUSALÉM. O Templo é o lugar central. No Templo, todos agradecem a Deus tantas coisas boas que d’Ele receberam.
Mas o Povo de Deus teve inveja dos outros povos e quis ser como eles Mas o Povo de Deus teve inveja dos outros povos e quis ser como eles. Assim, acabou por quebrar a aliança com Deus. A consequência foi a destruição de Jerusalém e o exílio para BABILÓNIA, uma terra distante e maldita.
Israel, ao chegar, reconstruiu a cidade e o Templo. Na Babilónia, Israel percebeu que só com Deus podia ser um povo feliz. Por isso, purificou-se e pediu ao Senhor o REGRESSO A JERUSALÉM. Deus libertou de novo o seu povo. Israel, ao chegar, reconstruiu a cidade e o Templo.
Novamente em paz, na Terra dada por Deus, Israel vive a esperança de um encontro definitivo com o Senhor e deseja um LIBERTADOR. Este estava para vir, mas o seu programa de salvação havia de surpreender.
Nazaré. Uma jovem mulher é interpelada por Deus e é convidada a ser a Mãe do Salvador. Chama-se MARIA.
Nasce em Belém o Salvador, o Rei dos Judeus. Por detrás da aparência frágil de uma criança, está toda a grandeza de Deus. Chama-se JESUS.
Depois de 30 anos de vida oculta em Nazaré, JESUS É BAPTIZADO por João no Rio Jordão. Manifesta-se na sua vida a forte presença do Pai e do Espírito Santo.
Durante três anos, Jesus anuncia o Reino de Deus Mas um dia subiu ao monte Tabor com os seus maiores amigos – Pedro, Tiago e João – e, enquanto estava em oração, o Pai manifestou-lhes toda a sua GLÓRIA. Durante três anos, Jesus anuncia o Reino de Deus e muitas vezes procuram tirar-Lhe a vida.
Jesus sabia que se aproximava a hora da sua morte. Por isso antecipou simbolicamente para o dia anterior a sua entrega total por amor. É a ÚLTIMA CEIA.
Passou toda a sua vida a amar, a confortar, a dar esperança. Morte de Jesus Passou toda a sua vida a amar, a confortar, a dar esperança. Agora é condenado, flagelado e ferido com espinhos. Às costas põem-Lhe uma CRUZ.
JESUS MORRE NA CRUZ!
Mas quem entrega toda a sua vida a Deus, n’Ele encontra a LUZ.
CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!
CRISTO VIVO manifestou-se aos seus discípulos. Manifestação aos discípulos CRISTO VIVO manifestou-se aos seus discípulos. Eles reconheceram-n’O e encheram-se de alegria.
Jesus Cristo é o Senhor! Passados 50 dias, aconteceu o PENTECOSTES: o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, que estavam fechados em casa com medo. Eles saíram por todo o mundo e anunciavam a Boa Notícia: Jesus Cristo é o Senhor! Pentecostes
o Evangelho continuou a ser anunciado pela IGREJA, Durante 2000 anos, o Evangelho continuou a ser anunciado pela IGREJA, – comunidade dos discípulos de Jesus – que Ele fundou a partir da sua Ressurreição.
Deus continua a querer salvar o mundo que criou e que tanto ama. Início do SÉCULO XXI… Deus continua a querer salvar o mundo que criou e que tanto ama.
A nossa sociedade anda distraída do que é essencial…
A Bíblia dá-nos uma lição: É da história de cada um de nós que Deus quer fazer uma HISTÓRIA DE SALVAÇÃO.
Jesus Cristo é o Senhor! Por isso, quem vive desta certeza, não pode senão divulgá-la a todos: Jesus Cristo é o Senhor!