Especialização em Estratégia Saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL TERRITÓRIO SÃO PEDRO V
Dias comemorativos.
Região Metropolitana de Natal
OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.
SEBRAE-SP/Planejamento Abril de 2009
Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
A Pirâmide Etária do Brasil
Especialização em Estratégia saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de ciência da saúde Programa de pós graduação em saúde coletiva.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO DA USF CONSOLAÇÃO
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO DE SANTO ANDRÉ
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL : TERRITÓRIO ILHA DO PRÍNCIPE
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
Mortalidade - Exercícios
Os lugares que formam o mundo
Crianças e Adolescentes
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
Coordenadoria Regional Saúde Leste
Os Jovens no Brasil.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Florianópolis 286 anos-Programação de Aniversário
ECONOMIA NACIONAL.
Indicadores para um novo regionalismo no Brasil:
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Condições de vida na África
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
P R O J E T O arquitetônico
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
DIAGNÓSTICO DAS REGIÕES DE NATAL – 2011 ZONA OESTE.
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
DIOCESE DE TAUBATÉ COLEGIADO DAS ORGANIZAÇÕES E PASTORAIS SOCIAIS COPS
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
Complexo da Maré Abril de 2014
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
TERRITORIALIZAÇÃO.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
INDICADORES SOCIAIS- BAIRRO ILHOTA. Informações populacionais Habitação Economia Educação Saúde BAIRROS CENTRO E CANTO DA PRAIA.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Compilação dos Dados Pólo III Ana Carla Dantas Keila Márcia Luciana Carceroni Paola Batista.
Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
Transcrição da apresentação:

Especialização em Estratégia Saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva Prefeitura Municipal de Vitória

...::: Diagnóstico Situacional ..::: Território: ANDORINHAS ..:::Região: MARUÍPE ..:::Município: VITÓRIA - ES ..:: Camila Helmer Dias ..:: Cíntia Maria Rocha Nonato

PERFIL GEOGRÁFICO Localização: Nordeste da ilha de Vitória; Norte com o canal da ponte da passagem; Oeste: bairros Santa Marta e Mangue Seco Leste: bairro de Santa Luíza; Sul: bairro de Itararé

ORIGEM Este bairro foi criado, oficialmente, em 1975, mas sua ocupação teve início na década de 60 com a invasão dos terrenos da União e manguezais da região, que culminou em um aglomerado de barracos e palafitas permeando as margens do Canal da Passagem; O mangue passou a alojar em maior expressão imigrantes que chegavam à cidade em busca de trabalho e melhores condições de vida.

De 1972 a 1975 a comunidade pleiteou junto ao governo o aterro da região, cujas casas encontravam-se sobre palafitas; Por meio de mutirões a comunidade construiu muitas coisas. “(...) bastava dar um grito e apareciam homens, mulheres e crianças para trabalhar (...)”; Em 1979 o Governo Federal construiu o Centro Social urbano (CSU), onde se instalou a Unidade de Saúde (US), com atendimento médico, odontológico e psico-social;

Em 1998 foi implantada a equipe do Programa de Saúde da Família, um dos pioneiros em Vitória. Em 2001, toda a US foi transformada em Unidade de Saúde da Família (USF), com cinco equipes e atendimento aos bairros de Andorinhas, Santa Marta, Joana D’Arc, Santa Luíza e Mangue Seco. Após o processo de territorialização ser concluído (teve início em 2005) a USF passou a atender apenas ao bairro de Andorinhas; Um novo processo de territorialização está sendo feito devido à construção da nova USF; a previsão é de aumento no número de atendimentos, consultórios, entre outros serviços.

Foto da USF Andorinhas

Fotos da Orla de Andorinhas

DADOS DA USF ANDORINHAS Nº Microáreas: 05 Equipes de Saúde: 02 Famílias cadastradas: 989 Pessoas cadastradas: 3183 Idosos: 306 (9,6%) Nº de famílias com caso de Desemprego: 217 (21,9%) Nº de famílias com caso de Etilismo: 186 (18,8%)

CARACTERISTICAS SOCIO-ECONÔMICAS Principais atividades dos moradores: Marceneiro, Biscate, Ambulante, Doméstica, Auxiliar administrativo, Porteiro, Mecânico, Faxineiro, Salgadeira, Pedreiro, Vigia, Taxista, Salgadeira, Eletricista, Costureira, Pescador, Policial, entre outros Moradia O tipo de moradia predominante no bairro são casas de alvenaria, feitas de lajotas e com reboco. Percebe- se uma grande aglomeração de domicílios em becos, com muitas pessoas morando. Rede elétrica, rede pública de água, de esgoto, coleta de lixo.

Foto de Casas em Andorinhas

Equipamentos sociais: EMEF Izaura Marques da Silva; CME Infantil Maria Nazareth Menegueli; USF de Andorinhas; CAJUN de Andorinhas; Posto de disribuição dos correios; Faculdade Unives; Transporte Coletivo: ônibus linhas 151 Andorinhas- Rodoviária; Telecentro: Projeto Terra Igrejas Aspectos Culturais O movimento comunitário do bairro é bem antigo no bairro e conseguiu muitas melhorias ao longo do tempo.

Centros de Lazer EMEF e CEMEI Quadra CAJUN Parque Municipal de Mangue Seco EMEF CEMEI

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Gráfico da População do território de Andorinhas em relação à Região de Maruípe e à Vitória, em 2009 Segundo a SEMUS/CICS/, a partir de estimativas do IBGE: 2.333 hab População: Total = 3163hab.

Gráfico da distribuição da população por faixa etária e sexo, segundo estimativas do IBGE

NATALIDADE Gráfico da taxa de Natalidade Bruta

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Gráfico da percentagem de mães com idade entre15 e 19 anos nas regiões de Vitória e no território de Andorinhas

MORTALIDADE Fonte: PMV/SEMUS/GVE

PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE 2006 Doenças no Aparelho Circulatório Neoplasias 2007 Causas Externas 2008 Doenças Endocrinas, Nutricionais e Metabólicas 2009 Causas mal definidas e desconhecidas mortalidade e Neoplasias

Fonte: SEMUS/GVS/CVE- Sistema de Informação sobre Mortalidade - 2009 MORTALIDADE INFANTIL Período USF Andorinhas Região de Maruípe Vitória 22ª sem a <7 dias (Óbitos perinatais) 6 55 < 7 dias (neonatal precoce) 1 16 07 a 27 dias (neonatal tardia) 5 14 28 dias a < 01 ano (pós neonatal) 15 Fonte: SEMUS/GVS/CVE- Sistema de Informação sobre Mortalidade - 2009

Principais procuras pelos serviços da US Cárie Hipertensão Arterial primária Atendimento no programa de saúde mental

CONCLUSÃO ANDORINHAS é um território considerado pequeno quando comparado aos demais territórios; Possuiu uma comunidade altamente dependente do SUS, com uma grande quantidade de famílias com pessoas desempregadas, muitos casos de Transtorno mental e usuários dependentes de álcool, além de altos índices gravidez na adolescência; Apresenta também uma boa condição de saneamento básico e uma taxa de mortalidade infantil bem controlada.

Ao elaborarmos este estudo do perfil epidemiológico do território da USF Andorinhas aumentamos a nossa percepção à atenção das necessidades de saúde desta população e juntos trabalhadores, comunidade e SEMUS podemos melhor organizar e implementar ações de saúde que sejam mais efetivas, baseadas na realidade epidemiológica.

REFERÊNCIAS Sistemas de Informações da PMV IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica); http://www.vitoria.es.gov.br/regionais/bairros/regiao_4/andorinhas_hist.asp http://www.vitoria.es.gov.br/secretarias/administracao/campanha/galeria- horto.htm http://www.vitoria.es.gov.br/regionais/maruipe/estrutura.htm