O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Vanguardas e Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
REALISMO-NATURALISMO EM PORTUGAL
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Literatura Professora Margarete.
PARNASIANISMO (final de 1870 – 1922)
Parnasianismo.
PARNASIANISMO Profª. Mara Magaña.
Escolas literárias e tradições artísticas
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
A POESIA DO FINAL DO SÉCULO XIX
Classicismo.
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
3º BIMESTRE 2º ANO PROFESSORA JULIENE
PARNASIANISMO – 1850 Valéria Lima
ORIGENS, CARACTERÍSTICAS & AUTORES
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Arte e representação.
Raimundo Correia.
Introdução aos gêneros literários
Parnasianismo No Brasil.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Grupo: Bruno, Claudia, Felipe B., João Lucas, Lyara. Série: 2B
Prof.ª Patrícia tavares
Parnasianismo.
Antologia Poética do Romantismo
Parnasianismo final do século XIX origem - França
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
EU SOU UMA POETISA.
PARNASIANISMO.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Parnasianismo: A forma pela forma
Crônica.
SIMBOLISMO.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
Parnasianismo.
Arcadismo – século XVIII
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Simbolismo em Portugal
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
PARNASIANISMO (final de 1870 – 1922)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory. O DOMÍNIO DA FORMA SOBRE O CONTEÚDO.
Parnasianismo Turma: ADM3AM Prof. Chico Arruda.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Barroco.
Parnasianismo final do século XIX origem - França
Transcrição da apresentação:

O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.

SUMÁRIO 1.Capa; 2.Sumário; 3.Editorial; 4.Parnasianismo; 5.Temática Greco-Romana; 6.Tríade Parnasiana; 7.Poema: As Pombas; 8.Simbolismo;

EDITORIAL Nesta edição enfatizaremos os dois períodos literários que predominaram no século XIX: o Parnasianismo e o Simbolismo. Essa revista irá mostrar obras típicas da época onde a arte era feita para ser apreciada, e não para provocar discussões sobre temas abordados. Nesse período o que mais contava era a estética das obras e não o conteúdo, como poderemos ver a seguir. Abra sua mente e viaje por esse mundo literário!

O mundo alegre, sensual e frenético da "belle époque", expreso neste cartaz de Toulouse-Lautrec, feito para a inauguração do cabaré Le divan japonais, fascinou a intelectualidade parnasiana. O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético que reagiu contra os abusos sentimentais dos românticos. O poeta deve ser neutro diante da realidade, esconder seus sentimentos, sua vida pessoal. A confissão íntima e o extravasamento subjetivo, tão caros aos românticos, são vistos como inimigos da poesia. O espetáculo humano, cenas da natureza ou simples objetos são registrados, sem que haja interferências da interioridade do artista. POESIA VERDADE = BELEZA = FORMA O resultado da visão descompromissada é a celebração dos processos formais do poema. A verdade de uma obra de arte passa a residir apenas em sua beleza. E a beleza é evidenciada pela elaboração formal. Logo:

No mundo mitológico e histórico da Antigüidade Clássica os parnasianos foram buscar o motivo principal de sua lírica. Os parnasianos não conseguem articular poemas sem conteúdo e são obrigados a encontrar um assunto desvinculado no mundo concreto para motivo de suas criações. Escolhem a Antigüidade Clássica, aspectos de sua história e de sua mitologia. Nos deparamos então com centenas de textos que falam de deuses, heróis, personagens históricos, cortesãs, fatos lendários e até mesmo objetos. A sesta de Nero, de Olavo Bilac, foi considerado na época um grande poema.

Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de de dezembro de 1918): Obras de destaque: Crônicas e Novelas; Através do Brasil; Contos Pátrios; Teatro Infantil; Livro de Leitura; Alberto de Oliveira ( Saquarema, 28 de abril de 1859 Niterói, 19 de Janeiro de 1937): Obras de destaque: Vaso Chinês Vaso Grego Escreveu: Sonetos e poesias; Canções românticas; Meridionais; Céu, terra e mar; Versos de saudade; Lira acaciana: Poetas brasileiros; Poesias. Foi sócio fundador da Academia Brasileira de Letras. Raimundo Correia (Maranhão, 13 de maio de 1859 Paris, 13 de Setembro de 1911): Obras de destaque: Sinfonias Primeiros sonhos Versos e Versões Aleluias Poesias Autores de destaque no Parnasianismo TRÍADE PARNASIANA

As pombas Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais... Raimundo Correia

O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo e ao Naturalismo. Principais características: Subjetivismo Individualismo Misticismo Musicalidade Sinestesia Aliteração Assonância