Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga:
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
MATEUS E LUCAS PROFESSORA: ARIANA 6º C
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Paleolítico.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
Sociedade Pré-colombiana
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
ARQUEOLOGIA.
História.
TEMA DA AULA.
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Descrever as características de cada período da pré-história.
Colégio da Polícia Militar.
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
Creta - primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.)
Indivíduo, Cultura e Identidade
PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A ARTE GREGA.
A arte na Pré-História.
A Origem do ser humano.
História – Pré-história
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
Veja o que você sabe sobre a vida na Pré-História.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
MESOPOTÂMIA.
A arte no Egito.
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
A PRÉ-HISTÓRIA.
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
As Primeiras Sociedades Humanas
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
As Primeiras Comunidades Recolectoras
Pré - História Profª Patricia.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
Isabella Marinho dos Santos
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
PRÉ - HISTÓRIA.
Pré-História: Arte Rupestre
PP Grupo Fraternidade ARTE NO EGITO AS PIRÂMIDES DO EGITO.
RITUAIS E ARTE DO NEOLÍTICO
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte egípcia.
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
Transcrição da apresentação:

Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13 Leonardo nº 18 Lucas nº 21

PALEOLÍTICO O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, até cerca de 10000 a.C.

Arquitetura do Paleolítico Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Devido isso, eles não construíam moradias fixas. Eles apenas mudavam de local.

Pintura do Paleolítico As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como naturalista

Esculturas no Paleolítico A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;

Período Neolítico O período Neolítico, é o período em que a agricultura é bastante forte, com o cultivo, foi possível construir moradias fixas perto dos rios para que haja facilidade no cultivo e na abundância de alimentos, e desenvolver sociedade entre outros povos, aumentando ainda mais a população. Começaram a domesticar os animais, o trabalho passou a ser para todos, independente de serem homens e mulheres. Neolítico quer dizer, Idade da Pedra Polida, pelo fato de os instrumentos serem feitos de Pedra Lascada e Pedra Polida.

Arquitetura neolítica Desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essa pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca. Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.

Pintura Neolítica No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Por volta de 2000aC as características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração (totens).

Esculturas do Neolítico Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.

Arte do Egito A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos A.C., mas é entre 1560 e 1309 A.C. que a pintura Egípcia se destaca em procurar refletir os movimentos dos corpos e por apresentar preocupação com a delicadeza das formas. O local a ser trabalhado primeiramente recebia um revestimento de gesso branco e em seguida se aplicava a tinta sobre gesso. Essa tinta era uma espécie de cola produzida com cores minerais. Os egípcios ao esculpir e pintar tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos. Provavelmente eles não tiveram a intenção de nos deixar a "arte" de seus criadores.

Arquitetura Egípcia Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra, utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado.

Pintura do Egito Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).

Escultura do Egito Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.