Judô nas Paraolimpíadas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E.BRAZ SINIGAGLIA PROJETO:LUTAS OU BRIGAS? DISCIPLINA:ED.FISICA
Advertisements

10 passos para evitar o stress
4º Encontro – 15/01/2009 Tema: Os Vinhos da Adega do Ota
I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
Futebol de sete!!!!.
JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por.
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
Recordar é Viver ! CVA. 1º CVA 2º CVA (a cores)
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
Esportes paraolímpicos
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Monitor de Vídeo.
HANDEBOL.
ATLETISMO.
AULA SIMULADA LDP.
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
REGRA DE RUFFINI A(x) : (x  )
Era uma manada de elefantes
A p A Z V E N C A G U R ! a p A Z V E N C A G U R ! C a p S h o c k.
COPA FUTEBOL SUÍÇO 2009 Regulamento
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
AS 10 COISAS QUE DEUS NÃO VAI TE PERGUNTAR.
JOGOS DA UFPEL 2013 Futsal.
ESPORTES ADAPTADOS PARA O DEFICIENTE VISUAL
Declaração dos Direitos da Criança
JOGOS DA UFPEL 2013 Voleibol.
JOGOS DA UFPEL 2013 Modalidade Handebol.
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Orientação para o seminário
JOGOS DA UFPEL 2013 Futsal Feminino.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Números Ordinais 10º 9º 8º 7º 6º 5º 4º 3º 2º 1º.
C a p S h o c k.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Vivência de Orientação com Surdos
A Maldição do Professor
ATLETISMO.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
WRESTLING IN RIO 2008 Luta Olímpica Submission Grappling
Componentes Principais da Carta Olímpica
Pedro trigo araújo O Judo.
VAMOS A APRENDER MATEMÁTICA
As dez piores práticas do desenvolvimento de software
TABELA DOS JOGOS. Futsal Masculino 1º RODADA Quadra Grande 02/05/2013 – Quinta-feira 19:30H Jogo 1 - Equipe A x Equipe B 20:00H Jogo 2 - Equipe C x.
JOGOS PAN-AMERICANOS 2007.
As suas origens e “nascimento”.
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
AS 10 COISAS QUE DEUS NÃO VAI TE PERGUNTAR.
Jogo do 24.
Bom dia ! Lara Silvério de Oliveira Técnico em Segurança do Trabalho
IDH: você conhece essa sigla?
Energia Eólica.
COR.
Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação Curso de Graduação em Letras Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação.
LUTAS Alex Ferreira José Teobaldo Letícia Batista Lucas Mozer
Ilusões de óptica Os nossos olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Uma ilusão óptica consiste numa percepção sensorial falsa de um estímulo real:
JIU-JITSU Arte Marcial que utiliza- se de alavancas e pressões para derrubar e dominar o oponente. Comumente essa arte marcial não utiliza golpes.
Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba
BOLETIM INFORMATIVO XIII COPA AURÉLIO MIGUEL CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE JUDÔ MASCULINO E FEMININO. Seletiva para o Mundial 2006.
Prof. Ms. Hamilton Lima.
Esportes paraolímpicos
Cores.
Protocolo realizado com Antônio Felipe Zuza, 14 anos Estudante do 9º ano da Escola da 304 Norte Realizado no dia 27 de junho de 2008 Texto escolhido –
VAMOS BRINCAR ÀS CORES.
Transcrição da apresentação:

Judô nas Paraolimpíadas

História do Judô  O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.

Nas paraolimpíadas o Judô é reservado a atletas portadores de deficiência visual. As competições se dividem em sete categorias de peso, no masculino e no feminino.

O Judô obedece as regras da Federação Internacional de Judô. Luta e regras O Judô obedece as regras da Federação Internacional de Judô. As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Ai são necessárias algumas adaptações, como o fato de não haver punição para ultrapassagem da área de combate no tatame e as advertências são feitas por meios audíveis.

Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

O sistema de pontuação é o mesmo: Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. 

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto. Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Proibições No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas) No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta. 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Federações e Confederações: - As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô). - No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.