O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : o exemplo da região do rio Curuçá Oficina “Análise da Legislação para o Manejo Florestal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
IX Semana de Engenharia de Pesca
EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
Gestão de florestas manejadas: aplicando o conceito de manejo florestal Belém Junho de 2006.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
REFLORESTAMENTO NA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
MONITORAMENTO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS FLORESTAIS EM RORAIMA
Descentralização da Gestão Florestal
2009.
Inclusão socioambiental dos pequenos produtores de madeira 25 de julho de 2008 Ludmila Caminha Barros Consultor Projeto Floresta Viva.
Um site internet sobre a madeira manejada no Amazonas?
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
Rio de Janeiro – outubro/2005
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Ministério do Meio Ambiente
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
Esclarecimentos sobre Atendimento a Famílias Organizadas em Associações ou Cooperativas Habitacionais PROGRAMA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.
PROJETO HAITI–AM.
Linhas de Crédito para Custeio e Investimento emAVICULTURA ESREG Pelotas 2005.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Fomento do Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala no Amazonas - DIRETRIZES - Manaus
SERRARIAS PORTATEIS NO ALTO SOLIMÕES
CDRU na Floresta Estadual de Maues : definir regras de acesso e uso dos recursos florestais Elenis Assis – Jean François Kibler Manaus - Abril de 2007.
O Desafio do Licenciamento para Micro e Pequenas Empresas
Síntese - Principais Pontos Seminário Técnico - CAR Brasília-DF - 22 e 23/09/11.
Manejo florestal madeireiro em pequena escala na politica do Amazonas : analise do contexto e posicionamento do projeto Floresta Viva Floresta Viva –
Avaliação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE) no Amazonas Manaus - maio de 2006.
Rondônia e os Coeficientes de Rendimento Volumétrico
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
A estruturação da cadeia da madeira manejada no Alto Solimões Subsídios para reflexão abril / 2006 PROJETO FLORESTA VIVA.
Reunião de integração de ações institucionais para o município de Tabatinga, sobre o setor madeira móveis Laerte Nogueira, Edilson Costa - Projeto Floresta.
MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BAIXO RIO NEGRO
Teste metodológico Projeto Floresta Viva (12-19/06/2005)
Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar.
INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EM GESTÃO FLORESTAL JF Kibler - Projeto Floresta Viva - junho de 2008 Organização institucional da ATEF Desafios e sugestões.
O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : o exemplo da RDS Mamirauá Oficina “Análise da Legislação para o Manejo Florestal por.
Principais tipos de licença ambiental
MANEJO FLORESTAL O manejo florestal deve ser ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.
PLANEJAMENTO DA DIFUSÃO DO MFSPE NO POLO BVR MAUES
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
Mudanças institucionais Analise Floresta Viva - 29/03/2007.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
PROJETO FLORESTA VIVA Promoção do manejo sustentável das florestas pela produção e comercialização da madeira no Estado do Amazonas.
Documento de Origem Florestal (DOF)
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
Diminuir o preço de venda da madeira de floresta manejada para concorrer com a madeira clandestina: onde atuar ? Simulações com base nos preços e custos.
Florestas Públicas e Mosaicos
1 A regulamentação do manejo florestal sustentável no Amazonas : contribuição na discussão sobre a IN SDS 05 JF Kibler - Floresta Viva Manaus - Outubro.
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
FUNDO CAATINGA Proposta para Discussão Fortaleza, 17/05/2010.
Destino dos produtores rurais
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Operação Matrinxã no Município de Lábrea Operação Matrinxã no Município de Lábrea Requerimento n.o 650/2010 (05/05/2010) Comissão da Amazônia, Integração.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
Transcrição da apresentação:

O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : o exemplo da região do rio Curuçá Oficina “Análise da Legislação para o Manejo Florestal por Pequenos Produtores da Amazônia” Marcus Biazatti JF Kibler Projeto Floresta Viva Abril de 2008

1. O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : PMFSC : PMFSC + PMFSPE (individual) - o marco legal estadual em O exemplo da Região do Rio Curuçá (Boa Vista do Ramos - AM) : o PMFSC da ACAF (Certificado em 2005) : o PMFSC da ACAF + os 20 PMFSPE - desafios sobre “acesso e direito ao uso dos recursos florestais” - desafios sobre a legalização ambiental - desafios sobre a comercialização 3. Desafios de Políticas Públicas - o marco normativo & institucional - o marco institucional - a gestão da transição da legalidade

1. O manejo florestal por pequenos produtores no Estado do Amazonas

1998 : PMFSC - inicio do manejo florestal no Amazonas - RDS Mamirauá (várzea) e ACAF (terra firme) - baseado na norma federal (IN IBAMA 04/02 e MMA 05/06) - utilização de talhonamento - ciclo de corte de 25 anos - intensidade de exploração máxima de 25 m 3 /ha do talhao - intensidade de exploração efetiva de 8 a 25 m 3 /ha do talhao 2003 : PMFSC + PMFSPE (individual) - PMF históricos (Mamirauá e ACAF) PMFSPE elaborados baseados na norma estadual (portaria SDS 40/03, IN SDS 02/08) - fomento do governo do Estado (AFLORAM  IDAM) - AMF com até 500 ha - não utiliza talhonamento - intensidade de exploração máxima 1m 3 /ha/ano sobre a AEM 2003 Início do repasse de algumas atribuições do IBAMA ao IPAAM

o marco legal estadual em PMFS de pequena escala (IN SDS 002/08) - PMFS maior e menor impacto de colheita (IN SDS 005/08) - Auto abastecimento de madeira (IN SDS 003/08) Em andamento - SIGAM - DOFAM - Concessão florestal - Normativas para movelaria

2. O exemplo da região do rio Curuçá (Boa Vista do Ramos - AM)

200 km Boa Vista do Ramos Manaus

BVR Rio Curuçá PLANOS DE MANEJO POR PEQUENOS PRODUTORES Médio Amazonas – Boa Vista do Ramos Plano de manejo Comunidade Rio Curuçá Floresta de terra firme Extratores de 5 comunidades ribeirinhas Terras devolutas estaduais : - PM elaborados em áreas de 100 a 300 ha - Aprovação por ata das comunidades - Protocolado no ITEAM para CDRU 20 PM procolados no IPAAM > 10 candidatos adicionais Organização associativista : ACAF Organização de 20 detentores de PM individuais em processo de consolidação  formalização associativista

1998 : o PMFSC da ACAF (Certificado em 2005) - associação comunitária fundada em iniciativa de uma ONG + EAFM + prefeitura - PMF utilizado coletivamente (~15 famílias) - envolve 3 comunidades (de 5 comunidades) - referência no Amazonas - PMF certificado FSC - dominam as técnicas de manejo - pouca necessidade de apoio técnico externo Dificuldades - gestão associativa - elaboração de POA (documental) - emissão de documentos para comercialização da madeira (DOF) - atentimento a demanda do mercado ACAF Floresta de terra firme Área da propriedade: 2400 ha UPAs: 50 – 80 ha Ciclo de corte: 25 anos Intensidade de corte: 25 m3/ha Intensidade de corte efetiva: m3/ha Não utiliza arraste de toras Comercialização de madeira serrada (serraria portátil) FSC 100% SCS-FM/COC 00082N

2006 : o PMFSC da ACAF + os 20 PMFSPE - interesse de moradores da região - tradição na extração de madeira - grupo (~25 famílias) em processo de formalização associativa - impulsionados pela iniciativa da ACAF - defesa dos direitos de uso dos recursos florestais pelas comunidades - potencializar a produção madeireira na região para atrair e atender demandas do mercado - frear a entrada de empresas madeireiras Dificuldades - elaboração de POA - tramites legais de licenciamento - emissão de documentos para comercialização da madeira (contrato, DOF) - atendimento a demanda do mercado PMFSPE Floresta de terra firme AMF: média de 200 ha Não utiliza talhonamento Intesidade de corte: 1 m3/ha/ano Não utiliza arraste de toras Comercialização de madeira serrada (serraria portátil)

desafios sobre “acesso e direito ao uso dos recursos florestais” - os pequenos produtores precisam do “direito ao uso dos recursos florestais” em áreas públicas : - geralmente não extraem madeira nas suas áreas de posse ou propriedade - direito de uso do recurso florestal ≠ propriedade fundiária - indefinição jurídica da modalidade de “regularização fundiária” pelo Estado - ausência de ordenamento territorial municipal - “desconfiança” do Estado sobre a veracidade das solicitações de regularização fundiária dos pequenos produtores (comunitários utilizados como “laranjas”) - centralização do órgão fundiário

desafios sobre a legalização ambiental - mudanças constantes na legislação - demora nos processos de licenciamento - falta de acesso a informação - centralização do órgão ambiental desafios sobre a comercialização - falta de orientação sobre CTF - dificuldades de emissão de DOF (internet, procedimentos) - movelarias sem licenciamento ambiental (LO, CTF) - insentivo fiscal (ICMS) sobre comercialização da madeira por pequenos produtores (concorrência com madeira clandestina) - ausência do Estado (agregação de valor à produtos)

3. Desafios de Políticas Públicas

o marco normativo - consolidar o marco legal sobre manejo florestal por pequenos produtores - instituir procedimentos burocrátios simplificados para manejo florestal por pequenos produtores - criar um marco legal que permite reconher o “direito ao uso dos recursos florestais” por pequenos produtores o marco institucional - criar as condições de acesso a legalidade - descentralização - gestão compartilhada - eficácia das ferramentas de gestão a gestão da transição da legalidade - controlar e fiscalizar de forma inteligente - não penalizar os enforços dos que querem “fazer o correto” - insetivos fiscais para comercialização da madeira por pequenos produtores - diminuir a concorrência desleal com a madeira clandestina

Obrigado !!! Marcus Alexandre Biazatti Souto Projeto Floresta Viva / GRET / SDS Amazonas