AL QAEDA E TALEBAN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atuação do Talibã no Afeganistão, a partir de 2001.
Advertisements

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A.
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Conflitos Nacionais no Continente Asiático.
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
11 de Setembro de 2001 “Vê-se com que negligência a maioria das gentes procura a verdade e como elas acolhem como verídicas as primeiras informações que.
Geopolíticas Asiáticas
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
ORIENTE MÉDIO.
ORIENTE MÉDIO Breve análise geopolítica. Grupos armados Hezbollah (Partido de Deus) Onde atua: L í bano. Origem: formado no L í bano, tamb é m é conhecido.
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
14. Como a Al Jazeera se tornou a rede mainstream do mundo árabe.
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
Organizações Internacionais e Regionais
A Crise no Darfur, Sudão.
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO
PODER PARALELO.
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Luiz Felipe Geografia
História do Oriente.
O R I G E M.
Iraque Em 1979, triunfou no Irã a Ver. Islâmica dos aiatolás fundamentalistas xiitas, depondo a monarquia pró-ocidental que lá existia. O novo regime islâmico.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Revisão 7ª série.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
Profº: Maria de Lourdes
GUERRA DO VIETNÃ.
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
Conflitos no Oriente Médio
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
Em 2014, o mundo tem um califado islâmico.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
A guerra da Palestina
ORIENTE MÉDIO e o TERRORISMO
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
História já ! O tempo presente
A GUERRA FRIA
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
O ESTADO ISLÂMICO.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Atentados terroristas de 11 de setembro de 2001
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Geografia geral >> O Talibã
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque
Transcrição da apresentação:

AL QAEDA E TALEBAN

AL QAEDA Inspiração filosófica: Irmandade Islâmica; Origem: Invasão soviética ao Afeganistão – década de 80 (apoio dos EUA e Paquistão); MAK (Maktab al-Khadamat): organização fundada por Osama Bin Laden e Abdullah Yusuf Azzam (palestino) e mujahadins; 1988 – ocorre uma divisão da MAK e surge o nome Al Qaeda

Retirada soviética: Bin Laden retorna para a Arábia Saudita; Guerra do Golfo (1990) – Bin Laden rompe com a monarquia saudita; 1991 – A Frente Nacional Islâmica do Sudão convida a Al Qaeda; 1996 – Bin Laden é expulso do Sudão e vai para o Afeganistão.

Princípios O grupo assina por “Frente Islâmica Mundial pela jihad contra os judeus e os cruzados”. Grupo sunita Fatwa (1998) – “matar americanos e seus aliados, civis ou militares é um dever individual de todo muçulmano capaz de fazê-lo”.

ORGANIZAÇÃO INTERNA Osama Bin Laden (Emir) – eleito por um conselho (20 a 30 membros); Divisão em comitês: Militar, Negócios e Dinheiro,Legislativo e Estudos Islâmicos/Fatwa; Estrutura descentralizada com organização interna rígida. Ligação com outras organizações (Ex: Jemmah Islamiyah – grupo indonésio)

ATAQUES DA AL QAEDA 1995/96 – Alvos militares dos EUA na Árabia Saudita; 1998 – Embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia; 2000 – Navio militar dos EUA no Iêmen; 2001 – WTC e Pentágono; 2004 – Trens em Madrid; 2005 – Trânsito de Londres;

TALEBAN Significa “aqueles que estudam o livro”; Oriundo das madraçais (madrassas) Líder Mulá Omar Movimento islâmico extremista sunita da etnia afegane pashtun (inclui voluntários do mundo árabe) que governou o Afeganistão de 1996 a 2001; O governo foi reconhecido por três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.

Características do governo Taleban Atividades banidas: - leitura de alguns livros; - cinema e televisão; - uso da internet e música; - restrição total para as mulheres; - plantio de ópio; - rinha de cães; - boxe; - empinar pipas; - artes (pinturas, estátuas e esculturas de outras religiões)

Queda do Taleban

Situação atual Desde 2001(novembro) o Afeganistão possui um governo pró-EUA : Hamid Karzai. O Taleban enfrenta as tropas estrangeiras e os governos do Afeganistão e Paquistão (Azif Ali Zardari)

HAMAS

O Hamas, "Movimento de Resistência Islâmica" uma organização palestina, de orientação sunita (califas), que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.

HEZBOLLAH

Hezbollah "partido de Deus") é uma organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano. É uma força significativa na política libanesa, responsável por diversos serviços sociais, além de operar escolas, hospitais e serviços agriculturais para milhares de xiitas (Ali) libaneses. É considerado um movimento de resistência legítimo por todo o mundo islâmico e árabe.