CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Prof. André Luiz Fiquene de Brito
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Termoquímica 3 Lei de Hess Colégio Inedi - 25 anos Prof. Luiz Antônio.
Professor Luiz Antônio Tomaz
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,
Professor Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
TERMOQUÍMICA Profª Cristina Lorenski Ferreira
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Cinética Química Prof. Xuxu.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
CINÉTICA QUÍMICA Capítulo 14 Autores: Lucas Henrique
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
TERMOQUÍMICA É a parte da Química que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.
TERMOQUÍMICA .
Cinética Química.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CINÉTICA QUÍMICA.
Fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
VELOCIDADE DAS REAÇÕES
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES LÍQUIDAS
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Cinética Química.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA Vm= ∆│C│/∆t DEFINIÇÃO: VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Lei da Velocidade.
Professores: Betinha / Marcos
Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como:
Engenharia de Controle e Automação
Química Prof. Marcel Klug.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
Engenharia de Controle e Automação
TERMOQUÍMICA.
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Definições importantes
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Transcrição da apresentação:

CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem

Para que uma reação ocorra são necessários os seguintes fatores: Contato entre as moléculas reagentes Afinidade química entre as moléculas Geometria favorável no choque entre as moléculas ( choque frontal) Mínimo de energia necessária para rompimento de ligações e formação de novas ligações

A TEORIA DAS COLISÕES - condições: 1) A colisão deve ter geometria favorável 2) A colisão deve envolver energia adequada Colisão efeti- va. houve rea- ção Orientação não adequa- da. Não há rea- ção

O Complexo Ativado (C.A.) Ligação sendo formada H Cl H Cl H Cl + H Cl Produtos ligação sendo rompida Complexo Ativado Moléculas reagentes se chocando Muito energético e instável nova ligação se formando e ligação antiga se rompendo

Energia de Ativação - Eat O diagrama de Entalpia - Eat: é a quantidade, mínima, de energia necessária para que as molécu- las reagentes atinjam o Complexo Ativado H2(g) + Cl2(g) 2 HCl(g) H  0 CA H Energia de Ativação - Eat H2 + Cl2 Hr H 2 HCl Hp Caminho da reação

Fatores que influem na velocidade das reações: Qualquer fator que aumente o número de colisões efetivas terá como efeito um aumento da velocidade da reação. Os principais fatores são: Temperatura. A superfície de contato entre reagentes A concentração dos reagentes Os catalisadores

A influência da temperatura: Quanto maior a temperatura Maior o número de colisões efetivas Maior a velocidade da reação Um acréscimo da temperatura provoca um aumento da energia cinética média das moléculas. Como conseqüência, há um maior número de colisões efetivas e a velocidade da reação aumenta

Alguns Exemplos: Por que os alimentos cozinham mais rapidamente nas panelas de pressão ? O cozimento de alimentos envolve reações químicas e, portanto, será mais rápido quanto maior for a temperatura. Na panela de pressão, os alimentos cozinham mais rapidamente porque a temperatura é maior, chegando a cerca de 110o C . Obs.: Os alimentos são guardados em geladeira, pois o frio retarda os processos químicos envolvidos na decomposição dos alimentos.

Influência da concentração dos reagentes Mantida a temperatura constante, pode-se raciocinar da seguinte maneira: quanto maior a concentração dos reagentes, maior será o número de colisões efetivas, e maior será a velocidade da reação. Observe as colisões da bolinha azul com as bolinhas vermelhas.

Exemplos: Explique por que o cigarro é consumido mais rapidamente no momento em que se dá a tragada. Pois, no momento da tragada é maior a concentração de O2 no local da tragada. O fogo se espalha mais rapidamente na mata em dia de vento forte, pois o aumento da concentração de O2 , no local da combustão, aumenta a velocidade da reação.

A Lei da velocidade ou equação da velocidade: é a relação matemática entre a velocidade da reação e a concentração da reação. De maneira geral: aA + bB produtos V = K.[A]a. [B]b (Lei da velocidade) onde: K = constante de velocidade e só depende da temperatura. Obs.: os expoentes na equação são obtidos experimentalmente .

Alguns Exemplos H2(g) + Cl2(g) 2HCl(g) V = K.[H2].[Cl2] _____________________________________ H2(g) + 3N2(g) 2 NH3(g) V = K.[H2]1.[N2]3

Influência da superfície de contato Quanto maior a superfície de contato Mais fracionado estará o material Maior o número de colisões efetivas Maior a velocidade da reação . Em reações das quais participa um sólido, a velocidade será tanto maior quanto maior for a superfície de contato desse sólido.

Exemplo: Na digestão dos alimentos ocorre uma série de reações químicas. Explique, levando em conta a velocidade das reações químicas, por que é benéfico mastigar bem os alimentos. Pois, ao mastigar os alimentos, você tritura-os aumentando a superfície de contato e como conseqüência , aumentando a velocidade das reações, tornando a digestão mias rápida. Por que em uma churrasqueira é mais fácil acender carvão em pequenos pedaços? Pois, em pedaços menores é maior a superfície de contato e quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade das reações.

Efeito do Catalisador : sustância que diminui a Eat A água oxigena-da libera O2(g) lentamente.Se adicionarmos um pedaço de fígado de boi, aumenta-se consideravelmente a velocidade da reação. H2O2(l) H2O(l) + 1/2 O2(g)

Diagrama de entalpia

Nos automóveis o catalisador tem o papel fundamental de facilitar a conversão de gases poluentes como o monó- xido de carbono(CO), e óxido de nitrogênio (NO), em gás carbônico (CO2), nitrogênio(N2) e vapor de água.