AS PONTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
Advertisements

Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
Ferrovias Em 04 de outubro de 1880, o governo imperial autorizava a construção da companhia de estrada de ferro que ligaria São Carlos ao terminal da via.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA Curso de Mestrado em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais Análise sociológica da notícia Coimbra, Janeiro de 2007 Cláudio Pereira.
Castelo de almourol.
Castelo dos Mouros.
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Nasce uma cidade.
2ª LISTA DE EXERCÍCIOS Passarelas Públicas.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Centenário da República
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
Construíndo Pontes.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Catedral Metropolitana de Brasília
ENTRE AS NUVENS Para queles … que deixaram uma marca em minha vida.
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
Auto Estrada Paris - Barcelona
Trendshop e Safol A Trendshop e a Safol, parceiras nos processos de produção e comercialização de móveis de aço através de televendas e webcommerce, apresentam.
As Maravilhosas Pontes da China By : E. Cheong.
MONTAGEM DA TORRE EIFFEL
CORRIDA MALUCA.
Imagens virtuais do novo Centro Administrativo de Minas Gerais
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Palácio Dolmabahce Istambul.
Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração /05 /30.
Porto , ano em que foi publicado este álbum.
CONCURSO LER E SABER.
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
As lições do Professor Quinquinhas
A RIBEIRA DESCONHECIDA.
ESCÓCIA Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação.
De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração / 04 / 11.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Clica para continuar.
PORTO Ribeira.
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Os Portugueses no Brasil
Trigonometria 19/11/2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
A Expansão Portuguesa.
MAR MORTO.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
Engenharia 2005 © MILLAU VIADUC... Este é o Millau Viaduc e localiza-se no sul da França. Faz parte da auto-estrada A-75, que liga Paris a Barcelona.
Os engenhos calculadores
Progressão automática Vamos para um passeio pelo rio Douro que corta a cidade do Porto, em Portugal, pelo remanso das suas águas, tendo por companhia.
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
Ponte da Arrábida Gaia-Porto.
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
A torre Burj Khalifa em Dubai, inaugurada em 4 de janeiro de 2010 passa a ser atualmente o maior edifício do mundo.
França.
História da Cultura e das Artes
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Trabalho realizado por:
DA RESTAURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
A Estação de S. Bento, que serve principalmente a linha ferroviária do Douro, foi construída no local do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente.
Octávio Frias de Oliveira
As lições do Professor Quinquinhas. 4’ e 8,5’’ Porquê?
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
Ponte Gorge Royal Nomes Adnaan Yunus Ravat Orlando Steven Januario Aristides Richard Antonio Mirione Docente: Eng.Mucambe.
Auto Estrada Paris - Barcelona Foi construído o viaduto mais alto do mundo. Este viaduto faz parte da auto-estrada A75 que liga Paris a Barcelona. São.
Docente: Ilídio Sebastião
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

AS PONTES

VAMOS APRESENTAR-LHES UM TRABALHO SOBRE AS PONTES DO RIO DOURO. Bem-vindos VAMOS APRESENTAR-LHES UM TRABALHO SOBRE AS PONTES DO RIO DOURO. ESPEREMOS QUE GOSTE!

Construção da Ponte da Arrábida

Ponte da Arrábida A Ponte da Arrábida foi inaugurada em 1963, o início da sua construção foi em 1960.O encarregado de a projectar foi o Prof. Edgar Cardoso. A ponte permite a passagem de peões e veículos da cidade do Porto a Gaia. Esta ponte eleva-se a 70m do Rio Douro, tem 270m de comprimento e pesa 125000 toneladas.

Ponte das Barcas vista do rio

A Ponte das Barcas foi destruída na 2ª invasão francesa. A Ponte das Barcas situava-se no Cais da Ribeira. Esta ponte na altura era um índice de progresso. Com os avanços da tecnologia da construção por toda a Europa, em 1840, a ponte das Barcas já pôde ser vista pelos portuenses. Nesta época as pontes ficavam sustentadas por cabos estendidos entre as margens dos rios. A Ponte das Barcas foi destruída na 2ª invasão francesa.

Ponte Pênsil vista do Porto

Esta ponte entrou em 1843, e ao fim de alguns anos suspeitava-se de oxidação. Foi substituída pela Ponte D.Luís. A ponte era suspensa por 8 cabos (4 de cada lado) suportados por torres de pedra e ancorados na rocha das margens através de 32 amarras (16 em cada margem). Estava a 10 metros sobre o rio, tinha de comprimento 170,14 metros e de largura 6 metros, com passeios dos lados. A Ponte Pênsil foi construída porque a população necessitava de uma ponte que ligasse o Porto a Gaia, pelo crescente trânsito entre as duas cidades. Esta ponte construiu-se essencialmente para evitar o trânsito ribeirinho, uma vez que a Ponte das Barcas, construída sobre o Rio Douro dificultava este meio de transporte. O primeiro teste de carga da ponte pesava 106,770 kg sendo constituído por 103 pipas de água. A 12 de Outubro deu-se início o trabalho de demolição. Ponte Pênsil

Projecto da Ponte Pênsil

Ponte D. Luís vista da Ribeira

Ponte D. Luís Em 11 de Agosto de 1880 foi aberto o concurso para a nova ponte . Este foi ganho por Alexandre Gustave Eiffel. A 31 de Outubro de 1886 a nova Ponte, D. Luís, foi vista pelos habitantes do Porto. Nesta ponte foram utilizadas 3000 toneladas de ferro nos seus 368 metros de comprimento. Na ponte trabalharam 150 a 200 operários.

Entrada do Porto para Gaia Ponte D. Luís Entrada do Porto para Gaia Bilhete para a entrada da Ponte D. Luís

Projecto para a Ponte D. Luís

Pintura da construção da Ponte D. Luís

Ponte D. Maria Pia vista do Porto.

Ponte D. Maria Pia A Ponte D.Maria Pia foi mandada construir por Alexandre Gustave Eiffel em Janeiro de 1876. A Ponte ficou concluída em Outubro de 1877. Nesta ponte trabalharam 150 operários e utilizaram-se 1600 toneladas de ferro. A inauguração da Ponte D. Maria Pia foi a 4 de Novembro de 1877 e foi vista pelo Rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome. Em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de S. João, a Ponte D. Maria Pia foi desactivada.

Projecto para a D. Maria Pia Ponte D. Maria Pia Projecto para a D. Maria Pia

A primeira locomotiva a passar na Ponte D.Maria Pia

Construção da Ponte S.João

Esta ponte eleva-se a 60m do rio Douro e tem 180m de comprimento. Ponte S. João A ponte S. João foi inaugurada no dia 24 de Junho(dia de S.João) de 1991. O encarregado de a projectar foi Edgar Cardoso. Esta ponte substituiu a ponte D.Maria Pia, pois também é ferroviária e tem melhores condições. Esta ponte eleva-se a 60m do rio Douro e tem 180m de comprimento.

Ponte S. João vista de Gaia

Ponte Infante D. Henrique Imagem da futura Ponte Infante D.Henrique

Ponte Infante D. Henrique A ponte Infante D.Henrique, está a ser construída para escoar o trânsito de outras pontes para além que, o tabuleiro superior da ponte D.Luís vai ser utilizado para o metro do Porto. O vão do arco da nova ponte vai ser de 285m, o recorde mundial. Com isto, a cidade do Porto, é a cidade com maior número de pontes sobre um rio.

Ponte do Freixo vista de Gaia

Ponte do Freixo A Ponte do Freixo é uma ponte dupla pois é constituída por duas vigas separadas por 0.10m .Cada uma das vigas tem 18m de largura e duas faixas de trânsito rodoviário. Tem 8 vãos sendo o principal de 150m e para cada lado tem outros mais pequenos. O material usado é o betão armado e foi projectado pelo Prof. António Reis.

Projecto da Ponte do Freixo

Fim... Trabalho feito por: Filipa Abreu, Isabel Ramos, Filipe Carvalho, Filipe Príncipe Ferreira