IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Já que está instalado, por que não usar?
Advertisements

Curso de Introdução ao IPV6
Sistemas Operacionais
Módulo VI Endereçamento IPv6.
Ader Gomes LSI -Núcleo Wireless
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Como configurar uma rede doméstica usando o Windows XP
ProFTPd Um servidor FTP que se supera só pelo fato de precisar do repositório RPMForge para instalar o ProFTPd.
Scientific Linux O Sistema Linux muito parecido com RedHat e CentOS mas que é tão estável quanto.
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores A Camada de Rede.
Firewall Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
DNS Suporte - DI.
GERENCIAMENTO DE REDES
Dicas para configuração do Firefox
Servidor de Impressão Profº Marcio Funes.
Mobilidade na Internet
Modelos de Referência.
A grande rede mundial de computadores
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
Servidor HTTP (Apache)
REDES DE COMPUTADORES II
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu Rodrigo Almeida Costa.
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
Modelo de referência OSI
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Aula 9 - Camada de aplicação
Inicio. Mesmo que um novo projeto do protocolo IP não fosse iniciado a Internet continuaria funcionando, porém, ela teria muita dificuldade de crescer,
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Sistemas Operacionais
VPN (Virtual Private Network)
VPN VPN é uma conexão onde o acesso e a troca de dados somente é permitido a usuários e/ou redes que façam parte de uma comunidade de interesse, que ocorre.
Coluna Oracle iMasters nº 11 Instalação Oracle EE 8i Por Ricardo Batalhone Filho Consultor da Silicon Networks Colunista Oracle.
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Comunicação – Módulo 3
DEBIAN.
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Módulo 3 Implantação do IPv6.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
SQLite Banco de Dados II.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Termos – redes de computadores
FIREWALL.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
OpenVPN Para não precisar esticar um cabo de fibra óptica da matriz até a filial para conectar duas redes internas.
REDES DE COMPUTADORES II
Informática Industrial N8INF
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Jackson Eduardo da Silva
Terminal Server - licenciamento e gerenciamento do TS no Windows Server 2003 R2 Acesse remotamente o seu servidor de qualquer lugar do universo para administrar.
Squid com IPv TCP_MISS/200 CONNECT - DIRECT/2a03:2880:f005:101:face:b00c:0:1.
Fonte: Fonte:
Tutorial sobre licenciamento do Terminal Services no Windows Server área de trabalho remota Acesse remotamente o seu servidor de qualquer lugar.
Hospedando sites na ONION Uma forma de burlar a censura de uma só forma: abrindo site na onion.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
PASSO A PASSO PARA UMA VPN. Para testes de internet (verificação de bloqueios, Proxy, cachê, rotas) utilizamos este recurso que faz um tunelamento deixando.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Transcrição da apresentação:

IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling ...E o descaso com os endereços de IPv6 no Brasil por grande parte dos gestores de TI

O descaso com os endereços IP Atualmente, os endereços de IPv4 estão se esgotando, NO MUNDO TODO! Porém, em alguns países o IPv6 está sendo implementado num ritmo acelerado. No Brasil, os gestores de TI estão fazendo pouco caso do IPv6. grandes portais brasileiros já tem IPv6, só que o processo de implementação do IPv6 no Brasil está num ritmo muito lento quase parando. Provedores de acesso a internet que vão acabar sem endereço de IP no futuro não muito longe, não estão fazendo implementações do IPv6 na rede.

Implementação do IPv6 pelos gestores de TI e administradores de rede em geral Assim como as operadoras de acesso a internet estão fazendo pouco caso sobre o IPv6, gestores de TI e administradores de redes também estão fazendo pouco caso do IPv6. em muitas empresas, o IPv6 não é habilitado em quase nenhuma, eu disse NENHUMA máquina, sendo que os endereços de IPv4 estão se esgotando e ninguém está fazendo nada a respeito.

Esgotamento do IPv4 IPv4 está se esgotando no Brasil, e isso é fato. Desde 2010 não tem mais IPv4 para distribuir no IANA, que é o órgão gestor da internet, dos endereços e nomes. No Brasil, o IPv6 está muito longe ainda de ser implementado totalmente em 100% das máquinas com acesso a internet. Estudos mostram que a quantidade de dispositivos conectados a rede está aumentando, isso inclui: celulares, tablet, notebooks, netbooks e outros dispositivos, incluindo eletrodomésticos com acesso a internet. O IPv6 seria a solução para a falta de endereços na internet, ou seja, o IPv4 não está dando conta de manter todos os dispositivos com acesso a internet devido ao seu esgotamento.

Quando a água bate na bunda... Os irresponsáveis pela internet no Brasil não estão fazendo nada a respeito. Os IPs se esgotando no MUNDO TODO e o Brasil nada de se mexer. Vão acabar desconectados se nada for feito. Primeiro, começa pelas operadoras de acesso a internet que não estão fazendo nada para implementar o IPv6. Depois, os administradores de rede, não estão fazendo nada por que o provedor de acesso a internet não faz nada, os administradores de rede não estão fazendo nada pra tentar implementar o IPv6 nas redes. GENTE, É UM PROBLEMA GLOBAL! Não estão fazendo nada no BRASIL! Como diz o dito popular: “só se mexe quando a água está batendo na bunda” está na hora de se mexer!

Implementando IPv6: como e por onde começar? Ao comprar qualquer equipamento NOVO, pergunte ao vendedor se tem suporte ao IPv6. exemplo: vai comprar um modem, pergunte se o IPv6 pode ser habilitado no modem pra acesso a rede versão 6. Incomode seu provedor de acesso a internet. Ligue pelo menos uma vez por mês perguntando pela implementação do IPv6, e se você já pode testar o IPv6, e como está o andamento da implementação do IPv6. se você tiver IP fixo da operadora, link dedicado, melhor ainda, pois eles dão mais atenção a quem tem empresas. Estude como fazer endereçamento em IPv6. e se ainda está preocupado, use túnel Teredo para testar o IPv6. Os slides em preto é apenas para mostrar minha indignação com o descaso com IPv6, agora vamos seguir o tutorial. #VemPraRuaPeloIPv6 #NãoÉSóPorUmBarra24 #ARevoltaDoFE80::

Sobre: O Miredo é um software de tunelamento Teredo. Teredo é um mecanismo que permite conectividade IPv6 para hosts com endereços IPv4 mesmo que estejam conectados na Internet por meio de NAT. Esta técnica realiza o encapsulando datagrama IPv6 dentro de pacotes IPv4 utilizando UDP (User Datagram Protocol). Para estabelecer um túnel Teredo é preciso que uma estação de trabalho se conecte a um servidor Teredo que irá fornecer um endereço IPv6 e determinar qual o tipo de NAT que está sendo utilizado na conexão. Os endereços Teredo iniciam com o prefixo 2001:0::/32. Após definido o endereço IPv6 da estação de trabalho, o servidor Teredo estabelecerá uma conexão inicial com o host IPv6 de destino, este host manterá a conexão com a estação de trabalho de origem através de um Relay Teredo mais próximo.

Características técnicas: Instalação simples e fácil de fazer. Distros derivados do Ubuntu: apt-get install miredo distros Linux derivados do RedHat (Fedora, CentOS e RedHat Enterprise Linux) instalação do repositório RPMFORGE para sistemas CentOS e RedHat ou derivados. yum install miredo Fedora não necessita de repositório. Para executar o programa digite miredo no Terminal.

Finalizando... O Miredo é temporário, assim como os servidores Teredo. O Miredo serve apenas para testes, ou navegação simples na internet. Algumas redes sociais podem dar problemas ao serem acessadas via IPv6 por que o IP de túnel Teredo é compartilhado na internet. Assim como VPN e proxy público, não use Teredo para transações bancárias ou navegações que exigem segurança por parte de quem está acessando, pois o Teredo é apenas um teste.

Páginas de referências: http://www.test-ipv6.com testar conexões IPv6 IPv6.br | Portal sobre IPv6 do NIC.br http://ipv6.br para saber mais. Ti - Redes Compartilhando Conhecimento http://www.ti-redes.com/ipv6/tunel-teredo-linux instalação do miredo. CentOS 5 - Desabilitar IPv6 (IP Version 6) http://www.vivaolinux.com.br/dica/CentOS-5-Desabilitar-IPv6-(IP-Version-6)

Finalizando... Vamos ao conceito prático?