APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
P LANO DE E NSINO /E MENTA Ementa Programação visual baseada no paradigma de orientação a objetos, com conexão a banco de dados.
P LANO DE E NSINO /E MENTA Conteúdo Programático Tratamento de exceções AWT – Abstract Windowing Toolkit SWING – Criação de objetos – via código SWING – Utilização de objetos visualmente SWING – Tratamento de eventos JDBC – java.sql - Conexão com banco de dados Manipulação de dados com linguagem SQL Design Patterns – DAO (Data Access Object). MVC – Model View Controller Relatórios Introdução a aplicações Web
B IBLIOGRAFIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. 8ª ed. Ed. Pearson, Mecenas, Ivan, Java 6 – Fundamentos, Swing, BlueJ e JDBC, Alta Books, Rio de Janeiro, RJ, Gonçalves, Edson. DOMINANDO RELATÓRIOS JASPER COM IREPORT, Ciência Moderna, Rio de Janeiro, RJ,
FREQUÊNCIA Últimos 15 minutos de aula Realizar chamada Falta reprova!
AVALIAÇÕES Calendário NP1 (23/set – 27/set) NP2 (25/nov – 29/nov) Substitutivas (02/dez – 06/dez) Finais (09/dez – 13/dez)
AVALIAÇÕES NP1, NP2, substitutivas, final Estudar bibliografia Frequentar as aulas Provas não serão baseadas nos slides Exercícios Não possuem data marcada Uma questão (pergunta/problema) sobre as aulas anteriores ao exercício, sempre subjetiva, para resolver nos últimos 15 minutos de aula Estimular o aluno a estudar Apresentar solução na aula seguinte
AVALIAÇÕES Distribuição de pontos NP1 Prova6 pontos Exercícios3 pontos Listas e outros1 ponto NP2 Prova6 pontos Projeto4 pontos