Assembleia Regional 2011 LEMA: “Que todos juntos nos encontremos na mesma fé “(Ef. 4, 13) TEMA: “Peregrinando rumo ao Jubileu – Ano do Agir”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

A Pastoral Urbana no Documento de Aparecida e o MCC
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Escola Vivencial do GED Niteroi
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
A VOCAÇÃO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
JULGAR II - A PEDAGOGIA DE JESUS E A AÇÃO EVANGELIZADORA DO MCC.
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
Desafios e perspectivas
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Pastoral do batismo Formação para agentes
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Escola Vivencial do GED
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Fala com Autoridade.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Rio, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
Formação Catequética Catequista.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

ASSEMBLEIA REGIONAL do MCC 2011 A Pastoral Urbana no DAp A Pedagogia de Jesus

Assembleia Regional 2011 LEMA: “Que todos juntos nos encontremos na mesma fé “(Ef. 4, 13) TEMA: “Peregrinando rumo ao Jubileu – Ano do Agir”

Assembleia Regional 2011 Ano do AGIR: 1º - Conhecer a realidade para a ação 2º - Proporcionar o seguimento a Cristo AGIR – Terceira fase do Tríduo preparatório para o Jubileu de Ouro do MCC

Assembleia Regional 2011 Conhecer a realidade para a ação: A Sociedade em Estado de Mudança TRANSFORMAÇÕES Econômicas Sociais Políticas Culturais

Assembleia Regional 2011 As transformações: Tornam-se mais expressivas com a modernização Refletem na vivência religiosa

Assembleia Regional 2011 “Vivemos uma mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus; ‘aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes do último século... Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas.’” DAp 44

Assembleia Regional 2011 Somos Chamados a: Ser Fermento, Sal e Luz; Ser PROTAGONISTA na Igreja e na sociedade; Viver o Carisma do MCC Nos AMBIENTES MUNDO.

Assembleia Regional 2011 Diante das diversas transformações que estamos presenciando nos nosso s ambientes: - sociedade individualista; - mídia que nos estimula com ilusões, com realidades distantes do mundo; - desorientação espiritual ; - deficiência na vida coletiva (relações com os demais); - a busca do prazer (hedonismo), entre diversas outras situações desumanas que estamos vivenciando...

FERMENTAR DE EVANGELHO OS AMBIENTES Assembleia Regional 2011 Diante de todas essas situações que estamos vivenciando, QUAL O COMPROMISSO MISSIONÁRIO QUE O MCC VEM INSISTINDO PARA RESPONDER À CONVOCAÇÃO DE JESUS CRISTO QUE NOS ORDENOU “EVANGELIZAR ATÉ OS CONFINS DA TERRA” ? FERMENTAR DE EVANGELHO OS AMBIENTES

Assembleia Regional 2011 Assembleia Nacional de 2010 nos orienta a refletirmos e produzirmos propostas concretas – COMPROMISSO MISSIONÁRIO: 1. Formar comunidades de fé para transformação dos ambientes. 2. Priorizar os ambientes que mais precisam de transformação (Pré-cursilho). 3. Ampliar espaços para as pessoas relatarem experiências de Evangelização ambiental.

Assembleia Regional 2011 COMPROMISSO MISSIONÁRIO: 4. Inserir-se nas estruturas humanas já existentes na sociedade (Conselhos, Associações, Sindicatos, etc.). 5. Tornar o MCC mais conhecido, através da palavra e do testemunho. 6. Elaborar estratégias de Evangelização Urbana a partir da pedagogia de Jesus para uma ação transformadora na Cidade.

Assembleia Regional 2011 Para o Movimento de Cursilhos, que caminha para o Jubileu com o intuito de promover seu Relançamento, este é o momento de afirmar seu caráter peregrino criando um espírito missionário

Assembleia Regional 2011 Duas conclusões fundamentais da Assembléia Nacional 2010: Eixo: FORMAÇÃO INTEGRAL (“Oferecer formação integral – inteligência, coração, fé e maturidade na fé alinhada com as estratégias de evangelização urbana”) Eixo: COMPROMISSO MISSIONÁRIO (“Elaborar estratégias para evangelização urbana a partir da pedagogia de Jesus para uma ação transformadora nas cidades”).

Assembleia Regional 2011 Duas perguntas 1. Porque estudar a Pastoral Urbana numa Assembléia Nacional do MCC? 2. Que corrente pedagógica seguir para tornar mais eficaz para o homem e a mulher de hoje o anúncio da Boa Nova do Reino? Respostas – Iluminações 1. À luz do Documento de Aparecida 2. À luz do tema explanado, estudado e refletido durante a AN 2010

Assembleia Regional 2011 A Pastoral Urbana no Documento de Aparecida O contexto - Capítulo X do DAp (nºs 509-519). Na 3ª.Parte, A VIDA DE JESUS CRISTO PARA NOSSOS POVOS. Aplicação concreta de todo o DAp à realidade... Comunicar “a vida de Jesus Cristo aos nossos povos”. Aplicação do lema da Conferência de Aparecida: “Discípulos missionários de Jesus Cristo para que nEle nossos povos tenham vida”. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Assembleia Regional 2011 O texto A) Situa o cristão de hoje na grande cidade B) Analisa as realidades da Cidade, suas transformações, a convivência entre os diferentes níveis. C) Aborda a presença da Igreja na Cidades ao lembrar que “a Igreja em seu início se formou nas grandes cidades de seu tempo e se serviu delas para se propagar”.

Assembleia Regional 2011 D) Refere-se a “novas experiências” da Igreja como “renovação das paróquias, setorização, novos ministérios, novas associações, grupos, comunidades e movimentos” E) Menciona “atitudes de medo” em relação à pastoral urbana... F) Projeta um olhar de fé sobre as realidades da cidade, descobrindo nela a presença de Deus.

Assembleia Regional 2011 Algumas PROPOSTAS para uma “nova pastoral urbana” – nº 517 do DAp: Entre elas eis algumas mais importantes para o MCC: a) Responda aos grandes desafios da crescente urbanização. b) Seja capaz de atender às variadas e complexas categorias sociais, econômicas, políticas e culturais: pobres, classe média e elites. c) Desenvolva uma espiritualidade da gratidão, da misericórdia, da solidariedade fraterna, atitudes próprias de quem ama desinteressadamente e sem pedir recompensa.

Assembleia Regional 2011 d) Abra-se a novas experiências, estilos e linguagens que possam encarnar o Evangelho na cidade. f) Aposte mais intensamente na experiência de comunidades ambientais, integradas em nível supra- paroquial e diocesano. h) Difunda a Palavra de Deus, anuncie-a com alegria e ousadia e realize a formação dos leigos de tal modo que possam responder as grandes perguntas e aspirações de hoje e se inseriram nos diferentes ambientes, estruturas e centros de decisão da vida urbana.

Assembleia Regional 2011 Algumas RECOMENDAÇÕES para uma “nova pastoral urbana”( nº 518 do DAp): “Para que os habitantes dos centros urbanos e de suas periferias, cristãos  ou não cristãos possam encontrar em Cristo a plenitude de vida, sentimos a urgência de que os agentes de pastoral, enquanto discípulos e missionários se esforcem em desenvolver: a) Um estilo pastoral adequado à realidade urbana com atenção especial a linguagem, às estruturas e práticas pastorais assim como aos horários. b) Um plano de pastoral orgânico e articulado.”

Assembleia Regional 2011 d) Um processo de iniciação cristã e de formação permanente que retroalimente a fé dos discípulos do Senhor integrando o conhecimento, o sentimento e o comportamento; f) Uma atenção especializada aos leigos em suas diferentes categorias: profissionais, empresariais e trabalhadores; h) Estratégias para chegar aos lugares fechados das cidades como grandes aglomerados de casas, condomínios, prédios residenciais ou nas favelas;

Assembleia Regional 2011 i) Uma presença profética que saiba levantar a voz em relação a questões de valores e princípios do Reino de Deus, ainda que contradiga todas as opiniões, provoque ataques e se fique só no anúncio... j) Uma maior presença nos centros de decisão da cidade, tanto nas estruturas administrativas como nas organizações comunitárias, profissionais e de todo tipo de associação para velar pelo bem comum e promover os valores do Reino;

Assembleia Regional 2011 k) A formação e acompanhamento de leigos e leigas que, influindo nos centros de opinião, organizem-se entre si e possam ser assessores para toda a ação social; l) Uma pastoral que leve em consideração a beleza no anúncio da Palavra e nas diversas iniciativas, ajudando a descobrir a plena beleza que é Deus; n) Uma descentralização dos serviços eclesiais de modo que sejam muito mais os agentes de pastoral que se integrem a esta missão, levando em consideração as categorias profissionais.

Assembleia Regional 2011 O MCC e a Pastoral Urbana Descobrir os compromissos pastorais do MCC com as propostas e recomendações do DAp. já citadas acima “ad litteram”. Atentos para a definição do MCC, enfatizando o seu carisma e sublinhando sua ação evangelizadora nos níveis pessoal e eclesial: “O Movimento de Cursilhos é um movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a, visando a criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes”.

Assembleia Regional 2011 Tripla dimensão do carisma: pessoal (conversão, vivência do fundamental cristão) eclesial-evangelizadora (fermentar de Evangelho os ambientes). carisma missionário –que deve adaptar-se às realidades eclesiais e pastorais, tendo olhos abertos para ver “os sinais dos tempos” pelos quais Deus fala hoje, aqui e agora.

O MCC e a prática da “Pedagogia de Jesus” na sua ação evangelizadora Assembleia Regional 2011 O MCC e a prática da “Pedagogia de Jesus” na sua ação evangelizadora A Escola dos discípulos missionários: A ESCOLA DE JESUS METOLOGIA DA ESCOLA: Seguir a PEDAGOGIA DE JESUS.

Assembleia Regional 2011 Itinerário da pedagogia de Jesus com um ponto de partida e outros sete passos Ponto de partida - vai direto à missão de Jesus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova” (Mc 1,15).

Assembleia Regional 2011 No Pré-cursilho: seleção dos candidatos mais sensíveis à mensagem No Cursilho: que mudem sua mentalidade e que possam criar uma mentalidade de mudança: conversão sincera e radical No Pós-cursilho: trabalhar a formação integral... acompanhamento na volta à Casa do Pai... fermentação evangélica dos ambientes

Assembleia Regional 2011 Os sete passos da pedagogia de Jesus ( Mc 1, 16 - 39) 1. Congregar pessoas (Mc 1, 16-20) – formar grupo, criar comunidade, reunir pessoas... 2. Despertar a consciência (Mc 1, 27) – Jesus ensinava com quem tem autoridade / testemunho de vida... 3. Expulsar o mal (Mc 1, 21-26) – Jesus expulsa o mal, o pecado / conversão mais que pessoal, conversão comunitária...

Assembleia Regional 2011 Os sete passos da pedagogia de Jesus ( Mc 1, 16 - 39) 4. Restaurar e salvar a vida do povo para o serviço (Mc 1,29-31) – Jesus primeiro dá a vida, alivia o sofrimento. A pessoa curada trabalha para salvar a vida do povo / conscientização dos cidadãos quanto ao bem comum na Cidade. 5. Permanecer unido na oração (Mc 1, 13) – nas decisões de Jesus, Ele passava a noite em oração / necessidade de oração no mundo e sociedade contraditória e desafiante (hoje).

Assembleia Regional 2011 6. Manter a consciência da missão (Mc 1, 14-19) – Jesus escolhe os doze para continuidade à missão do anúncio do Reino / estrutura do MCC em comunhão com o Plano Pastoral da Diocese 7. Libertar e reintegrar os marginalizados (Mc 1, 40-43) – Jesus acolhe a todos com carinho, perdoa com misericórdia, promete o Reino aos pecadores / MCC ajudar outras organizações da Igreja para inserção de tantos excluídos nos caminhos da dignidade humana e no resgate de seus direitos fundamentais.

Assembleia Regional 2011 Tríduo para o Jubileu de Ouro do MCC – ano do AGIR

Assembleia Regional 2011 Compromissos assumidos na Assembleia Regional 2011 Quanto a EXPERIÊNCIA PESSOAL DE FÉ será vivenciar o seguimento de Jesus Cristo inseridos em pequenas comunidades. Quanto a VIVÊNCIA COMUNITÁRIA será formar grupos (pequenas comunidades) e buscar inserir os novos cursilhistas. Ser líderes comprometidos com a comunidade e com o movimento

Assembleia Regional 2011 Quanto a FORMAÇÃO BÍBLICO TEOLÓGICA devemos fomentar a atuação das escolas vivenciais intensificando estudo bíblico, social e doutrinal, formar novos mensageiros. Quanto ao COMPROMISSO MISSIONÁRIO devemos atuar individual e coletivamente à luz do evangelho nos ambientes que necessitam de transformação, denunciando tudo aquilo que se opõe ao Plano de Deus. Atuar em campanhas de combate à fome. Atuar firmemente na missão de evangelização buscando a recuperação e inclusão dos GEDs onde o MCC está “adormecido”.