O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Escola Vivencial do GED Niteroi
FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
PRÉ-CURSILHO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Assembleia Regional 2011 LEMA: “Que todos juntos nos encontremos na mesma fé “(Ef. 4, 13) TEMA: “Peregrinando rumo ao Jubileu – Ano do Agir”
CONSTRUINDO JUNTOS O CAMINHO DO NOSSO REGIONAL
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
JULGAR II - A PEDAGOGIA DE JESUS E A AÇÃO EVANGELIZADORA DO MCC.
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Missão Continental.
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Escola Vivencial do GED
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Um novo olhar para uma nova prática
COORDENADORES DE COMUNIDADE
MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EQUIPE CENTRAL ESTADUAL MARINGÁ - PR 84º CONSELHO ESTADUAL MARINGÁ 10 E 11 NOVEMBRO DE 2007.
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
PEQUENAS COMUNIDADES DE FÉ
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR 33º ASSEMBLEIA DO MCC REGIONAL NORDESTE 2 Campina Grande - Paraíba.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA

O método VJAAC Ver Julgar Agir Avaliar Celebrar

VER = fotografia fiel da realidade: Fatos, causas e consequências

JULGAR = analisar a realidade fotografada pelo VER: Discernir certo e errado Descobrir obstáculos ao certo à luz dos critérios do Evangelho e dos Documentos da Igreja

AGIR = planejar ação para solucionar os problemas promover a evangelização dos ambientes de acordo com os critérios do JULGAR: o que deve ser feito? quem é que vai fazer? quando é que vai ser feito? como vai ser feito (com que recursos)?

Para isso necessitamos de Formação Escola Vivencial

O Método e o Jubileu GEN, GER, GED Pesquisa Nacional & ação prática fotografia do MCC do Brasil; analisá-la à luz da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja; dar-lhe novo impulso a partir de uma ação concreta.

DEFINIÇÃO síntese do VER e do JULGAR ação transformadora, no pós-cursilho

Agir Cristão  inerente ao ser cristão Ser Sal, Fermento e Luz  conformar o mundo ao Projeto de Deus e aos valores do seu Reino. Converter-se  tornar-se discípulo missionário, anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, para conversão integral de todos os homens.

Ação Transformadora do Cristão Leigo imperativa e urgente clamor por justiça e respeito aos direitos humanos é muito grande. ação transformadora = ação evangelizadora.

PRÁTICA Perigos a evitar: Ativismo Assistencialismo. Ação-serviço

Opções pastorais: Ação transformadora  vai às causas, à raiz, questiona os sistemas; Igreja  opção preferencial pelos pobres e pelos jovens = prática de Jesus: todos são filhos de Deus; o Reino de justiça foi anunciado aos pobres.

Instrumentos Compromisso e conversão  vida toda conhecer o Reino  aprofundar conhecimento, aumentar convicção, facilitar vivência. ação evangelizadora no pós-cursilho: dimensão pessoal ou individual dimensão comunitária MCC oferece: Evangelho, NCA, AM

Escola Vivencial discipulado escuta da Palavra de Deus atenção aos sinais dos tempos sacramentos momentos fortes de convivência e aprendizado; mais um “clima” do que uma organização... partilha do pão, da palavra e da doutrina indispensável para que haja Movimento

Pequenas Comunidades de Fé (núcleos): núcleo = centro, cerne, semente, essência, parte principal; Ambiente  de ajuntamento de pessoas para comunidade; ambientais = desenvolver nos ambientes, constituídos por líderes insatisfeitos com a realidade. começar a partir de circunstâncias humanas e evoluir para atitudes cristãs, através da consciência crítica. método dos NCA = VJAAC

Assembléias mensais ou Ultréias Encontros mensais dos integrantes dos núcleos; Momento de partilha e convivência; Planejar presença nas realidades.

Reflexão revisão de conceitos e práticas olhar para dentro de nós mesmos olhar para dentro das estruturas do MCC perguntar: Onde estão essas comunidades? As que existem, estão sendo levadas a sério? Foram efetivamente assumidas pelos responsáveis do MCC?

Compromissos das AN, AR, AD – são cumpridos? Algumas causas: Impossível executar muitas tarefas de uma vez; Faltam orientações práticas para a ação evangelizadora; Planejar um AGIR para que outros executem...

Faltam: Compromisso; convicção de que evangelizar é essencial para o discípulo missionário; DAp  compromisso de transformação da realidade segundo Jesus nos ensina.

‘marcar passo’, ‘dar voltas no mesmo lugar’ o AGIR CRISTÃO, o AGIR do MCC, o AGIR do CURSILHISTA não pode e não deve cingir-se à boa vontade, às boas intenções ou a bons propósitos. AGIR sem COMPROMISSO = ‘marcar passo’, ‘dar voltas no mesmo lugar’

Compromisso Missionário levar sério ‘evangelizar até os confins da terra’ ‘fermentar de Evangelho os ambientes’ missão de batizados em nosso continente e em nosso país (DAp)

Formar comunidades de fé para a transformação dos ambientes. Reflitam e produzam propostas concretas sobre o compromisso missionário da AN de 2010: Formar comunidades de fé para a transformação dos ambientes. Priorizar os ambiente que mais necessitam de transformação (pré-cursilho).

Reflitam e produzam propostas concretas sobre o compromisso missionário da AN de 2010: Ampliar espaços para as pessoas relatarem Experiências de Evangelização ambiental (Revista Alavanca, Assembléias, etc.).

Reflitam e produzam propostas concretas sobre o compromisso missionário da AN de 2010: Inserir-se nas estruturas humanas já existentes na sociedade (Conselhos, Associações, Sindicatos, etc.) para nelas atuar a modo de fermento. Tornar o MCC mais conhecido, através da palavra e do testemunho.

Reflitam e produzam propostas concretas sobre o compromisso missionário da AN de 2010: Elaborar estratégias para a Evangelização Urbana a partir da pedagogia de Jesus para uma ação transformadora nas cidades.