UML - Unified Modeling Language

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGRAMA DE COLABORAÇÃO
Advertisements

Modelagem de Estados.
UML Diagramas de Seqüência
Análise de Casos de Uso.
Interação entre objetos
Software Básico Silvio Fernandes
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Diagramas de Seqüência
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Linguagens de Modelagem para SMA
Diagrama de Sequência.
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Arquivos Seqüenciais Inhaúma Neves Ferraz
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Projeto de Software Orientado a Objetos
Diagrama de Seqüência.
Auditoria de Segurança da Informação
Análise e Projeto de Sistemas
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
Modelagem de Interações
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Classes e objetos Modelagem
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Estados.
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Diagramas de Seqüência
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
UML - Unified Modeling Language
Como controlar o caixa Supermercados.
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Diagramas de Sequência e Comunicação
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Entendendo as definições de classe
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Professor Mário Dantas
Diagrama de Atividades
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Análise e Projeto de Sistemas
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Técnicas e Projeto de Sistemas
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
Marcio de Carvalho Victorino
Simone Sawasaki Tanaka
Compras – Planejamento de Estoque
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Profª Lucélia Oliveira
Laboratório de Programação
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Análise e Projeto de Sistemas
Diagrama de Sequência. Definição: Usado em UML(Unified Modeling Language). Mostra como as mensagens entre os objetos são trocadas no decorrer do tempo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Análise de Sistemas II 2010/01 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
Diagrama de Colaboração
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Transcrição da apresentação:

UML - Unified Modeling Language Haroldo Máximo haroldo@engenhariadigital.com.br http://www.haroldo.com.br

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência Diagrama de seqüência representa como o sistema age internamente para que um ator atinja seu objetivo na realização de um caso de uso. Documenta os aspectos dinâmicos do sistema; Representam mensagens trocadas entre objetos para a execução de cenários dos casos de uso do sistema. Mostra a interação entre os objetos tendo em vista a seqüência das mensagens no tempo;

Diagrama de Seqüência A modelagem de um sistema OO normalmente contém diversos diagramas de seqüência. Ressalta a ordem cronológica das mensagens. Diagrama de seqüência: mensagens enviadas no decorrer do tempo.

Mensagens O princípio básico da interação entre objetos é o conceito de Mensagem. Um sistema OO pode ser visto como uma rede de objetos. Funcionalidades são realizadas pelos objetos, que só podem interagir através do envio de mensagens.

Mensagens Uma mensagem representa a requisição de um objeto remetente a um objeto receptor para que este último execute alguma operação definida para sua classe. Essa mensagem deve conter informação suficiente para que a operação do objeto receptor possa ser executada.

Mensagens versus Responsabilidades O fato de um objeto “precisar de ajuda” indica a necessidade de este enviar mensagens. Na construção de diagramas de interação, mensagens de um objeto a outro implicam em operações que classes devem ter. Uma mensagem implica na existência de uma operação no objeto receptor. A resposta do objeto receptor ao recebimento de uma mensagem é a execução da operação correspondente.

Mensagens versus Responsabilidades

Tipos de Mensagens Mensagem síncrona ( ) Mensagem assíncrona ( ) É aquela em que o objeto remetente espera que o objeto receptor processe a mensagem antes de recomeçar o seu processamento, ou seja, o remetente fica bloqueado até que o receptor termine de atender a requisição. Mensagem assíncrona ( ) É aquela na qual o objeto remetente não espera a resposta para prosseguir com o seu processamento.

Tipos de Mensagens Mensagem reflexiva (self) Mensagem de retorno ( ) É aquela enviada de um objeto para ele mesmo solicitando a execução de uma operação definida em sua própria classe. Mensagem de retorno ( ) Indica o final da execução de uma operação (retorno do fluxo de controle)

Tipos de Mensagens

expressão-seqüência recorrência: v := operação(parâmetros) Sintaxe das Mensagens A especificação para o rótulo de uma mensagem deve seguir a seguinte sintaxe: Onde expressão-seqüência serve para eliminar ambigüidades acerca de quando a mensagem foi enviada em relação às demais. Onde o termo recorrência pode ser uma condição ou um repetição (iteração): Onde v é uma variável que armazena o valor de retorno da operação. O único termo obrigatório corresponde à operação. expressão-seqüência recorrência: v := operação(parâmetros) ‘[’ cláusula-condição ‘]’ e ‘*’ ‘[’ cláusula-iteração ‘]’

Sintaxe das Mensagens *[para cada f em F] desenhar() *[enquanto x>0] transformar(x) [senha é válida] abrirJanelaPrincipal() 1: adicionarItem(item) 3 [a > b]: trocar(a, b) 2 *: desenhar() 2 *[i := 1..10]: desenhar(i) 1.2.1: x := selecionar(e)

Retorno:=operação(param) Sintaxe das Mensagens Seq Condição de Guarda (cláusula-condição) Iteração (cláusula-iteração) Retorno:=operação(param) *[para cada f em F] desenhar() *[enquanto x>0] transformar(x) [senha é válida] abrirJanelaPrincipal() 1 adicionarItem(item) 3 [a > b] trocar(a, b) 2 * * [i := 1..10] desenhar(i) 1.2.1 x := selecionar(e)

Objetivos do Diagrama de Seqüência Obter informações adicionais para completar e aprimorar outros modelos (principalmente o modelo de classes) Quais as operações de uma classe? Quais os objetos participantes da realização de um caso de uso (ou cenário deste)? Para cada operação, qual a sua assinatura? Uma classe precisa de mais atributos? Fornecer aos programadores uma visão detalhada dos objetos e mensagens envolvidos na realização dos casos de uso.

Elementos Básicos Assim como os outros diagramas da UML, o diagrama de seqüência possui um conjunto de elementos gráficos. Elementos básicos: Atores Objetos Classes Mensagens Criação de objetos Destruição de objetos

Elementos Básicos Objetos são representados em um diagrama de seqüência utilizando-se a mesma notação gráfica do diagrama de objetos. Pode-se representar objetos anônimos ou objetos nomeados, dependendo da situação. Classes também podem ser representadas. Para o caso de mensagens enviadas para a classe em vez de ser enviada para um objeto.

Representação dos Elementos Representação de Objetos e Classes vendas Nome de um dado Objeto Nome de Objeto e Classe Objeto nomeado vendas : Departamento Objeto Anônimo da Classe Departamento : Departamento Departamento Classe Departamento

Representação dos Elementos Representação de Objetos e Classes Nomeado: recebe um nome e necessita ser referenciado posteriormente. maria : Cliente Anônimo: não recebe um nome específico : Cliente Às vezes, uma mensagem é enviada para uma classe. Nesse caso, a operação a ser executada é uma operação de classe (estática).

Diagrama de Seqüência Mostra, baseado em um cenário: Objetos e classes envolvidos; A seqüência de mensagens (simbolizadas por setas) trocadas pelos objetos, necessárias para desenvolver a funcionalidade do cenário.

Diagrama de Seqüência Mostra alguma coisa que acontecerá em um ponto específico da execução do sistema; Consiste em um número de objetos mostrado em linhas verticais; O decorrer do tempo é visualizado observando-se o diagrama no sentido vertical de cima para baixo.

Diagrama de Seqüência Os objetos participantes da interação são organizados na horizontal. Abaixo de cada objeto existe uma linha, chamada de linha de vida. Um retângulo na linha da vida representa o seu foco de controle que indica a duração da ação realizada pelo objeto.

Diagrama de Seqüência O topo do retângulo indica o início da execução da operação solicitada pela mensagem recebida e a base inferior do retângulo marca o fim da execução da operação. As mensagens entre objetos são representadas com linhas horizontais rotuladas partindo da linha de vida do objeto remetente e chegando a linha de vida do objeto receptor.

O diagrama de seqüência exibe uma visão dinâmica do sistema. A posição vertical das mensagens permite deduzir a ordem na qual elas são enviadas. Ordem de envio de mensagens em um diagrama de seqüência pode ser deduzida a partir das expressões de seqüência. Criação e destruição de objetos podem ser representadas. O diagrama de seqüência exibe uma visão dinâmica do sistema.

Forma Geral do Diagrama de Seqüência

Forma Geral do Diagrama de Seqüência

Diagrama de Casos de Uso – Sistema Bancário Caso de Uso – Criar Cliente

Especificação do Caso de Uso Criar Cliente Fluxo Principal 1. O usuário solicita o cadastro de cliente. 2. O sistema apresenta o formulário para preenchimento. 3. O usuário entra com as informações necessárias do cliente no sistema e submete. 4. O sistema valida o cadastro do cliente. (FE01) (FE02) 5. O sistema armazena os dados do cliente. 6. O sistema cria uma conta em nome do cliente 7. O sistema notifica o usuário sobre o cadastro e o caso de uso termina. Fluxos de Exceção FE01 - Usuário cadastrado 1. Se o cliente já estiver cadastrado, uma mensagem será exibida e o caso de uso termina. FE02 - Dados incompletos 1. Se os dados estiverem incompletos, o sistema exibe uma mensagem para que o usuário forneça as informações completas e o caso de uso retorna ao passo 3 do fluxo principal.

Diagrama de Seqüência – Criar Cliente

Diagrama de Seqüência – Realizar Submissão